As melhores lições do poker para a vida

Por: 06/11/2019

Membros do Fórum MaisEV compartilham os aprendizados e lições que levaram do poker para a vida

lições do poker para a vidaMuito se fala sobre as lições do poker para o mundo dos negócios, bolsa de valores, esportes e afins. Mas, e em nível pessoal, o que cada um de nós trouxe do poker para a vida?

Esta foi a pergunta feita no Fórum MaisEV pelo usuário RRetired, que questionou os outros jogadores sobre o que aprenderam com o poker e apresentou os maiores ensinamentos que teve com o jogo.

Os conceitos de EV (Valor Esperado), ROI (retorno sobre investimento) e longo prazo com certeza estão entre as coisas mais importantes que eu aprendi com o poker. Eu sei que esses não são conceitos que tiveram sua origem no poker, mas foi estudando poker que eu tive contato com eles pela primeira vez. Percebo que eu, assim como muitos jogadores e ex-jogadores tem muito mais facilidade de conseguir visualizar e colocar em prática esses conceitos do que alguém que nunca jogou. Ao longo de anos jogando, eu tive que tomar decisões em que o EV, ROI e longo prazo eram fundamentais por milhões de vezes e graças a isso hoje em dia eu tenho muita facilidade em tomar decisões.

Aprendi que a disciplina, constância e estratégia podem muitas vezes superar a técnica e o talento. Eu nunca fui um jogador muito técnico e muito menos talentoso, mas sempre fui vencedor no poker graças a essas 3 habilidades que desenvolvi, sempre joguei dentro do meu bankroll e nunca estive perto de quebrar, sempre me mantendo no jogo que meu dinheiro me permitia jogar, buscando jogar com regularidade e estratégias que me permitiam maximizar meus ganhos compensando minha falta de técnica e talento. Isso é uma coisa que eu aprendi jogando e que até hoje eu lembro e uso quando quero aprender algo ou ficar bom em alguma coisa, eu sempre me lembro de que jogadores muito mais talentosos que eu viviam quebrados enquanto eu consegui me sustentar com o jogo por vários anos.

Outra coisa que aprendi de muito valor é que “falar” depois quase sempre te dá vantagem. Todos nós sabemos a importância das posições na mesa, quem fala por último sempre tem vantagem na mão e na vida isso se aplica muito bem, seja em uma conversa, numa discussão ou em uma negociação, sempre que possível, ouça primeiro e depois fale, deixe o outro contar a vida antes de você contar a sua, deixe o outro expor seus argumentos antes do seu, deixe o outro fazer a proposta antes de dar o preço, ou deixe o outro dar o preço antes de fazer a proposta. Isso pra mim é uma coisa tão óbvia hoje em dia graças ao poker.”

Certamente, o conceito de Valor Esperado foi o mais citado em resposta ao tópico de RRetired, como disse o usuário marcnirvana:

Aprendi esses conceitos no poker e sempre tento relacionar eles com algo na vida. Sempre me faço a pergunta: Isso será +EV no longo prazo?”

O jogador MAXPRO também citou o EV: “o que posso citar como aprendizado é pensar em avaliar o EV de várias e várias situações a curto/médio/longo prazo. É algo que todos deveriam ter como aprendizado na vida, e o poker ajuda muito nisso.Ficar avaliando coisas que envolvam números, como preço das coisas (também cai na teoria do EV) se tornou algo bem comum.”

Outro conceito bastante comum aos jogadores de poker mas que muitas vezes é despercebido para quem não joga é o que chamamos de não se orientar pelos resultados, como disse o usuário Giraudo.

“Não ser results oriented. Tomar as decisões corretas com base nas informações que você tem na hora e entender que as decisões corretas vão te trazer resultados positivos no longo prazo. E não ficar remoendo quando o resultado for negativo, se a decisão foi correta é o que importa.”

Já para “wenow”, o poker foi importante para ensiná-lo sobre disciplina, dedicação e mentalidade.

“Quando comecei a jogar aos 18 anos eu era quebrado, minha família não tinha carro, apenas um lote e a medida que fui evoluindo, acertei US$8,9k no The Big $22, comprei um carro e gastei uma boa parte do dinheiro pra começar a construir, o que fez empolgar a família e logo logo conseguimos construir.

Ou seja, aprendi a me achar bom logo cedo, meu ego aumentou, comecei a aumentar meu padrão de vida em relação a festas (o que atrapalhou depois). Mas quem conhece o poker sabe que esse estilo de vida não dura muito se não tiver disciplina e dedicação, então comecei a querer mais resultados e melhorei nesse quesito também.

Aprendi que não existe “a melhor profissão que você deve seguir”, que é obrigatório ir por esse ou outro caminho pra ser bem sucedido. Qualquer oportunidade que você queira cair de cabeça dará certo se colocar a energia necessária nela.

Auto controle, auto conhecimento, você aprende a lidar com bad beats no jogo, e quer algo mais parecido com a vida do que se ferrar vezes e vezes e continuar se levantando pra encarar novamente?”

Todo mundo que já jogou ou joga em alto nível no poker aprende todos os dias algo que leva pra vida, e isso torna essa experiência única. E você, o que aprendeu com o poker?

Danilo Telles

Danilo Telles

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.
Danilo Telles

Veja mais:

Salas de Poker