Vou relatar aqui uma situação clássica no cash game de omaha hi-lo, modalidade que tem sido a minha principal atualmente.
Vou relatar aqui uma situação clássica no cash game de omaha hi-lo, modalidade que tem sido a minha principal atualmente.
O detalhe é que esta é uma mão jogada alguns anos atrás quando estava iniciando minha aventura nessa modalidade e fui o “Hero” da mão onde cometi um grande erro, mas deixei essa mão salva, pois foi uma lição e tanto aprendida por mim na época, e eu uso ela desde então como parte do meu coach.Diria que é uma das mais difíceis para quem está migrando do Texas Holdem.
PokerStars, $0.10/$0.25 Pot Limit Omaha H/L Cash, 6 Players
SB: $28.43 (113.7 bb)
Hero (BB): $53.89 (215.6 bb)
Preflop: Hero is BB with K A A 4
4 folds, SB completes, Hero raises to $0.75, SB calls $0.50
Flop: ($1.50) 5 7 A (2 players)
SB checks, Hero bets $1.43, SB raises to $5.72, Hero raises to $18.59, SB raises to $27.68 and is all-in, Hero calls $9.09
Turn: ($56.86) Q (2 players, 1 is all-in)
River: ($56.86) 2 (2 players, 1 is all-in)
Results: $56.86 pot
Final Board: 5 7 A Q 2
SB showed 4 2 7 3 and won $54.86
Hero showed K A A 4 and lost
O flop traz a trinca máxima para o HERO, porém sem low e apenas uma pedida de runner-runner fraca para o pote low… e aí começa a complicação neste mão!!
Como os stack efetivos estão enormes, com certeza não é um pote onde o HERO pode se sentir muito confortável, a dúvida aqui seria entre um possível bet/fold (Sim por incrível que pareça) ou dar check atrás no flop para controlar o tamanho pot (provavelmente a melhor linha).
Mas como assim foldar o nuts no flop??? Sim, bem-vindos ao Omaha hi-lo! =) Sem uma chance muito grande de concorrer ao pote low e estar sujeito a ser ” freerolled” ou seja, ter chance de ganhar APENAS metade do pote (POT HI), ainda correndo o risco de perder essa metade caso o vilão tenha realmente a mão formada (com 2 e 3) de low e acerte algum draw runner-runner como flush ou seguidas principalmente para superar a trinca e ganhando assim também o pot Hi (“SCOOP the POT”).
O erro principal da mão foi não ter observado o SPR (stack to pot ratio) que está próximo a 20, (27.68/1.5=18.45), que se trata da relação entre o stack efetivo na mão e o valor do pot, o que é muito DEEP!!!
Então jamais seria envolvido num spot realmente lucrativo onde, por exemplo, o vilão tivesse apenas alguma trinca menor, sem uma mão de low formada…
Ou seja, quando uma aposta não é paga por mãos piores você a está transformando-a num blefe onde não extrairá valor positivo no longo prazo.
A mão pelo ponto de vista da vilão é bem padrão como foi jogado ele tem: par+ nut low (com redraw de low nuts) draws de seguida (múltiplas brocas)+ runner-runner flush, ainda mais tendo a possibilidade razoável de estar enfrentando AAxx a mão do vilão se torna ainda mais lucrativa pelo fato de estar nesse caso ”freerolando” como já explicado acima.
Essa mão demonstra como é perigoso a super valorização do AAxx no omaha hi-lo e mesmo trincado de A, sua mão ainda não tem um grande valor quando não pode concorrer de forma igualmente forte a metade do pote para o low! É claro, trata-se da influência que o mais tradicional Texas Toldem exerce em nossos subconscientes onde uma trinca é SEMPRE uma mão fortíssima!
Após o flop a equidade na mão é :
Hand Pot equity Scoops Wins Hi Ties Hi Wins Lo
AAK4 30.42% 358,897 5,847 0 6,501
2347 69.58% 235,256 5,847 593,499 6,501
Ou seja, provando matematicamente também que sem dúvidas o erro na mão foi do HERO que diríamos se empolgou demais com a trinca máxima!! =)
Então, fica a dica o jogo NUTS no flop, nem sempre é suficiente para jogos de Omaha e Omaha hi-lo.
Contato para coach, dúvidas e sugestões podem ser enviadas pelo email: [email protected] ou pelo twitter: www.twitter.com/eduardo_marra