Como Se Gerenciar Fora das Mesas Para Melhorar Seus Resultados

Por: 01/12/2017

3 coisas essenciais para fazer fora das mesas a fim de fortalecer seu jogo nos panos online ou ao vivo

Faraz JakaExistem estratégias de jogo suficientes para passar uma vida inteira estudando a fim de melhorar seus resultados. É importante lembrar que há muitas coisas que você pode fazer fora das mesas para melhorar seu jogo e até ganhar vantagem sobre a concorrência. Sendo profissional há mais de 10 anos, já presenciei diversos grandes nomes talentosos decolarem simplesmente para sair de cena após 3-5 anos por falta de gerenciamento pessoal. Já disse isso antes: antes um jogador mediano com autogestão nota 10 do que um jogador super talentoso que não tem noção de autogestão. Esse último com certeza vai quebrar e não tem muita chance a longo prazo.

Você deve prestar atenção às seguintes três áreas para garantir que seu corpo e sua mente estejam no seu melhor ao encarar o seu próximo grande torneio.

Rotina Antes, Durante e Depois do Jogo

É super vital descobrir sua combinação ideal de atividades necessárias para estar no seu melhor jogo toda vez que sentar na mesa. Há muitos jogadores talentosos por aí que só conseguem se focar 100% no jogo de vez em quando e estão cansados ou tiltados a maior parte do tempo fora das mesas. Experimente com diferentes rotinas para descobrir o que te ajuda a alcançar esse foco e permanecer assim. Lembre-se de que cada indivíduo é diferente, então o que funciona para os outros pode não funcionar para você, mas sempre há dicas que são válidas para todos. Aqui estão algumas coisas que incorporei na minha rotina pré, durante e pós-jogo nos últimos 10 anos.

  • – Durma 8 horas por dia e ajuste seu horário de dormir alguns dias antes com base em suas sessões de poker. Seu corpo é regido pelo ritmo circadiano, que nada mais é que seu relógio biológico dizendo quando seu corpo deve disparar diversos hormônios diferentes para te deixar alerta pela manhã e te ajuda a relaxar à noite. Esse ritmo pode ser afetado por diversos fatores como exposição ao sol pela manhã, o horário que você se alimenta depois de acordar, e exposição à luz artificial à noite. Seu ritmo circadiano somente muda de 1 a 2 horas a cada dia, então esperar até o último dia para entrar no ritmo das suas sessões de poker não vai adiantar.
  • – Acorde 3 horas antes do jogo. Coma um lanchinho, faça exercício, alongue-se, medite e termine sua refeição com pelo menos uma hora para digerir.
  • – Breaks de 15 minutos durante o torneio: Caminhe em uma área aberta para obter exposição ao sol. Faça exercícios de respiração. Meditação. Vá até seu quarto e tome um banho gelado de alguns minutos para acordar. Plante bananeira e polichinelos.
  • – Pós-jogo: Evite atividades muito estimulantes no computador ou ficar sentado por muitas horas. É importante que você faça atividades fora das mesas que são opostas a jogar poker para que sua mente e seu corpo possam desligar e ter equilíbrio. Você pode optar por fazer exercícios ou simplesmente relaxar mentalmente.
  • – Esvazie sua mente 24 horas antes de jogar: Conclua todas as atividades pessoais e seu trabalho pelo menos 24 horas antes dos dias importante de poker. Se você tem coisas importantes na sua lista de tarefas, isso pode te distrair e você pode acabar ficando ansioso na mesa. É importante que você não esteja se matando para terminar essas coisas de última hora no dia do seu jogo, quando você deveria entrar no torneio tranquilo e relaxado.
  • – Evite a cafeína nas primeiras 1,5 h depois de acordar. O ideal é deixar que seu corpo produza seus hormônios naturais primeiro. Se você tomar café muito cedo, isso fará com que essa hormônios que oferecem energia naturalmente não disparem. Além disso, pare de beber café 6 horas antes da hora de dormir ou isso irá atrasar o seu relógio natural do sono. Se necessário, mude para chá ou descafeinado no final do dia.

