Poker Pode Prevenir Alzheimer

Por: 09/10/2010

Segundo o Dr. Cummings, o maior risco de desenvolver Alzheimer é representado por um estilo de vida sedentário, sem atividades mentais.

Ele diz que atividades que estimulam o cérebro podem ajudar a reduzir a ocorrência de Alzheimer, e aponta um estudo realizado na França em 2009, que mostra que jogar poker ou qualquer outro jogo de cartas pelo menos duas vezes por semana pode reduzir em até 50% a chance de qualquer tipo de demência.

No estudo em questão, 5,000 idosos participaram de vários jogos mentais, incluindo o poker. De todos estes jogos, o poker foi um dos mais efetivos em combater o Alzheimer e outras formas de demência.

“Use ou perca (sua mente),” disse o Dr. John Powell, co-autor do estudo.

“Nós temos uma idéia social do que consiste a aposentadoria e precisamos reexaminar esta idéia,” disse Cummings. “A extensão dos dados que temos sobre a demência é de que uma pessoa que ainda é capaz de trabalhar, que é mentalmente estimulada, tem mais chances de continuar assim, do ponto de vista cognitivo.”

Até 2006, 26.6 milhões de pessoas foram afetadas por Alzheimer no mundo todo. Até 2050, estima-se que  1 em cada 85 pessoas terão a doença, que é caracterizada por confusão, perda de memória de longo prazo e outros sintomas de demência.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker