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Tópico: Senna é o maior de todos os tempos

  1. #441
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    bueno me inclua fora dessa, tudo que postei aqui sobre F1 eu tento explicar ao máximo pra deixar as pessoas tomarem suas proprias decisões, mas sempre tento descrever da forma mais fundamentada possível.

    @flush79 acho que a questão da alienação da globo quem está certo é o @lagostinha pois acho que essa situação gera muito hater.
    Alem disso não da pra considerar que Schumacher, Hakinnen, Alonso e companhia assistiam o galvão.


    Bom a questão de você dizer que Senna vs Prost, Piquet, Mansell etc.. ser uma competição close, eu não acho, pois em questão de pilotagem ele mostrou varias vezes superioridade tremenda em cima destes pilotos, colocando volta em cima com mesmo carro, vencendo com carro consideravelmente inferior, destruindo 1,5seg em uma volta com o mesmo carro, etc...


    O Prost ter o apelido de ''Professor'' não era relativo a pilotagem dele, e sim ao conhecimento técnico tremendo para desenvolvimento de carro. Como eu disse lá atrás, o Ayrton era bom acertando o carro, porem o Prost foi o melhor de todos os tempos neste aspecto, assim como na questão de desenvolvimento de carro e testes, onde o Prost era insuperável grande parte do conhecimento do Senna nesta areá, ele aprendeu com o Prost.


    A questão de pilotagem na chuva não é exatamente um ''dom'' o que aconteceu é que na primeira corrida dele de kart ainda na chuva ele passou uma puta vergonha, e isso de certa forma parece ter traumatizado ele na época e como o Senna tinha este temperamento teimoso o que ele fez foi o seguinte, toda vez que ameaçava chover ele corria pro kartódromo pra andar, e andava exaustivamente horas na chuva, fez isto por anos a fio, até criar esse feeling incrível do grip que ele criou, tem sua parte de talento, mas acredito que a parte de dedicação e experiencia foram mais significativas pras habilidades dele na chuva.


    Vou sitar aqui alguns dos feitos do Ayrton que realmente demonstravam a superioridade dele em relação aos demais, e quanto o limite dele era maior.

    Em 1983 com 23 anos de idade, o primeiro contato com um formula 1, um williams, acho que em Donington também, ele fez uma sessão de testes de 83 voltas, com pneu duro e configurações do carro setadas pro Rosberg, mesmo assim ele fez o teste, baixou o tempo deste carro na pista em 1 segundo, e deu 20 voltas consecutivas a baixo do antigo recorde do carro, isso é um feito incontestável, que não tem uma outra explicação a não ser o edge dele mesmo.

    Monaco 84 já contratado pela Tolleman, a corrida naquele ano atrasou devido a quantidade de chuva mas mesmo assim acabou largando, com ele em 13º, Senna com um carro ruim, andou muito ocupando segundo lugar 1 min atras do Prost, a chuva voltou em em 10 voltas ele diminuiu esse 1 minuto para 7 segundos, e a corrida acabou devido ao mimimi do Prost + Dennis. Feito incontestável também, apesar de alguns haters soltarem a falinha que a tolleman era boa na chuva, ela ainda assim não era nem perto de ser uma Mclaren ou Williams.

    Classificação Monaco 88, tirar 1,5 segundos na ultima volta da classificação em cima do Prost com o mesmo carro, na corrida humilhar o Prost mostrando sua superioridade absurda (o próprio Prost declarou que se sentiu humilhado). Mas infelizmente ele estava com tanta sede de humilhar os outros que bateu sozinho.

    Monaco denovo 1992, segurar o psicopata do Mansell com um carro andando muito mais forte que o dele até o final da corrida, concentração e técnica absurda, mesmo monaco sendo uma pista horrível de ultrapassar, o carro do Mansell era muito mais rápido, com pneus novos e o Mansell era extremamente agressivo.


    Brasil 1991, muita gente acha que ele ganhou só com a sexta marcha, mas não foi isso, o carro dele teve um problema no qual as marchas mudavam mas não permaneciam engatadas, apenas a sexta permanecia, com isso ele teve que pilotar passando as marchas normalmente, porem ele tinha que pilotar com uma mão e manter a alavanca de marcha na posição da respectiva marcha que deveria ser usada naquela hora com a outra, por isso mesmo tendo o preparo físico muito bom ele quase morreu de cansado nesta corrida, o fato de ser canhoto ajudou ele, mas não chegando nem perto de desconsiderar um feito incrível e possivelmente inigualável.

