@damourax
Vou copiar aqui a "orelha" do livro que é escrita pelo próprio autor.
" Todos nós conhecemos profissionais brilhantes com uma carreira fantástica em que tudo parece sempre dar certo e as pessoas à volta morrem de inveja. Mas todos nós também conhecemos outro tipo de profissional (infelizmente, a esmagadora maioria) que parece empacado na vida. O mundo é assim, uns vencem, outros fracassam. É uma questão de sorte! Mas será que é isso mesmo?
A proposta deste livro é não contar apenas com a sorte. É incentivar os profissionais de qualquer área a ativar os mecanismos de alavancagem, reposicionamento e gerenciamento eficaz de sua própria marca. Chamamos isso de Personal Branding, ou seja: você controla a gestão de sua marca.
Neste livro você encontrará propostas objetivas para administrar e potencializar sua imagem de marca pessoal, ampliar seu valor no mercado e construir aquilo que é mais sagrado no mundo das marcas: reputação. Também encontrará ferramentas, técnicas, dicas e sugestões para que você se repense, se reimagine, se reinvente e se aproxime mais dos seus sonhos profissionais."
Agora uma parte do livro que achei bem interessante:
O Poder dos Objetivos
Se vovê não tem objetivos nem metas, não tem nada!
" A imagem do sucesso tem mais valor do que o sucesso tangível. "
Diga sem pestanejar: quais são seus objetivos para este ano? Vamos! Rápido, sem pestanejar! Vamos lá! Pelo menos três. Concretos, rápido! Não! Não vale dizer que quer ser feliz. Todos nós queremos ser felizes.
Exercite um pouco a imaginação. Se você ivesse, hipoteticamente, o poder de decidir o que quer conquistar e se isso fosse conseguido agora, num estalar de dedos, o que queria? Fama? Fortuna? Reconhecimento? Reputação? Quanto é uma fortuna para você? Dobrar o salário? Triplicar?
É a fama que você quer? Quanto de fama lhe basta? Isso representa um cargo novo? Uma promoção? Uma nova empresa? O seu próprio negócio? Em que setor você quer brilhar? Como quer ser reconhecido? O que é reconhecimento para você?
Você não tem isso muito claro na mente, neste momento? Precisa de um tempo para pensar? E para os próximos cinco anos? E para a próxima década?
Você consegue visualizar onde quer estar e o que gostaria de fazer daqui a dez anos? Não?
Como assim, não?
Achei massa esses questionamentos que realmente nos fazem pensar. E ele linka muito bem o teórico do branding/marketing para o seu aspecto pessoal. Até agora ta valendo a pena a leitura.
(nossa, escrevi bagarai)
@isaac
Então Isaac, toda minha formação escolar sempre foi baseada muito ná construção social do indivíduo. Estudei durante 11 anos de minha vida em um colégio jesuíta e apesar de ter uma excelente aprovação nas melhores faculdades daqui do estado o foco do colégio é formar cidadãos. Por isso sempre tive oportunidade de desenvolver essa minha visão social. Estudei práxis, dialética e outros conceitos já no 1º ano do ensino médio. Já tive matéria de sociologia, filosofia e para mim que tenho interesse na área de humanas desde pequeno, sempre era a oportunidade de eu ficar na frente dos insuportaveis nerds da sala.
A EAUFBA (Escola de Administração da UFBA) tem uma base social muito boa, é uma das melhores universidades do Brasil nesse sentido e aqui posso desenvolver mais esse meu lado (apesar de não ser o meu foco, nem um pouco, foco minha carreira para o mercado). A questão que eu fiquei empacado era a base econômica pra ler o livro, já peguei duas matérias de economia com excelentes professores mas ainda assim achava que era pouco.
De fato eu tentei ler O Capital e fiquei MUITO perdido. Toda hora eu parava, anotava, mas não dava. Depois pesquisado eu descobri que existem duas traduções principais do livro. Paul Singer e Regis Barbosa, o primeiro é de fácil entendimento, o segundo, muito filosófico. O FDP do professor que me indicou me indicou justamente o Barbosa, eu iria iniciar nesse momento a versão do Singer, sacou? Mas preferi deixar pra depois mesmo, depois que estabelecer o macrotema da minha monografia. Se for voltada pra economia acho que animo pra ler.
Me empolgo quando vou falar do que eu realmente gosto que é a minha profissão. Graças a Deus!
E você isaac? Já leu O Capital?
Abraços