10 Dicas Para Se Tornar Um Bom Jogador de Pot-Limit Omaha

Por: 23/03/2018

Vivi Saliba, do 888poker, apresenta dicas importantes para se tornar um bom jogador de Pot-Limit Omaha e fala da transição do No-Limit Hold’em

vivian saliba 450Todos sabem que o no-limit hold’em segue consagrado como a modalidade mais popular no poker mas, por outro lado, já virou notícia que o pot-limit Omaha é a que mais cresce hoje em dia. Seja com limites altos ou baixos, o PLO virou particularmente popular como cash game, ganhando espaço na grade de muitos torneios pelo mundo, incluindo os torneios da série 888poker Live.

O PLO atrai principalmente jogadores em busca de maior vantagem técnica em relação a outros jogadores. A popularidade do hold’em criou muitos jogadores bons e sólidos, o que faz ser mais difícil obter tal vantagem técnica nesta modalidade. O PLO ainda atrai muitos jogadores recreacionais ao 888poker, que estão em busca de mais diversão nas mesas, já que o PLO é um “jogo de ação”.

No futuro, muitos jogadores também estarão jogando Pot-Limit Omaha e outras variedades de poker, como mixed games, que também vem crescendo em alto nível. Por isso, o momento de aprimorar seu jogo no PLO e estar sempre à frente dos outros é agora.

As diferenças entre Pot-Limit Omaha e No-Limit Hold’em

Uma grande diferença entre PLO e NLH é o uso de limites de aposta no pote. Os limites de pote fazem com que a aposta mais alta possível na sua jogada seja o montante do pote. Outra diferença óbvia é que você recebe quatro cartas em vez de apenas duas, o que afeta a estratégia consideravelmente.

Das 4 cartas recebidas, você deve usar apenas 2 para formar um jogo com 3 das cartas do board, formando uma mão de 5 cartas. Ou seja, se o board está mostrando 4 cartas de espadas e você tem apenas, digamos, um Ás de espadas entre suas cartas, você não formou um flush.

Com quatro cartas, você terá muitas combinações possíveis para formar uma mão – vale lembrar que o mesmo se aplica aos seus adversários.

Todas essas diferenças fazem com que no Pot-Limit Omaha você encontre uma dinâmica diferente da que vemos no No-Limit Hold’em. O range de mãos pré flop do PLO é diferente e muito importante, mas no geral esse é um jogo pós flop. O que significa que você deve desenvolver fundamentos diferentes se quiser tornar-se um jogador consistente nesta modalidade.

10 Dicas pra se tornar um bom jogador de PLO

Eu tenho aqui 10 dicas que podem ajudar os jogadores que jogam hold’em no 888poker na transição para o pot-limit Omaha — são todos erros para tentar evitar quando estiver jogando PLO.

1 – Não jogue um Hold’em de 4 cartas

Pessoas na transição do Hold’em para o Pot-Limit Omaha costumam passar pelos jogos sem qualquer preparação. Eles não buscam perceber as diferenças entre os dois, imaginando que ambos são basicamente iguais. Não cometa esse erro!

2 – Não aposte demais em pares grandes

É sempre bom receber Áses e Reis no PLO, mas tudo vai depender das possibilidades do board e de quantos adversários você estará enfrentando. É muito comum ver jogadores se enforcando com A-A-x-x e K-K-x-x.

3 – Não jogue quando estiver Short-Stacked

Um dos princípios do Pot-Limit Omaha é defender suas mãos fazendo com que os adversários foldem suas equidades. Você também precisará das suas fichas pra construir jogadas convincentes e utilizar os seus blockers.

4 – Não jogue fora de posição

Tanto no hold’em como no Pot-Limit Omaha, jogar fora de posição é uma má ideia. No PLO, na verdade é uma péssima escolha, pois você frequentemente será explorado pelo seu adversário e/ou terá sua mão faced up.

pot-limit omaha 888poker5 – Não jogue acima do seu Bankroll

Muitas vezes ao se deparar com um jogo acima de seu bankroll, mas aparentemente bom pelo fato de conter jogadores fracos que estão perdendo dinheiro e dinâmica agitada na mesa, muitos ficam tentados a arriscar suas chances por acreditar que sua vantagem técnica prevaleça em relação ao controle de bankroll. Não vá por esse caminho, você acabará quebrando. A melhor estratégia é ir grindando, pouco a pouco, e construir uma sólida reserva.

6 – Não arrisque demais

Mesmo que muitas mãos iniciais de Pot-Limit Omaha tenham equidades parecidas, a longo prazo aqueles que jogarem melhor vão ser os vencedores. Isso quer dizer que você tem que dar o seu melhor para jogar com disciplina e de acordo com as probabilidades.

7 –  Não perca a cabeça

Altos e baixos são normais em qualquer jogo de poker, especialmente no PLO. Lembre-se que as mãos passadas não voltam mais – não deixe elas te remoerem e afetarem seu jogo. Tenha equilíbrio emocional e um bom mindset.

8 – Não infle desnecessariamente o pote

Se você não tem uma mão muito forte, mas tem probabilidade de completá-la ou melhorá-la, você não deve fazer apostas desnecessárias, pois se seu adversário aumentar você terá que foldar sua equidade e com isso perder dinheiro.

9 – Não jogue todas as mãos

Com quatro cartas, você pode ser levado a pensar que pode jogar mais mãos no PLO, porém procure perceber as diferenças entre as mãos iniciais boas e más. Escolher bem suas mãos iniciais é muito importante no PLO. Lembre-se que todas as 4 cartas devem trabalhar juntas para criar combinações diversas (e fortes).

10 – Não esqueça de traçar sua estratégia de defesa

Backdoors (cartas que podem completar sua mão) e redraws (mãos que têm probabilidade de  aumentar de valor a partir de uma carta) são essenciais neste jogo. Você deve valorizar sua mão e também ter de foldar mãos fortes quando uma carta assustadora aparecer. Lembre-se que você possui 4 cartas, mas seus adversários também!

 

 

Curta a página do MaisEV no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

CONFIRA OS MELHORES SOFTWARES PARA JOGAR NO 888POKER.

Vivi Saliba
Vivian Saliba, Embaixadora do 888poker ❤ de São Paulo para o mundo!
Vivi Saliba

Veja mais:

Salas de Poker