O que Fortnite e Poker têm em comum?

Por: 01/11/2018

Conheça as similaridades entre o Fortnite e poker e entenda como as habilidades em um jogo podem ajudar a vencer no outro

poker vs fortniteSe você não esteve com a cabeça em Marte durante o último ano e meio, provavelmente já ouviu falar de Fortnite.

Assim como no passado recente com o Pokemon Go ou Angry Birds (sim, o tempo passa), Fortnite viralizou rapidamente. Quase todo mundo já presenciou ao vivo a dancinha tradicional do jogo (“floss and dab”), e até a dança do Carlton do The Fresh Prince of Bel-Air’s reapareceu por aí. Fortnite está por toda parte, e é realmente muito divertido.

Deixando de lado um pouco os memes, se você está familiarizado com o conceito do jogo, sabe que o Fortnite é um jogo no estilo ‘battle royale’, no qual cerca de 100 jogadores são largados em uma ilha com nada menos que um machado e a própria coragem. Antes que as nuvens negras invadam o mapa, os jogadores têm de procurar casas, armazéns e afins em busca de armas e suprimentos, pra poder eliminar seus adversários e tornar-se o último homem vivo no jogo.

Fortnite e poker são dois jogos que envolvem muito de estratégia e sorte, mas quais as demais semelhanças entre os eles? Bem, vamos chegar mais perto de cada um e entender o que nosso jogo favorito tem a ver com a febre dos videogames?

Torneios: Fortnite e Poker

No nível básico, a estrutura de jogo do Fortnite espelha a grande maioria dos torneios de poker. No mesmo formato de “o vencedor leva tudo”, há também uma sinergia na tática tanto em uma partida de Fortnite e poker nos MTTs. A recompensa que você ganha quando elimina um oponente no Fortnite, também é similar aos torneios com bounty, cuja busca muitas vezes você pode reconhecer em algumas situações complicadas.

A “tempestade” também tem muito a ver com os blinds de um torneio de poker. Apesar de ambos te perseguirem como um ex-namorado chato, esses carrascos são fundamentais na condução da emoção em ambos os jogos. Sem eles, nenhum dos dois jogos funcionaria. Não haveria incentivo a correr riscos, e jogadores apenas esperariam os oponentes cometerem algum erro e perder.

Tanto os blinds quanto a tempestade evitam essa passividade, porque nenhum dos dois deixa os jogadores se esconderem. Você tem que seguir a ação, ajustar o jogo e lutar. Isso força os jogadores a colidirem, e mesmo que sua capacidade de lidar com os jogadores muito fortes possa variar, acho que tão equivocado quanto ficar sempre esperando por ases é ficar esperando oponentes embaixo da luz em plena Tilted Towers.

Assim como um torneio de poker, Fortnite é sobre sobrevivência. A chave para ambos é ter proatividade suficiente e sensibilidade pra escolher corretamente suas batalhas.

Habilidade é a chave

poker fortniteUma das razões porque o Fortnite é o maior sucesso entre os jogos de battle royale é o conceito de construção. Fortnite te permite construir rampas, muros, pirâmides, tetos, castelos, e na verdade qualquer estrutura que você possa imaginar. As batalhar não são apenas sobre ter a melhor mira e a arma mais destrutiva, mas de superar seus oponentes também nas construções e habilidades.

Assim como no poker, as estratégias podem variar de complexidade e praticidade, com cada uma oferecendo pontos fortes e fracos. Um jogador que constrói algo muito alto está tão vulnerável quanto quem c-beta demais. As guerras de construção são pura estratégia, podendo envolver tanto construir um teto para bloquear um ataque aéreo quanto armar uma cilada pra alguém embaixo de uma escada. Por isso é preciso habilidade e atitude pra ajustar-se apropriadamente ao seu oponente. É divertido observar suas habilidades serem recompensadas, e vencer uma batalha de construções no Fortnite é tão bom quanto vencer qualquer batalha das mesas de poker.

Grandes forças: Fortnite e poker

A Golden Scar é o par de ases do Fortnite. Com elas na mão, você vai se sentir um Popeye com espinafre, ou um Super Mario com estrela. Você sairá da maioria das batalhas com a vitória, mas se você se preocupar demais com ela, usando-a em demasia, seu jogo pode tomar um rumo tão catastrófico quanto dar all in em todos os pares de ases que você receber no poker, ou supervalorizar seus ases diante de um river perigoso.

Na verdade, já que a grande força do jogo já te dá uma boa margem de vantagem diante dos demais adversários, é difícil cometer um erro absurdo com eles nas mãos. Porém, se você quer maximizar seu sucesso, precisa aprender a a usá-los corretamente. Assim como nas mesas de poker, é importante usar a ferramenta adequada pra necessidade do trabalho, e essa é mais uma das áreas em que suas habilidades farão toda a diferença.

O ritmo do jogo

Nós já abordamos aqui o impacto que as tempestades do Fortnite têm na progressão do jogo, mas as tempestades também podem ser usadas pra perceber como seus adversários se comportam. As tempestades podem ser bem variáveis, mas já que o jogo te dá muitas informações sobre quando elas estão vindo, é possível usar as tempestades pra calcular onde seus oponentes podem estar se dirigindo – e os jogadores espertos adequam sua posição a essa movimentação.

Cada um tem um método, com alguns jogadores evitando os lugares mais procurados, e outros querem se aproveitar e descarregar suas armas na primeira oportunidade. Em ambos os casos, ler o momento e prever os movimentos dos adversários é uma condição também importante pra entender a dinâmica do poker, ou então prever como as pessoas se comportam em uma bad beat ou com o aumento dos blinds nas mesas.

O fator sorte

As similaridades mais comuns entre os Fortnite e poker envolvem também a sorte. Quando falamos de sorte no poker, podemos lembrar por exemplo a maré incrível da reta recente de Justin Bonomo; mas como vamos nos sair diante de um all in, ou o quão boas são as mãos que recebemos no jogo, também podem ser consideradas variantes menos notáveis de sorte.

Outros fatores como a nossa posição ou contra quem temos que jogar mãos muito fortes também são bons exemplos.

No Fortnite, porém, a sorte é menos óbvia. Claro, a qualidade da arma que você encontra é fácil de comparar com as mãos que você recebe na mesa de poker – já que ambas têm valor e estão fora do seu controle – mas há outras variações de sorte no Fortnite.

Um bom exemplo seria como qualidade dos jogadores que entram na batalha funciona da mesma forma que um lobby de torneio ou a distribuição dos lugares na mesa. Outros exemplos que podem ser notados é a colocação inicial dos jogadores ou como as tempestades te forçam a se mover no mapa, o que pode causar as mesmas vantagens e desvantagens de quando você está fora de posição na mesa de poker.

Muitas coisas nas nossas vidas são produto de sorte. E se tem uma coisa que ambos os jogos podem provar, é que a vida é muito melhor quando você tem mais sorte. Nem Fortnite nem o poker são apenas jogos de sorte, nem são somente sobre testar a si mesmo, ou desfrutar da guerra mental que vem com a tentativa de enganar outro ser humano.

Certamente estes são fatores que fazem estes jogos tão interessantes, apesar deles, no fundo, serem principalmente uma fonte de diversão – e é por isso que as pessoas amam tanto jogar, e é por isso que, afinal, falamos tanto deles aqui.

 

Curta a página do MaisEV no Facebook e siga-nos no Twitter

 

CONFIRA OS MELHORES LIVROS DE ESTRATÉGIA PARA TORNEIOS DE POKER

Danilo Telles

Danilo Telles

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.
Danilo Telles

Veja mais:

Salas de Poker