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Pqp.. Olha o q vcs estão discutindo. Mesmo qnd concordam, dão um jeito de discordar.
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Eh por isso que eu falo que fica dificil discutir Brasil isoladamente. De qualquer forma, fiquei curioso e achei isso no trip advisor:
Isso seria ilegal, nao? Se sim, ta la operando ha anos e ninguem nunca reclamou. Provavelmente pq o volume eh pequeno e nao atrapalha ninguem.The second type of taxi in Rio are private cars. These are typically associated with hotels. They usually do not have identifying markings or a light on top. As they are associated with hotels, the door man will ask whether you would like to use them. The door man will say they are safer and more comfortable than a regular yellow taxi off the street. However, these cars do not operate from a taxi meter but just quote a price for the journey. It is advisable to negotiate (or at least request) the price before starting out, however. As the drivers of private cars are not regulated or controlled by a meter, they can quote whatever price they think is reasonable or that they can get. A good deal would usually be about R$5 more than what a yellow taxi would cost by meter.
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Picinin forçou a barra pra dizer que o uber = taxi.
Usar da suposição que são iguais pq ambos rodam a cidade atrás de clientes e por isso são iguais.
Primeiro que não é padrão taxi rodar procurando passageiro, aqui por exemplo isso não acontece, taxi fica no ponto esperando ser abordado no próprio ponto ou pelo telefone, radio e etc...
Ele justifica o transporte executivo por ser um carro de frete, mas o uber faz a mesma coisa. Vc entra em contato com uma empresa que irá te mandar um carro pra fazer o frete. Não existe o carro na praça por isso que não é público. São coisas sutis que fazem toda a diferença. Só o fato do Uber não ser um carro de praça ou seja depender de uma intermediação pra ser contratado já o torna em não publico.
taxi = mulher
uber = travesti
não é pq se parece mulher, anda como mulher, se comporta como mulher que o travesti é mulher, não é mulher por causa de uma sutil diferença.
E todo taxi pode ser uber, mas um uber nunca poderá ser taxi (a principio)
da mesma forma que uma mulher pode virar travesti (por exemplo de homem)
mas um travesti a principio nunca será mulher já que não ainda não se consegue mudar cromossomos.
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@ekalil
Uma das coisas mais legais desse tópico é você usar um fórum em português, criado por brasileiros, e usado quase 100% por brasileiros, a maioria morando no Brasil, e não querer discutir a perspectiva do Brasil mas sim de San Francisco.
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Eu nao quero discutir a perspectiva de San Francisco po. Pra mim a discussao eh sobre o modelo.
Mesmo se a gente focar em Brasil, a realidade muda completamente de uma cidade pra outra. Em SP e Rio tem taxi circulando o tempo todo, mta gente usando, mercado grande e demanda maior que oferta.
Em Itu tem uns 3 taxistas na praca (se eh que ainda tem) e quem pega taxi eh uma velhinha que quer visitar a irma. Nao tem problema nenhum de demanda e provavelmente nunca vai ter Uber, pq o mercado eh minusculo.
Em cidades medias o uso de taxi fica no meio termo. Nao eh algo corriqueiro como em grandes centros, mas o mercado existe, apesar de nao ser grande. Nao deve ter um grande gap entre demanda e oferta e o Uber talvez entre nessas cidades em algum momento.
Por tudo isso, acho sem sentido ficar discutindo baseado na localizacao e acho mto mais produtivo falar sobre o modelo em si. E, se for pra falar sobre cidades especificas, temos que usar mercados de taxi grandes e, preferencialmente, onde o Uber se estabeleceu ha mais tempo.
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Com todo respeito, mas a conversa tá entrando em loop e voltando ao nível 1. Você acha que hoje o serviço do Uber é melhor que o de táxi e que portanto o Uber deve ser liberado. Aí nós vamos mostrar que o buraco é mais embaixo, que isso é um serviço de utilidade pública, que ao liberar total você tá liberando o tio da van, etc.
E não faz o menor sentido tirar os apps de táxi da equação. Ele existem e estão aí fazendo a mesma coisa que o Uber só que de forma legal (TODAS as vezes que eu usei aqui em BH o táxi não demorou nem 10 minutos, fizesse chuva ou sol, de manhã ou de madrugada). É claro que existe uma diferença gritante entre pegar um táxi no dedão ou por aplicativo, mas essa não é uma vantagem exclusiva do Uber.
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@ekalil
sobre o modelo, eu sou a favor de não ter restrição de licenças. Mas, IMO, a precificação deve continuar como está porque se trata de um serviço de utilidade e interesse público.
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