Estratégia com tamanhos de stacks diferentes em Pot-Limit Omaha

Por: 07/08/2018

A embaixadora do 888poker Vivi Saliba traz mais estratégia para jogadores de Pot-Limit Omaha

vivi_salibaSe você é um jogador live de cash games de Pot-limit Omaha, provavelmente já percebeu que não existem padrões claros sobre o tamanho do buy in dos jogadores.

No último cash game live de PLO que eu joguei, os jogadores podiam começar com buy ins pequenos a partir de 40 big blinds ou chegar até 200 big blinds. Alguns engatavam short, mas outros preferiam começar com o stack completo. E na maioria das vezes, a estratégia de jogo adotada por eles era decorrente dessa escolha.

Por isso, é algo realmente relevante prestar atenção no tamanho do buy in dos jogadores quando for jogar cash games de PLO. Vou abordar um pouco da diferença entre jogar short e deep stack em PLO e o que você pode esperar do comportamento dos seus oponentes.

Jogando PLO com Short Stack

Quando os jogadores decidem fazer um buy in com o mínimo permitido pela mesa, na maioria das vezes iremos encontrar jogadores amadores, com pouca experiência ou que estão jogando fora de seus bankroll.

Existem dois estilos comuns adotados pelos  “short-stackers” — muito agressivos ou muito tights. Aqueles que jogam muitas mãos estarão esperando uma dobra a partir do momento em que acertarem qualquer equidade no flop. Por outro lado,os jogadores mais conservadores irão foldar bastante, esperando áses ou mãos premiuns  para tentar ir all in pré-flop.

Essas duas estratégias de jogo short stack podem funcionar algumas vezes, mas há alguns problemas sobre elas.

Se você joga muitas mãos, você estará consequentemente cometendo diversos erros sobre os fundamentos do jogo e ao decorrer das partidas, você se encontrará diversas vezes dominado e em apuros.

Se você acha que a maioria das mãos iniciais têm equidade similar em Pot-Limit Omaha e isso é tudo, tenho más notícias : isso não é tudo. Se você insiste em jogar muitas mãos ruins, você perderá dinheiro a longo prazo.

Por outro lado, jogadores mais tights podem ter a equidade em seu favor pelo fato de selecionarem melhor as mãos iniciais em relação a seus oponentes.  Porém, como todo mundo que já jogou PLO já deve ter percebido, colocar todas as suas fichas pré flop, especialmente se seu range for óbvio (face up), é algo difícil por se tratar de um jogo pot limit.  Os adversários mais atentos não serão ingênuos de pagar um all in antes do flop se já sabem que você só está jogando as mãos mais fortes e você não extrairá valor com facilidade.

Quando esses jogadores não conseguirem ir all in pré-flop decorrente de um squeeze e acabarem enfrentando uma situação multiway no flop, a não ser que se acerte o flop em cheio, muitas vezes eles serão explorados por jogadores atentos ao range do jogador tight e acabarão cometendo folds ruins. Ou pior: eles podem acabar se envolvendo contra mãos que já estão dominando ou que tenham excelente equidade contra a deles.

Em outras palavras, é difícil extrair valor de mãos piores quando os outros jogadores sabem o que você provavelmente possui.

Jogando PLO com um Deep Stack

Existem muitas vantagens em jogar deep em cash games live de Pot-Limit Omaha. Vamos começar com a melhor delas: você pode ganhar mais dinheiro. 🙂

Se você é um jogador lucrativo, você precisará de fichas pra construir blefes convincentes. Com stacks deep você poderá levar seus adversários a foldar a equidade deles ao fazer apostas e raises contra eles. Você também pode extrair ainda mais valor ao apostar e aumentar suas mãos mais fortes.

Também é bom notar que os jogadores que possuem stacks maiores tendem a estar mais concentrados no jogo para cada aspecto das mãos. As pessoas geralmente estão mais propensas a jogar melhor e mais focadas se estão assumindo maiores riscos.

Quando engatar em um cash game de PLO,  se você identificar um jogador ruim na mesa, você deve pelo o menos comprar a mesma quantidade de fichas deste jogador, para o caso de se envolver em uma mão contra ele.

O Pot-Limit Omaha é um jogo com muitas swings. É por isso que, em vez de adotar uma estratégia de jogo com falhas  e que faz de você mais vulnerável- que podem acontecer principalmente quando você estiver short – é melhor jogar stakes menores  e conseguir comprar um buy in mais deep até adquirir um bankroll confortável para jogar os jogos mais caros. Busque bons fundamentos antes de subir de nível,. Disciplina e trabalho duro vão ser boas companhias na sua caminhada rumo ao topo.

Acredite! GL nas mesas!

 

CADASTRE-SE AGORA NO 888POKER ATRAVÉS DESTE LINK E CONCORRA A PRÊMIOS SENSACIONAIS NO RANKING MAISEV

Curta a página do MaisEV no Facebook e siga-nos no Twitter
Danilo Telles

Danilo Telles

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.
Danilo Telles

Veja mais:

Salas de Poker