    Posso sitar mais feitos demostrando o talento de forma real, posso sitar os do Schumacher também se alguém quiser.



    A sim só pra terminar de esclarecer com fatos ali o que aconteceu no japão em 1990, foi o seguinte, somou-se a richa pessoal de Senna e Prost, a manobra do Prost em 1989 e a desclassificação do ayrton depois daquela vitoria com isso a perda do campeonato, e em 90 no briefing pré corrida o Ballestre concordando com se não me engano o piquet, falando que se esse ano alguém fizesse a mesma manobra que senna fez no ano anterior, essa manobra seria tomada como correta e o piloto não seria desclassificado, MAIS o fato do Senna fazer a pole e o pole ''sempre'' deve largar do lado limpo e emborachado da pista, mas naquela prova rolou a estranha decisão do Senna(pole) largar do lado sujo, e o Prost(segundo) largar do lado limpo, até por isso se vê a facilidade que o Prost pula na frente na largada, com acumulo de todos esses fatores ele foi lá e bateu no Prost.

    Só pra deixar claro na minha opinião mesmo com todos esses motivos eu acho que o que ele fez foi errado, pois tinha condições de sobra pra ganhar a corrida de forma normal.
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  2. #442
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    mas mano, se ele era foda pq nao ganhava no braco?? isso so mostra q os numeros dele nao sao tao reais assim, pode por no minimo umas 10 vitorias q o companheiro abriu p ele passar, mais 10 onde a ferrari errou nos boxes x o companheiro... e por ai vai

    nao eh por esses motivos q ele nao eh o kra, continuo afirmando q p mim ele eh o 2o da historia, na frente do fangio msm(pq nao vi o fangio nao tem como eu falar nd dele), mas esses fatos so provam o q eu sempre falei "schumacher eh overrated", imo ele foi o melhor da epoca e da historia(tirando o senna) mas a carreira dele(numeros) nao eh tao sick assim qto galera pensa, eh so isso

    meio q rola um endeusamento do shumi devido aos numeros assim como com o senna devido a globo, e ambos tao errados imo, nem os numeros do shumi sao tao reais nem o senna eh tao deus qto a globo o fez
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  3. #443
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    Perguntas honestas:

    Vc acha legal o cara cogitar se retirar naquele ano só pq não tinha um carro competitivo?

    Qual o sentido do cara focar no desenvolvimento do carro em 93 e mudar pra equipe rival em 94?
    a real é que ética não é uma coisa mto comum entre pilotos parece, prost, mansel, schummacher, senna e outros tem história de catrupio.

    o senna mesmo nessa época ai falava do barnard q era um maluco q desenvolvia carro, disse q ia pra ferrari se contratassem o cara, contrataram e ele não foi.

    acho q medir habilidade por o q a gente considera ético é furada.
    Mas nem é tanto pea ética. A primeira pergunta é pq me parece um cara mimado. Todo piloto teve que correr com carros não competitivos ao longo da carreira.

    A 2a é pq não faz sentido mesmo. E dado que a Mclaren em 94 não tava boa, podemos assumir que o desenvolvimento do carro em 93 foi um fracasso?

    Não assim, no meu ponto de vista ele não assinar 93, é pq ele como todos sabem era um cara extremamente competitivo, como ele mesmo declarou ele não nasceu pra chegar em segundo, terceiro, quarto, pra ele correr pra chegar nestes lugares não era ser um piloto de corrida, no seu ponto de vista é mimo, no meu pra um tri campeão deve ser dificil aceitar andar de ''carroça''.

