Como adaptar sua estratégia de acordo com o rake?

Por: 22/05/2020

Neste artigo você entenderá o que é rake no poker, como ele afeta a sua lucratividade e como você deve adaptar o seu jogo de acordo com o rake cobrado

poker rakeO que é rake?

Rake é a taxa cobrada pelos operadores de um jogo de poker. Se você já jogou cash game em um clube, provavelmente viu o dealer retirar algumas fichas do pote na maioria das mãos – aquelas fichas eram o rake do clube.

E só para citar o óbvio: mais rake NÃO é melhor.

Como o rake é coletado?

Há três métodos comuns que as salas de poker usam para cobrar o rake (ordenados a partir do que for mais comum):

  1. 1. Rake do pote

O tipo mais comum de cobrança de rake, o rake do pote é de geralmente 2.5% até 10% do pote de cada mão, normalmente até um valor máximo pré-determinado. Algumas salas de poker, entretanto, pegam um valor deterinado de rake do pote independente do tamanho deste pote.

Outras salas de poker não coletam nenhum rake até que o flop seja colocado, então se você aumentar pré-flop e ganhar os blinds, você ganha o pote inteiro. Isso é chamado de “no flop, no drop”.

  1. 2. Cobrança por tempo

Cobrança por tempo (também chamado de “rake por tempo” ou “taxa da mesa”) é um valor pré-determinado coletado (geralmente) a cada meia hora de jogo. Esta forma de rake é cobrada de uma de duas maneiras:

  • Tempo do jogador: Um valor é cobrado de cada jogador.
  • Pote por tempo: Um valor é cobrado do primeiro pote acima um certo valor.

Rakes por tempo geralmente são reservados para limites maiores ($10-$20 e acima).

  1. 3. Dead Drop

Um valor pré-determinado de rake é pago pelo jogador no button de cada mão, que o dealer coleta antes de distribuir as cartas.

Como o rake deve influenciar suas decisões?

Falando de maneira simples, rakes altos diminuem seu EV (Valor Esperado).

Como isso afeta suas decisões? Para resumir, rake alto te força a jogar um estilo mais conservador (tight).

Isso significa que todos aqueles calls marginais pós-flop se tornam folds. Isso também tem um efeito nos ranges pré-flop já que aqueles open-raises, calls  e 3-bets marginais também dependiam de apostar por valor, blefes e calls marginais para serem lucrativos.

Consequentemente, você tem que jogar mais tight pré-flop e pós-flop.

Que situações são mais afetadas pelo rake no poker?

Há duas situações comuns que requerem ajustes particularmente grandes em jogos com rake alto: pagar do big blind e 3-bets. Adiante, focaremos apenas nestas duas situações.

Ranges de defesa de Big Blind

Nessa seção, veremos o processo de construir um range sólido de defesa de big bilnd contra qualquer tamanho de aposta.

Você pode copiar este processo para construir seus próprios ranges baseado na estrutura de rake dos seus jogos.

Vejamos uma mão assumindo um rake limitado a $5 que é cobrado quando o flop é colocado. (This is a typical rake structure for live card rooms, unfortunately.)

Clube local, $1/$2. 9 jogadores. Stacks efetivos $200.

Herói está no BB com duas cartas.
5 foldam. CO aumenta para $8. 2 foldam Hero…?

Vamos descobrir como deveria ser o range de defensa do Herói.

Este processo começa com as pot odds que eles recebem (aprenda a calcular pot odds aqui). O herói precisa pagar $6 para jogar por um pote de $12 (CO aumenta $8 + os $3 dos blinds + call de $6 do hero – $5 do rake):

Pot Odds = $6/$12 = 0.5 = 50% de equidade necessária.

Já que às vezes o Herói será forçado a foldar antes do river ou foldar a melhor mão, ele não conseguirá receber toda sua equidade. É importante ter isso em mente quando defender blinds – dependendo da mão específica, você precisará de um pouco mais ou um pouco menos de 50% de equidade.

Uma palavra rápida sobre receber equidade

Toda mão recebe equidade diferentemente.

Mãos que são fortes, conectadas e/ou de naipes iguais (suited) tendem a receber mais equidade – pense em AA, Aqo, ou Jts. Estes tipos de mãos frequentemente recebem além de sua equidade – no exemplo acima, podem pagar lucrativamente com menos de 50% da equidade.

Mãos desconectadas e/ou offsuit (de naipes diferentes) tendem a receber menos equidade – pense em A2o ou Q7o. Estes tipos de mãos frequentemente recebem abaixo de sua equidade – no exemplo acima, precisam pagar com mais de 50% da equidade para ter lucro.

Posição e habilidade do jogar também importam quando se fala de realização de equidade. Jogadores em posição recebem mais equidade que jogadores fora de posição. Um profissional veterano recebe mais equidade que um jogador inexperiente porque o profissional jogará melhor no pós-flop.

Então, se sua mão é um call incerto em termos de equidade, você provavelmente deve:

  • Pagar se tiver uma mão forte com boa jogabilidade ou se vocÊ sente que tem uma vantagem significativa pós-flop.
  • Fold se você tem uma mão com baixa jogabilidade ou não tem certeza sobre sua vantagem contra seu oponente.

