5 Dicas Para Se Dar Bem ao Encarar Jogadores Profissionais

Por: 20/11/2017

Veja as dicas exclusivas de Faraz Jaka para enfrentar jogadores com mais experiência 

Faraz JakaNão importa qual seja o seu nível de habilidade no poker, sempre há jogadores sobre os quais você sente que leva uma certa vantagem. Da mesma maneira, existem aqueles que podem ter uma vantagem sobre você. Mesmo os melhores jogadores do mundo, como Phil Ivey, encontram oponentes que não muito fáceis de decifrar.

Ao sentar em mesas com jogadores que lhe deixam desconfortáveis, normalmente as pessoas: 1) se assustam e tentam evitar ao máximo esses oponentes e acabam foldando demais; ou 2) sentem que têm que superá-los. Bom, as duas estratégias vão te dar problemas.

Ao em vez disso, você deveria primeiro identificar esses jogadores que possam ter essa vantagem sobre você e daí então ajustar a sua estratégia de jogo.

Aqui vão 5 dicas minhas para você ajustar seu jogo imediatamente:

1) Inflar os pots pré-flop

• Você pode ter ouvido de profissionais como Daniel Negreanu se referirem direto a um estilo de jogo chamado “Small Ball Poker”. A teoria por trás dessa estratégia é manter os potes pré-flop pequenos, constantemente entrando de limp, controlando o pote e colocando apostas menores. Isso permite que eles vejam muitos flops baratinhos até acertarem as mãos, podendo facilmente extrair o valor de adversários mais fracos.

• Uma coisa que você pode fazer para contrariar essa estratégia é inflar potes pré-flop para forçar o jogador a entrar num jogo de maior variância contra você. Você pode fazer isso simplesmente escolhendo dar um raise maior no pré-flop e subir o valor no 3bet. Por exemplo, em torneios, 2-3.5x é um tamanho de aumento pré-flop padrão — dependendo de quão longe você estiver, você pode subir para 3-4.5x.

• Você também pode ter ouvido que quanto melhor a estrutura do torneio e mais big blinds os jogadores tiverem, maior a vantagem para os bons jogadores. Ao inflar potes pré-flop, você estará efetivamente deixando o jogo de poker menos deep, minimizando assim uma vantagem para nós.

2) Foçar Situações ‘Coin Flip’ de All-In

• Há muitos cenários no poker onde você cai com uma mão tipo AK, com 70 big blinds, e um jogador vai lá e 3beta. Aí chega a hora de tomar uma decisão: será que devemos entrar de limp ou seria melhor aumentar a aposta para induzir nosso oponente a ficar all-in? Uma decisão assim deve levar em consideração fatores dinâmicos como a imagem do jogador e seu histórico.

• Um dos fatores na hora de tomar essa decisão deve ser a habilidade dos jogadores da sua mesa, e quão difícil será jogar com eles no pós-flop. Se você está numa mesa cheia de profissionais, e acaba jogando com um jogador bem difícil que pode levar uma bela vantagem sobre você no pós-flop, é sempre melhor optar pelo jogo de maior variância e ficar all-in no pré-flop. Isso minimiza a vantagem desses jogadores e deixa a situação muito mais perto de 50/50. Um clássico exemplo disso seria:

• Em um torneio, você tem AQ ou par de 10 no Hijack com 60 big blinds e sobe a aposta para 2.5 big blinds. Um jogador no botão 3beta para 7 big blinds. Se eu sentir que estou jogando com um jogador do meu nível ou pior, vou somente dar flat call para não arriscar e fazer “small ball” caso ele tenha mãos como AK ou JJ+ que me dominam.

• Contra um jogador que eu sentir que possa ter uma vantagem significativa em relação a mim, e principalmente se tiver em posição, vou ajustar minha estratégia e 4betar para 20 big blinds com a intenção de pagar se ele resolver shovar. Ao fazer isso, um profissional ficará muito irritado se tiver uma mão como 99-JJ, AQ, AJ, QK e pode até foldar para evitar o ponto de alta variância contra você. Outras vezes, ele pode decidir apenas shovar e ficar num coin flip contra você. Ocasionalmente, isso não vai dar certo e você terá sua mão dominada, uma situação que poderia ter minimizado ao ter apenas pago sua mão.

• A verdade é que situações em que você estará dominado acontecerão com uma frequencia bem baixa. Vale mais a pena assumir esse risco do que constantemente dar flat call num jogador forte fora de posição, deixando-o levar suas fichas flop após flop. Não dá para ganhar uma vantagem em cima desses oponentes da noite para o dia, mas o objetivo aqui é minimizar e neutralizar a vantagem que eles têm.

3) Tenha em mãos uma tabela de open-shove

Abaixo de 20 big blinds, o poker é super direto. Quase todos os melhores profissionais jogam quase exatamente a mesma estratégia aqui. Tudo o que você precisa é fazer o download de uma tabela dessas e, pronto, você já consegue aumentar a sua estratégia de neutralização. Aqui está um exemplo de uma tabela de open-shove para 15 big blinds no botão:

tabela open shove checkraise

Tabela cortesia do site de poker Checkraise

4) Minimize seus tells no live

Neutralize a maneira como você age em cada mão ao fazer exatamente os mesmos movimentos. Não vou mentir, eu me divirto muito mais dando falinha e zoando as pessoas na mesa tentando passar pra eles tells contraditórios. Mas de vez em quando, eu fico na mesa de um jogador que é bom o suficiente na leitura de pessoas e pode conseguir pegar alguma tell se eu falar demais. Então, mesmo que eu me sinta à vontade falando sobre explorar o tipo de estratégia de tells reversos, contra certos prós eu mudo para essa estratégia robótica.

5) Para de ficar se gabando do seu conhecimento sobre poker na mesa… está custando caro

• Poker é um jogo de informação. Quanto mais informação você tiver sobre seu oponente, melhores decisões você pode fazer ao jogar contra eles. Quando estou em uma mesa com um jogador, sempre tento buscar tudo que eu consiga sobre ele. É profissional? Há quanto tempo joga poker? Quais stakes? E por aí vai.

• Colete o máximo desse tipo de informação que puder. Claro que o poker é um jogo social e que você quer jogar e socializar com todo mundo. Mas tente não dar tell sobre o seu conhecimento sobre poker por aí.

 

Faraz Jaka é co-fundador do novo site de poker brasileiro Checkraise. Ele já acumulou mais de 10 milhões de dólares em torneios ao vivo e online e foi coroado o Jogador do Ano da World Poker Tour em 2010. Você pode seguir suas novidades e atualizações em português no Faraz Jaka Brasil.

Faraz Jaka
Faraz Jaka é co-fundador do novo site de poker brasileiro Checkraise. Ele já acumulou mais de 10 milhões de dólares em torneios ao vivo e online e foi coroado o Jogador do Ano da World Poker Tour em 2010. Você pode seguir suas novidades e atualizações em português no Faraz Jaka Brasil
Faraz Jaka

Veja mais:

Salas de Poker