bueno me inclua fora dessa, tudo que postei aqui sobre F1 eu tento explicar ao máximo pra deixar as pessoas tomarem suas proprias decisões, mas sempre tento descrever da forma mais fundamentada possível.
@flush79 acho que a questão da alienação da globo quem está certo é o @lagostinha pois acho que essa situação gera muito hater.
Alem disso não da pra considerar que Schumacher, Hakinnen, Alonso e companhia assistiam o galvão.
Bom a questão de você dizer que Senna vs Prost, Piquet, Mansell etc.. ser uma competição close, eu não acho, pois em questão de pilotagem ele mostrou varias vezes superioridade tremenda em cima destes pilotos, colocando volta em cima com mesmo carro, vencendo com carro consideravelmente inferior, destruindo 1,5seg em uma volta com o mesmo carro, etc...
O Prost ter o apelido de ''Professor'' não era relativo a pilotagem dele, e sim ao conhecimento técnico tremendo para desenvolvimento de carro. Como eu disse lá atrás, o Ayrton era bom acertando o carro, porem o Prost foi o melhor de todos os tempos neste aspecto, assim como na questão de desenvolvimento de carro e testes, onde o Prost era insuperável grande parte do conhecimento do Senna nesta areá, ele aprendeu com o Prost.
A questão de pilotagem na chuva não é exatamente um ''dom'' o que aconteceu é que na primeira corrida dele de kart ainda na chuva ele passou uma puta vergonha, e isso de certa forma parece ter traumatizado ele na época e como o Senna tinha este temperamento teimoso o que ele fez foi o seguinte, toda vez que ameaçava chover ele corria pro kartódromo pra andar, e andava exaustivamente horas na chuva, fez isto por anos a fio, até criar esse feeling incrível do grip que ele criou, tem sua parte de talento, mas acredito que a parte de dedicação e experiencia foram mais significativas pras habilidades dele na chuva.
Vou sitar aqui alguns dos feitos do Ayrton que realmente demonstravam a superioridade dele em relação aos demais, e quanto o limite dele era maior.
Em 1983 com 23 anos de idade, o primeiro contato com um formula 1, um williams, acho que em Donington também, ele fez uma sessão de testes de 83 voltas, com pneu duro e configurações do carro setadas pro Rosberg, mesmo assim ele fez o teste, baixou o tempo deste carro na pista em 1 segundo, e deu 20 voltas consecutivas a baixo do antigo recorde do carro, isso é um feito incontestável, que não tem uma outra explicação a não ser o edge dele mesmo.
Monaco 84 já contratado pela Tolleman, a corrida naquele ano atrasou devido a quantidade de chuva mas mesmo assim acabou largando, com ele em 13º, Senna com um carro ruim, andou muito ocupando segundo lugar 1 min atras do Prost, a chuva voltou em em 10 voltas ele diminuiu esse 1 minuto para 7 segundos, e a corrida acabou devido ao mimimi do Prost + Dennis. Feito incontestável também, apesar de alguns haters soltarem a falinha que a tolleman era boa na chuva, ela ainda assim não era nem perto de ser uma Mclaren ou Williams.
Classificação Monaco 88, tirar 1,5 segundos na ultima volta da classificação em cima do Prost com o mesmo carro, na corrida humilhar o Prost mostrando sua superioridade absurda (o próprio Prost declarou que se sentiu humilhado). Mas infelizmente ele estava com tanta sede de humilhar os outros que bateu sozinho.
Monaco denovo 1992, segurar o psicopata do Mansell com um carro andando muito mais forte que o dele até o final da corrida, concentração e técnica absurda, mesmo monaco sendo uma pista horrível de ultrapassar, o carro do Mansell era muito mais rápido, com pneus novos e o Mansell era extremamente agressivo.
Brasil 1991, muita gente acha que ele ganhou só com a sexta marcha, mas não foi isso, o carro dele teve um problema no qual as marchas mudavam mas não permaneciam engatadas, apenas a sexta permanecia, com isso ele teve que pilotar passando as marchas normalmente, porem ele tinha que pilotar com uma mão e manter a alavanca de marcha na posição da respectiva marcha que deveria ser usada naquela hora com a outra, por isso mesmo tendo o preparo físico muito bom ele quase morreu de cansado nesta corrida, o fato de ser canhoto ajudou ele, mas não chegando nem perto de desconsiderar um feito incrível e possivelmente inigualável.
Posso sitar mais feitos demostrando o talento de forma real, posso sitar os do Schumacher também se alguém quiser.
A sim só pra terminar de esclarecer com fatos ali o que aconteceu no japão em 1990, foi o seguinte, somou-se a richa pessoal de Senna e Prost, a manobra do Prost em 1989 e a desclassificação do ayrton depois daquela vitoria com isso a perda do campeonato, e em 90 no briefing pré corrida o Ballestre concordando com se não me engano o piquet, falando que se esse ano alguém fizesse a mesma manobra que senna fez no ano anterior, essa manobra seria tomada como correta e o piloto não seria desclassificado, MAIS o fato do Senna fazer a pole e o pole ''sempre'' deve largar do lado limpo e emborachado da pista, mas naquela prova rolou a estranha decisão do Senna(pole) largar do lado sujo, e o Prost(segundo) largar do lado limpo, até por isso se vê a facilidade que o Prost pula na frente na largada, com acumulo de todos esses fatores ele foi lá e bateu no Prost.
Só pra deixar claro na minha opinião mesmo com todos esses motivos eu acho que o que ele fez foi errado, pois tinha condições de sobra pra ganhar a corrida de forma normal.