Guia Ilustrado: Como Jogar League of Legends – Parte II

Por: 06/12/2016

Como prometido voltamos para dar continuidade ao nosso guia para iniciantes que ensina como jogar League of Legends. Hoje vamos falar sobre o que acontece dentro de uma partida em Summoner’s Rift.

Se você ainda viu, leia antes a primeira parte do guia de como jogar League of Legends, com uma introdução ao jogo.

Uma Partida de League of Legends

Eu já havia dito que o objetivo central do LoL é destruir o Nexus adversários, mas chegar até ele pode ser uma tarefa árdua e quebrá-lo pode ser mais difícil do que parece.

league of legends

Então qual é o caminho mais curto para vencer no League of Legends? A resposta é acumular experiência e ouro para se tornar mais forte.

Nível

O League of Legends possui pelo menos dois sistemas desenvolvimento, o primeiro é Nívelleague of legends do Invocador que vai do 1 ao 30 e desbloqueará vantagens como Runas e Talentos que serão usados para criar pequenas estratégias no início das partidas. Mas sobre este assunto voltaremos a falar em breve.

O segundo é o Nível do Personagem que só vale dentro da partida que você estiver jogando naquele momento e vai até o 18. Cada avanço permite que você escolha ou aprimore uma habilidade de seu campeão. Essas habilidades são representadas e usadas, originalmente, pelas letras do teclado Q, W, E e a ultimate R. Além disso melhorias em atributos como vida máxima, mana, dano e outros também serão concedidas.

Para receber a experiência você precisa estar perto quanto tropas ou monstros da selva forem abatidos ou participar da eliminação de seus adversários.

league of legends

Ouro x Itens

Outro meio de demonstrar o quão poderoso seu Campeão está é através dos itens que ele tem. Cada personagem tem seis espaços para colocar tudo que pode precisar dentro de uma partida.league of legends

O ouro aumenta automaticamente com o tempo de forma igualitária entre todos os jogadores, mas cabe a você conseguir mais deste precioso recurso que os outros. Para isso você deve abater as tropas inimigas na horas certa, caçar as criaturas da selva e matar ou participar do abate de campeões adversários. Conquistar objetivos com o Torres inimigas também podem garantir ouro extra para todo o time.

Bem, agora você já tem dinheiro para comprar itens, mas qual deles  deve escolher?

Você precisa comprar itens de acordo com o tipo do seu campeão. Por exemplo personagens focados em causar dano usando habilidades, também conhecidos como Campeões AP, vão comprar itens que concedem bônus de AP, como uma Varinha Explosiva ou um Bastão Desnecessariamente Grande.

Se seu campeão é voltado para ataques básicos você deverá comprar itens que aumentem o seu AD como uma Espada Longa ou uma Espada G.p.C. (grande pra c***), se a opção foi campões tanks eles vão usar itens de incremento de vida, armadura ou resistência magica.

A maioria desses itens são parte de uma receita maior e você pode esperar juntar todo ouro necessários para comprá-lo de uma só vez ou ir adquirindo parte a parte deles.

Caso você seja um iniciante a Riot preparou, para cada campeão, uma lista de itens recomentados que ficam amostra logo que entrar na loja da partida.

Outro recurso importante que você pode comprar ao longo do jogo são os consumíveis, como poções de vida ou elixires de aprimoramento.

Outros Objetivos

league of legends

Para chegar ao Nexus você deverá passar pelas defesas do time adversário, mas precisamente as Torres e Inibidores.

Em Summoners Rifts cada equipe tem 11 torres, sendo seis delas nas rotas e mais cinco dentro da base. Já Inibidores são três, um para cada lane, quando um deles é destruídos  as tropas inimigas daquela rota ficam mais poderosos, mas diferentes das torres os Inibidores se reconstroem com o tempo.

Vale lembrar também que o Nexus só pode ser destruído se pelo menos um Inibidor estiver quebrado.

Arauto do Vale

league of legends

O Arauto foi inserido no jogo recentemente e ele só esta disponível enquanto o Barão Na’Shor não chegou ao seu covil. Abatê-lo faz cair uma Relíquia Ocular, quem pega-la recebe uma série de vantagens como Retorno Fortalecido, Dano Adicional, Velocidade de Movimento, aura que concede: +40% de Velocidade de Ataque adicional a todas as tropas e +100 de Alcance de Ataque a tropas encouraçadas.

Dragões Elementais

league of legends

Os Dragões Elementais pode ser de Fogo, Água, Terra ou Ar e eles vão surgir em ordens aleatórias durante a partida. Cada elemento fornece um bônus a equipe que o abateu e dragões do mesmo elemento se acumulam.

Dragão do Fogo: Aumenta do Dano de Ataque e Poder de Habilidade de todo time.

Dragão da Água: Aumenta a regeneração de vida e mana de todo time.

Dragão da Terra: Aumenta o dano causado a estruturas e monstros épicos (dragões e barão)

Dragão do Ar: Aumenta a velocidade de movimento fora de combate.

Depois dos 35 minutos de partida começam a nascer somente Dragões Anciões, que dobram todos os bônus conquistados pelo time por abater dragões ao longo do jogo.

Cuidado, pois o Dragão Ancião é muito poderoso!

Barão Na’Shor

league of legends

Vencer a majestosa criatura garante para todos os integrantes que estavam vivos na hora do combate um importante bônus.

Maior regeneração de vida e mana, mais dano, além de um aprimoramento para tropas próximas que aumentam seu alcance, dano, resistência e velocidade.

Lutar pelo barão pode significar a diferença entre a vitória e a derrota.

 

 

 

Aqui termina a segunda parte do nosso guia para iniciantes em League of Legends, espero que ele esteja lhe permitindo entender melhor esse fantástico jogo. Um abraço e até a próxima semana.

Alex Resende

Alex Resende

Envolvido com tecnologia desde muito jovem, encontrei nas ciências biológicas minha verdadeira vocação. Aprecio no poker a atmosfera e toda a gama de variáveis que uma pessoa tem que lidar a cada jogada.

Veja mais:

Salas de Poker