Gerenciamento de Despesas e Bankroll

Tenho certeza que você já ouviu várias vezes o quão importante é administrar seu bankroll para não quebrar. Isso é mais que óbvio. O que muita gente não sabe é o fato de que gerenciar seu bankroll e suas despesas também é um fator essencial no seu desempenho durante seus jogos.

Seja você é profissional ou amador, seu bankroll de poker deve estar completamente separado de suas finanças pessoais. Certifique-se de estudar bastante e aprender a gerenciar seu bankroll de forma apropriada.

Também é bom estimar seus próximos buy-ins de poker nos próximos 3-6 meses. Planeje para quando você estiver numa maré ruim, ou seja, um downswing, no papel e veja como é essa situação em números. Se você está bem e pode lidar com esse downswing de maneira saudável, então está gerenciando suas finanças de forma responsável; se esse número é chocante e incômodo, há uma boa chance de isso afetar também o seu jogo nas mesas e você deve ajustar seus níveis de buy-in para uma média mais responsável.

Gerenciar suas despesas de poker fora das mesas é outra parte crucial em manter sua mente focada no jogo. Crie uma estimativa realista sobre seus gastos com vôos, comida e acomodação e adicione-os aos seus futuros orçamentos. Dessa forma, você pode entender suas despesas em mais detalhes e se preparar para quando estiver no downswing. Pessoalmente, eu faço o upload do extrato do meu cartão de crédito e rastreio cada dólar que gasto durante todo o ano para saber quanto dinheiro eu gasto em coisas diferentes.

Fique de boa e não deixe tudo para a última hora

Se você tiver um grande evento de poker chegando, deixe seu jogo onde você quer que ele esteja com pelo menos uma semana de antecedência. Se você esteve ocupado e não jogou muito nos últimos dois meses, não volte logo no início para os torneios participando de jogos com stakes muito altos.

Grinde algumas sessões online ou participe de alguns jogos de stakes mais baixos em clubes de poker na sua cidade para dar uma chance do seu cérebro exercitar cenários você pode não está acostumado a lidar. Além disso, evite ler materias ou assistir videos de coaching de poker no dia anterior a um grande torneio grande ou a uma sessão de cash. Muitos jogadores nos círculos profissionais compartilharam comigo que isso lhes custa muito dinheiro porque eles acabam experimentando novos conceitos que ainda não foram aperfeiçoados.

Muitas vezes, você notará que jogadores desatentos com suas rotinas fora dos feltros e com um péssimo gerenciamento de bankroll parecem tiltar muito mais frequentemente nas mesas. É por isso que você não deve apenas encontrar sua própria maneira de ser mais organizado com suas finanças, mas também cuidar seu corpo e mente antes, durante e depois de um grande torneio. Conseguir alinhar essas três áreas com suas intenções irá garantir que você obtenha o seu melhor jogo nas mesas, e fazer com que você possa lidar com seus downswings da melhor maneira.

GL e fique de boa nas mesas 😉

 

Faraz Jaka é co-fundador do novo site de poker brasileiro Checkraise. Ele já acumulou mais de 10 milhões de dólares em torneios ao vivo e online e foi coroado o Jogador do Ano da World Poker Tour em 2010. Você pode seguir suas novidades e atualizações em português no Faraz Jaka Brasil.

Curta a página do MaisEV no Facebook e siga-nos no Twitter

 

VEJA AQUI OS MELHORES LIVROS PARA DETONAR EM TORNEIOS AO VIVO

Faraz Jaka
Faraz Jaka é co-fundador do novo site de poker brasileiro Checkraise. Ele já acumulou mais de 10 milhões de dólares em torneios ao vivo e online e foi coroado o Jogador do Ano da World Poker Tour em 2010. Você pode seguir suas novidades e atualizações em português no Faraz Jaka Brasil
Faraz Jaka

Veja mais:

Salas de Poker