Eu estava conversando com um amigo sobre jogar fora de posição e ele falou de um ponto importante sobre os jogadores de micro stakes em relação ao blefe.
Eu estava conversando com um amigo sobre jogar fora de posição e ele falou de um ponto importante sobre os jogadores de micro stakes em relação ao blefe.
Ele mencionou que a maioria dos jogadores de uNL não fazem blefes puros – eles blefam com mãos que tem equidade (ou semi-blefe). Vou dar alguns exemplos para nos guiar conforme seguimos adiante.
Exemplo 1: Blefe puro
Jogador TAG em MP abre e você paga com 22
no Small Blind. O Big Blind dá fold e você vê o flop 4
8
9
. Você dá check, o TAG dá c-bet e você dá check raise.
Equidade: Se o vilão tiver top pair ou over-pair aqui, você tem aproximadamente 8% de equidade.
Ponto chave: Se o vilão continuar, você desistirá da mão.
Exemplo 2: Mãos não-feitas com Grande Equidade
Jogador TAG em MP abre e você paga com A Q
no BB. O flop vem T
2
4
. MP aposta e você dá c/r.
Equidade: Você é o favorito contra mãos do tipo um par (sem ás de kicker). Contra AsTs você tem 46% de equidade no flop. Até mesmo contra K K
você tem 44% de equidade. No pior cenário você está enfrentando um set, mas ainda assim você tem 26% de equidade.
Se ele der reraise, é improvável que você desista da mão. Então… se você não irá desistir da mão, não está realmente blefando – você está apenas jogando sua equidade nessa situação.
Exemplo 3: Blefando com Equidade Marginal
Aqui temos alguma área cinza. Por exemplo, você pega Q J
no Big Blind e paga um raise do MP (não estou dizendo que esta é uma jogada vencedora, mas para este exemplo, vamos assumir que sim).
O flop vem 8 9
5
. Você dá c/r na c-bet do MP. Aqui você tem um gutshot para o nuts, backdoor flush e overcards que serão potenciais outs.
Equidade: Contra uma mão como A 9
você tem 41% de equidade. Contra mãos como KK você tem apenas 23% de equidade.
Se o vilão pagar seu c/r, você ainda pode continuar em vários turns, mas sua mão não será nem de perto tão forte quanto a do último exemplo – se o vilão der 3-bet neste flop você terá que desistir.
Resumindo:
Basicamente, a menos que seu jogo inclua um monte de blefes puros (como no exemplo 1) e blefes com equidade marginal (como o exemplo 3), você deve jogar muito tight fora de posição.
A razão principal para isso é que na maior parte do tempo você e seu oponente errarão o flop (ou ambos terão mãos fracas), e quem estiver em posição vai acabar levando o pote. Então se você estiver pagando com mãos como AT
e só jogar o pós-flop se acertar, você começará a perder dinheiro lentamente, e em algumas situações perderá toneladas.
Artigo traduzido, publicado originalmente no fórum norte-americano Two Plus Two.