Se nenhuma das duas opções parecer boa com para uma mão em particular, opte pelo 3-bet. Dessa maneira você ganhará experiência mais rápido.

Tendo isso em mente, vamos ver como todas as mãos possíveis no range do nosso Herói jogam contra o range estimado de raise do CO:

rake -co-vs-bb-for-real

O número abaixo de cada mão representa a equidade da mão contra o outro range.

Na esquerda, você tem o range de abertura do CO. Na direita, você pode ver quanta equidade cada mão tem contra o range de abertura do CO.

Antes que eu mostre com que mãos o Herói deve defender, vamos descobrir quanta equidade o Herói precisa para defender se não houver rake.

Pot odds = $6 / $8 (aposta do CO) + $9 (nosso + blinds)
Pot Odds = $6/$12 = 0.35 = 35% de equidade necessária.

A diferença é surpreendente! 50% comparado com 35%. Vejamos como quão diferente é o range de defesa do Herói com e sem rake (cortei as mãos incertas e que provavelmente não receberão equidade suficiente):

rake bb-defense-range-comparison

O número abaixo de cada mão representa a equidade da mão contra o range de raise do CO.

Você pode fazer esse exercício por conta próprio e mudar as diferentes variáveis como o tamanho do raise e range e se familiarizar com os ranges de defesa apropriados.

Ranges de defesa de 3-Bet

Nessa seção, veremos o processo de construir um range otimizado de call em 3-bets baseado no range do oponente no tamanho do raise.

Como na seção anterior, você pode copiar este processo para construir suas próprias estratégias baseadas nas diferentes variáveis que você encontra (range do oponente, tamanho do raise, valor do rake, etc).

A mão de exemplo que usaremos acontece no mesmo clube, e veremos situações com e sem rake.

Clube local, $1/$2. 9 jogadores. Stacks efetivos $200.

Herói está no CO com duas cartas.
5 foldam. Herói aumenta para $6. BTN aumenta para $18. 2 foldam Herói…?

Este é o range recomendado de open raise do cutoff do Upswing Lab para jogos ao vivo:

rake upswing range CO

Range de raise padrão do cutoff do Upswing Lab (Vermelho = raise, Rosa = Raise opcional, Azul = Fold)

Neste exemplo, vamos assumir que o cutoff aumenta com todas as mãos opcionais.

Assumiremos que o button usa os ranges de 3-bet recomendados pelo Upswing Lab para jogos ao vivo:

rake poker BTNvsCO

Range padrão de button vs cutoff do Upswing Lab (Vermelho = 3-bet, Rosa – 3-Bet opcional, Laranja = 3-Bet ou Call, Verde = Call, Azul = Fold)

Vamos assumir que o button faz 3-bet apenas com as mãos vermelhas e laranjas.

O processo é bem similar com o que usamos na seção anterior. Primeiro vamos calcular os pot odds do Herói:

Pot odds = $12 (o quanto precisamos pagar) / $12 (nosso call) + $6 (nosso raise) = $18 (o 3-bet do nosso oponente) + $3 (blinds) – $5 (rake)
Pot Odds = $12 / $34 = 0.35 = 35% de equidade necessária.

Se não houvesse rake, o cálculo seria esse:

Pot Odds = $12 / $18 + $18 + $3
Pot Odds = $12 / $39 = 0.30 = 30% de equidade necessária.

Você pode ver que a diferneça de equidade aqui não é grande. Isso é porque o tamanho do rake é o mesmo ($5), mas o pote é maior. Na seção anterior $5 foram retirados do pote de $17 (29.4% do pote), mas $5 estão sendo retirados de $37 (13.5% do pote) neste caso.

Vejamos como deveria ser o range em cada caso (novamente, cortei as mãos incertas e que provavelmente não receberão equidade suficiente):

rake poker third-time-is-the-charm

Conclusão

O rake no poker tem um grande impacto em como você deve jogar. Você precisa levá-lo em consideração e ajustar sua estratégia se quiser ganhar o máximo possível.

Se você joga online, pode repetir o processo acima para descobrir o impacto do rake nos seus jogos. Procure a estrutura de rake no site que você joga e faça as contas. Os ranges resultantes não serão tão conservadores quanto esses acima, mas aposto que você ficará surpreso quando ver o quanto o rake faz diferença online.

E se você joga ao vivo, agora entende o quanto o rake afeta seus ranges pré-flop.

 

Este artigo sobre rake no poker foi publicado originalmente no site Upswing Poker, onde Doug Polk, Ryan Fee e Parker Talbot dão cursos especializados nas várias modalidades de poker.  Conheça as tabelas pré-flop gratuitas, com indicação das melhores mãos para aumentar e inicie no poker da maneira certa.

Caso precise comprar fichas para as principais salas de poker, indicamos a DM Créditos.

Upswing Poker
Upswing Poker é a escola de poker de Doug Polk e Ryan Fee, jogadores profissionais de high stakes com três braceletes da WSOP. Clique nos links e confira as tabelas gratuitas de jogadas pré-flop.
Upswing Poker

Veja mais:

Salas de Poker