Como jogar Razz – H.O.R.S.E. parte 4

Por: 19/08/2019

Aprenda como jogar razz, modalidade de poker que compõe os eventos de H.O.R.S.E. e Mixed Games

como jogar razzComo falamos anteriormente, o H.O.R.S.E. no poker é composto por cinco modalidades, algumas das quais já cobrimos aqui: Holdem, Omaha Hi-Lo, Razz, Seven Card Stud e Eight or Better.

Apesar da sigla trazer o Razz antes do 7 Card Stud, optamos por explicar o jogo depois de falarmos sobre como jogar 7 Card Stud já que o Razz é uma variação dele. Agora, chegou o momento de falarmos sobre esta modalidade que neste ano apareceu em nada menos que oito eventos da World Series of Poker

Você pode ler as partes anteriores nos links abaixo:

Razz é um jogo Stud

Assim como Omaha e Hold’em são jogos de flop, o Razz é um jogo no estilo Stud. Isso quer dizer que não há cartas comunitárias e que a distribuição das cartas segue o modelo do Stud: os jogadores recebem um número determinado de cartas abertas e fechadas e deve compor sua mão com as melhores.

Razz é um jogo Lowball

Esta é a principal diferença entre o Razz e o 7 Card Stud. Enquanto o 7 Card Stud seja um jogo que segue os rankings de mãos “normais” em que o objetivo é completar a mão mais forte, no Razz e nos outros jogos Lowball vence quem tiver a mão mais baixa.

Este sistema de pontuação é conhecido pelos nomes California ou Ás a Cinco justamente por estas serem as melhores mãos, sendo a mais forte de todas chamada de Wheel, que é A-2-3-4-5. Aqui, o Ás é sempre considerado uma carta baixa, o que torna o K a carta mais alta do baralho.

Como jogar Razz

A estrutura do Razz é idêntica ao que falamos no artigo sobre Como Jogar 7 Card Stud, com pequenas diferenças: 

– No 7 Card Stud, quem aposta primeiro é o jogador com a menor carta na terceira street, mas no Razz a ação começa por quem tiver a MAIOR carta.

– Isso se inverte na quarta street, quando a ação é iniciada pelo jogador com a MENOR carta.

Dicas e estratégias sobre como jogar Razz

Fique atento às cartas abertas dos seus oponentes: Como não há cartas comunitárias (flop), suas informações virão das cartas à mostra nas mãos dos adversários. Atente-se às cartas que você precisa e não apareceram na mesa. Isso também significa ficar de olho nas mãos que foram foldadas pelos jogadores.

Folde cedo: Se você não acertou seu draw até a quarta ou quinta street, desista. Com apenas duas cartas para vir, as chances de completar sua mão são bem menores que a de seu oponente ter algo forte.

– Seja agressivo: Assim como no holdem, jogar contra muitos oponentes é a receita do fracasso. Se você tem uma mão boa, não faça slowplay. Aposte e tente levar a mão ou reduzir a concorrência.

– Roube os antes: Roubar os antes é essencial quando sua primeira carta aberta for baixa como A, 2 e 3, especialmente se a cartas dos seus adversários forem maiores.

Não entre no jogo se suas cartas iniciais forem acima de 10 ou tiver um par.

 

 

Danilo Telles

Danilo Telles

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.
Danilo Telles

Veja mais:

Salas de Poker