Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
So como curiosidade, eu fiquei conversando com o cara do Uber ontem e perguntando que tipo de teste ele teve que fazer pra entrar. Segundo ele, fez um background check, tem carteira especial pra ser motorista comercial e o carro passou por inspecao. Nao da pra saber se eh tudo verdade ou se ele fala isso pq o Uber manda ou mesmo pra passar uma imagem de que a parada eh seria.
Fora isso, ele contou um pouco de como era a vida dele antes, quando era motorista de taxi normal (talvez por isso ele tenha a tal carteira especial, sei la se o Uber ia pedir ou nao). Ele trabalhava em turnos de 12 horas, nao podia ser mais nem menos que isso e pagava aluguel para o dono do taxi, como a maioria faz. Disse que mtas vezes o carro nao estava nas melhores condicoes e ele pedia pra fazer alguma manutencao ou pra usar outro veiculo e que o dono/gerente da parada era escroto com ele e falava algo tipo: "Ta aqui a chave, vai querer pegar ou nao? Se nao quiser tem alguem que pegue."
Disse que ele ta fazendo +- a mesma grana que fazia no geral (colocando na conta o custo do carro dele vs pagar aluguel e tudo mais), mas a principal vantagem eh que ele tem flexibilidade pra trabalhar mais ou menos tempo e o carro eh dele (era um lease, mas ele pode usar pra fins particulares, obvio).
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Acho que eu não entendi bem o que você quis dizer. Se eu pego um Uber e o cara que ta dividindo comigo é um serial killer, eu devo ser responsabilizado pela minha escolha de ter pego aquele Uber? Ou você diz em relação ao cara que cometeu o suposto delito? Se sim, eu acho que o individuo deve se responsabilizado. Mas não é sempre que isso é possível né.
Mas eu reconheço que é MUITO difícil responsabilizar o Uber em um caso desse. Não da pra checar todo mundo que usa o aplicativo. Nesse caso não sei o que seria melhor não, acho até que nem seria correto responsabilizar a empresa.. Imo é tipo você vai no banco, o banco é assaltado e você toma um tiro.. Não tem como responsabilizar o banco.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Achei que ia fazer algum comentario adicional depois que expliquei melhor, mas blz. A regulamentacao tem que ser a mesma, claro.
O que eu acho mais legal no Uber (esquece a empresa, o lucro e tudo mais) eh a experiencia. Ontem, por exemplo, o motorista me explicou que ia pegar um outro cara no lugar X, falei que blz. Vc acompanha no mapa do seu cel o trajeto todo que ele pretende fazer, onde vc ta, qto tempo vai demorar pra chegar (isso deve ter no easytaxi tb, nao sei).
Ai entra um cara totalmente random no carro, fui trocando ideia com ele, ele era Jamaicano, trabalha na American Express, me falou o que fazia la (que tem a ver com o meu trabalho). Ou seja, eh uma experiencia absurdamente melhor que pegar um taxi comum (pelo menos aqui), onde o motorista nao fala com vc, dirige agressivamente pq nao eh avaliado por isso, fica o tempo todo com um fone de ouvido falando com alguem na lingua dele (e ainda custa mais caro).
Em praticamente todas as vezes que usei o Uber (deve ter sido perto de 50), o motorista sempre fez questao de me tratar bem. Alguns mais simpaticos, outros mais serios e cordiais, mas nunca passou perto de ser o taxista padrao de saco cheio com a vida (imagino que isso seja merito do sistema de avaliacao). Eh claro que ja peguei taxistas mto simpaticos tb, mas a regra nao eh essa.
To so descrevendo a experiencia da parada mesmo. Eh logico que isso nao invalida toda a discussao infinita sobre regulamentacao e nao eh so pq a parada funciona bem que tem que automaticamente ser legalizada. Mas a partir do momento que vc usa o Uber com frequencia, eh bem facil virar fanboy do negocio. Pelo menos por enquanto, eh uma interacao mto mais humana do que o servico de taxi convencional.
Ah, um detalhe que tinha esquecido. O cara que rachou o taxi comigo era negro e falou que perdeu a conta das vezes de taxis que estavam livres e nao pararam pra pegar ele, provavelmente por racismo (isso acontece no Brasil tb). Perguntei pra ele se isso nao acontecia no Uber (ja que o cara pode negar a corrida e fica ate mais facil) e ele disse que nao. Disse que so uma vez um motorista cancelou a corrida pq o preco tava pra mudar (demanda tinha aumentado) e o cara deve ter preferido esperar pra ganhar mais. De qualquer forma, vc pode avaliar o cara nesses casos (nao tenho ctz, to indo pelo que ele falou) e dar a nota minima.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.