    Quanto ao desenvolvimento, não foi um fracasso, o fato foi que em 94 toda eletrônica foi ''banida'' da F1, e tudo que o carro tinha de desenvolvimento feito de 92 para 93 foi na parte de eletrônica, o resto do carro era uma merda como eu disse antes.
    Os carros entre 91 e 93 se não em engano tinha até as suspensões eletrônicas, chamadas suspensões ativas, coisa que acredito que nunca mais tenha voltado pra nenhuma categoria do automobilismo.
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  4. #444
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    junior, vc eh sick, seus posts sao mto fodas, mas pqp, me tilta mto pq sao mto longos haha, faca 3 posts menores ao inves d 1 grande q nao da tanta preguica de ler
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  5. #445
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    e sim, a culpa disso td eh da globo, eu qdo vi o neymar a 1a vez pensei "mlk joga bem, pena q eh franguinho e n guenta o tranco" depois ele ficou famoso e tenho ate raiva dele.. e pra piorar tenho mais raiva por ter comido a gostosa la de 17 anos q engravidou e eu morrendo na punheta pras fotos dela, isso eh mais tiltante ainda
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  6. #446
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    Citação Postado originalmente por lagostinha Ver Post
    o schummi foi mais mimo ainda, td tinha q ser como ele qria, tds tinham q deixar ele ultrapassar pois era o 1o piloto, o melhor carro era pra ele, porra tem uma kcetada de mimo q o schummi tinha... eh so ver q qdo ele nao teve mais regalias levou couro do rosberg lol, mas eu ate entendo q ele ficou 3 anos fora e ja tava meio velho, logo isso atrapalha o rendimento dele.. mas q nao foi nem close x o companheiro de equipe nao foi msm
    Só completar aqui o que você falou com meu ponto de vista, na questão do Schumi ter tudo do jeito que queria, na real acho que isso não rolou tanto pelo poder e potencial dele, mas sim por toda a equipe que se manteve desde o inicio do Schummi na formula 1, no meu ponto de vista o Schumacher era muito mais funcionário e dependente do Ross Brown, do que o Brown dependia do Schumacher.
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  7. #447
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    Citação Postado originalmente por lagostinha Ver Post
    junior, vc eh sick, seus posts sao mto fodas, mas pqp, me tilta mto pq sao mto longos haha, faca 3 posts menores ao inves d 1 grande q nao da tanta preguica de ler
    Po eu também fico agoniado com o tamanho das paradas que escrevo, mas é que não consigo resumir, é muito informação

    Mas vou tentar fazer post menores, fica menos chato da galera ler.
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  8. #448
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    porra vc quer mais mimo q um cara vetar outro na equipe?
    Ele vetou especificamente o senna por causa dos problemas que teve na Mclaren. São situações diferentes imo.

    Btw, o senna tb escolhia os companheiros de equipe.
    perai, muita calma nessa hora.
    essa historia do piquet vetar o senna eh falsa. o reginaldo leme falou isso num linha de chegadas comemorativos 40 anos de carreira dele essa semana. ele falou q o piquet falou pra ele (regi) q ELE (piquet), indicou o senna para ir ser companheiro dele (piquet). o piquet mesmo falou q estava praticamente certo, isso antes de sair a noticia q o senna nao iria, mas q NUNCA HOUVE veto do piquet ao senna.

    sobre etica, outro fato q lembrei do senna: fazer uma volta a 200km/h dentro do pit lane de monaco foi NO MINIMO irresponsavel. isso pra dizer o minimo.
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  9. #449
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    Tava falando do prost
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  10. #450
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    o schummi foi mais mimo ainda, td tinha q ser como ele qria, tds tinham q deixar ele ultrapassar pois era o 1o piloto, o melhor carro era pra ele, porra tem uma kcetada de mimo q o schummi tinha... eh so ver q qdo ele nao teve mais regalias levou couro do rosberg lol, mas eu ate entendo q ele ficou 3 anos fora e ja tava meio velho, logo isso atrapalha o rendimento dele.. mas q nao foi nem close x o companheiro de equipe nao foi msm
    Só completar aqui o que você falou com meu ponto de vista, na questão do Schumi ter tudo do jeito que queria, na real acho que isso não rolou tanto pelo poder e potencial dele, mas sim por toda a equipe que se manteve desde o inicio do Schummi na formula 1, no meu ponto de vista o Schumacher era muito mais funcionário e dependente do Ross Brown, do que o Brown dependia do Schumacher.
    Pra mim isso é mais uma qualidade dele. Eu acho que o senna era mais gênio que o Schumacher, mas gênio no bom e mau sentido. Era gênio por ser talentoso, mas era gênio tb no sentido de ter temperamento forte, de ser mais impulsivo, talvez menos profissional.

    Aquela corrida de monaco pra mim é um exemplo claro disso. Porra, o cara ownou hard todo mundo e conseguiu bater sozinho simplesmente por ego.

    Essa característica dele conta como positivo pra vcs, mas pra mim conta como negativo, talvez seja essa a diferença.

    Eu dou mto valor pra racionalidade e talvez por isso curta mauis um estilo mais sóbrio de schumacher, prost, alonso.

    Pra mim essa papinha de não tô aqui pra ser 2o lugar é uma puta babaquice.
    Última edição por ekalil; 23-11-2012 às 20:23.
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