Como Adaptar Sua Estratégia em Torneios de Poker Com Antes

Por: 11/05/2018

Veja como você pode ajustar sua estratégia em várias posições de torneios de poker quando os antes entram em jogo

poker anteVocê abre aproximadamente o mesmo range em cada posição, independente dos antes? Se for assim, você está cometendo um erro caro.

Muitos jogadores deixam de ganhar fichas ao não ajustar seus ranges pré-flop quando há dinheiro morto para disputar. Com antes em jogo, o pote é cerca de 40% maior no pré-flop. Isto significa que precisamos jogar muito mais solto do que quando não há antes em jogo.

Hoje vamos passar por alguns exemplos para ver como o nosso range de open raise muda de early, middle e late positions, dependendo se os antes estão em jogo ou não.

Não trate os ranges abaixo como se fossem leis – nenhum range é. Em vez disso, use-os como um guia ao criar sua própria estratégia pré-flop.

Antes vs. sem antes: a matemática

Se houver um ante padrão em jogo e abrirmos para 2.25bb, precisamos pegar o pote menos da metade do tempo para ter lucro imediato.

Para mostrar por que devemos abrir mais loose com antes em jogo, vamos ver um exemplo:

Torneio de poker 9-Handed. Blinds 250/500/50.

O herói recebe duas cartas no botão. Chega em fold até ele. Herói aumenta para 1,125.

Antes de aumentarmos, o pote era 1.200 com os blinds e antes (250 + 500 + 450), e estamos apenas arriscando 1.125 com o nosso aumento. Portanto, nosso open raise precisa ganhar os blinds 48,4% do tempo para fazer um lucro imediato (o que estamos arriscando / pote total). E isso não explica as vezes em que ganhamos o pote no pós-flop.

Se não houvesse antes, o pote total seria de apenas 750 fichas. Portanto, nosso raise precisaria funcionar 60% do tempo para obter um lucro imediato. Este aumento de 10,6 pontos percentuais é uma grande diferença e deve impactar drasticamente a forma como pensamos sobre o nosso range de open-raise.

Agora, vamos dar uma olhada em alguns ranges específicos.

Note que os ranges que vamos analisar são para torneios online de stakes baixos e médios ou torneios ao vivo padrão, e eles não consideram ajustes específicos que podemos fazer dependendo da nossa situação (os jogadores trás, quem está no Big Blind, etc). Também estamos assumindo um tamanho de stack efetivo de 30bb +.

Exemplo de range em posição inicial: UTG1

Vamos começar com o impacto em nosso range de posição inicial.

A partir do UTG1, estamos abrindo aproximadamente 10% pré-antes (veja abaixo). Este é um range muito tight, mas necessário sem antes em early position. Isso é semelhante a um ambiente de cash game em que os antes raramente estão presentes.

torneio com antes 1

Vermelho = Raise; Azul = Fold

Quando os antes entram em jogo, quase dobramos nosso range de abertura para aproximadamente 20% das mãos. Agora estamos abrindo todos os ases do mesmo naipe, todos os pocket pairs e alguns suited connectors e broadways offsuit.

torneio com antes 2

Vermelho = Raise; Rosa = Raise com antes; Azul = Fold

Exemplo de range de posição intermediária: MP/ LoJack

torneio com antes 3

Vermelho = Raise; Azul = Fold

Do MP queremos abrir ~ 16% das mãos pré-ante:

Uma vez que haja antes, podemos abrir ~ 28% das mãos lucrativamente, incluindo todas as broadways e muitos suited gappers. Aqui está um exemplo razoável de tal range:

torneio com antes 4

Vermelho = Raise; Rosa = Raise com antes; Azul = Fold

Exemplo de range de posição final: Cutoff

Finalmente, aqui está um range razoável de cutoffs sem antes (26% das mãos):

torneio com antes 5

Vermelho = Raise; Azul = Fold

Ajustando ranges com informação

Mais uma vez, essas recomendações de range não consideram as tendências específicas de nossos oponentes. Aqui estão 2 perguntas que você sempre deve se perguntar antes de aumentar:

  • Quem são os jogadores atrás?

Se houver regulares duros e agressivos, precisaremos ajustar e aumentar nosso range . Os jogadores durões serão os mais rápidos a perceber que estamos abrindo muito loose e nos punirão aumentando sua frequência de 3-bet.

Por outro lado, se os jogadores atrás são fracos e passivos, podemos afrouxar nosso range de abertura sem muita preocupação de enfrentar uma 3-bet.

  • Quem é o jogador no big blind?

Se o jogador na big blind for fraco ou passivo, então queremos nos soltar e aproveitar o fold deles com muitas mãos. Contra jogadores loose e agressivos no big blind, jogue mais tight e considere o uso de um open raise ligeiramente maior para piorar os pot odds dele.

Button e big blind antes

Button e big blind antes são um tema quente. Muitos formatos de torneio estão se movendo em direção a esse estilo, e muitos profissionais aprovam. Existe algum debate sobre se o ante deve ser pago pelo botão ou pelo big blind, mas deixaremos essa discussão para outro dia.

Um botão ou big blind ante é simplesmente quando o botão ou big blind paga todo o ante para a mesa. Isso é feito em vez da maneira tradicional de coletar antes, onde cada jogador lança 1 / 9 do ante total (assumindo um jogo de 9 jogadores) em cada mão. Há duas grandes vantagens em ter o botão ou o big blind pagando o ante inteiro:

  • reduz a necessidade de fichas de valores menores
  • acelera torneios ao vivo

Como devemos ajustar nossa estratégia se estivermos jogando nesse tipo de formato de ante? Pode parecer que precisa mudar, já que apenas um jogador está pagando todo o ante em cada mão.

A verdade é que, ao jogar 30bb +, nossa estratégia não precisa mudar muito. O tamanho do pote ainda é exatamente o mesmo, e ainda estamos postando a mesma quantia em antes a cada órbita. Portanto, nosso range de open raise deve permanecer mais ou menos igual no ambos os formato de ante.

Há um ponto para ajustar, quando estamos jogando com short stack. Podemos precisar de afrouxar os nossos ranges de shove dependendo do tamanho dao stack e se o ante completo está se aproximando. Por exemplo, se nós tivermos 10bb e o big blind/big blind ante está se aproximando, então podemos querer afrouxar nosso range de shove antes disso para evitar que 20% do nosso stack seja comprometido em uma mão antes mesmo de receber qualquer carta.

É provável que seja necessário se atentar a algum metagame sobre quantos jogadores ainda não estão familiarizados com este formato. Você deve procurar por eles e explorar jogadores que estão se ajustando demais. Por exemplo, você pode perceber que o botão ou o cutoff agora está abrindo demais com big blind/button ante em jogo. Você pode aproveitar os blinds aumentando sua porcentagem de 3-bet.

Conclusão

Resumindo: tente diferenciar seus ranges em pré-ante e pós-ante, porque isso realmente faz a diferença. E não seja um nitquando os antes entrarem em jogo. Vá atrás daquele dinheiro morto!

 

 

Este artigo sobre torneios de poker com antes foi publicado originalmente no site Upswing Poker, onde Doug Polk, Ryan Fee e Parker Talbot dão cursos especializados nas várias modalidades de poker.  Conheça as tabelas pré-flop gratuitas, com indicação das melhores mãos para aumentar e inicie no poker da maneira certa.

Upswing Poker
Upswing Poker é a escola de poker de Doug Polk e Ryan Fee, jogadores profissionais de high stakes com três braceletes da WSOP. Clique nos links e confira as tabelas gratuitas de jogadas pré-flop.
Upswing Poker

Veja mais:

Salas de Poker