Poker Cheater Ganha Prêmio de Pior Malware do Ano

Por: 07/03/2016

Em clima de Oscar, empresa de segurança indica Poker Cheater como um dos quatro piores malwares de 2015

cyber crime

Aproveitando o clima do Oscar em Hollywood a empresa de segurança Eset “premiou” os malwares de maior destaque do ano de 2015.

Os softwares malditos foram divididos em 4 categorias que fazem uma analogia as usadas no prêmio da academia de cinema. Foram elas Pior Enredo, Efeitos Visuais, Figurino e Pior Roteiro.

Se você está se perguntando porque está lendo sobre isso em um site de poker, o motivo é que um vírus que afeta jogadores de poker online foi selecionado como um dos piores do ano.

Ativo desde março de 2015, o malware Poker Cheater venceu na categoria Pior Enredo por atingir diretamente os jogadores de duas salas muito populares. Como alvos específicos o vírus com o nome técnico Win32 / Spy.Odlanor buscava clientes do Full Tilt Poker e do PokerStars.

O software entrava nos computadores junto com outros programas oficiais relacionados ao jogo como bancos de dados de jogadores ou calculadoras de poker, de fontes aparentemente idôneas. Quando devidamente instalado o malware tirava screenshots da tela do usuário e enviava para um computador remoto de onde o hacker poderia rastrear o ID do infectado, sentar-se em uma mesa com ele e jogar com extrema vantagem já que estava vendo suas cartas.

Num segundo momento o código do Poker Cheater foi aprimorado e ele chegou a ser capaz de roubar dados e senhas salvas em vários navegadores.

Confira abaixo os outros malwares que foram selecionados junto ao Poker Cheater como os piores do ano:

Piores Efeitos Visuais – BlackEnergy

Os resultados deste código puderam ser vistos por diversas casas ucranianas no mês de dezembro do último ano, onde várias localidades sofreram com a falta de energia elétrica. O método usado era bem simples e consistia no envio de um e-mail infectado com uma macro para pessoas que trabalhavam na companhia de eletricidade. Caso o alvo clicasse no link enganoso uma versão do BlackEnergy podia ser instalado em seu computador dando acesso remoto a máquina.

Pior Figurino – Android/Clicker

O recentemente descoberto malware tem a capacidade de se passar por jogos ou aplicativos presentes na loja oficial do sistema Android, a Google Play. Sempre mudando de disfarce o Android/Clicker engana os usuários que acabam por instalá-lo pensando que estão adicionando outro app a seu aparelho.

Uma vez instalado o programa começa a gerar falsos cliques em sites pornográficos para incrementar receita para os seus operadores, roubando anunciantes e prejudicando plataformas de publicidade.

Pior Roteiro – Corkow

Corkow foi um trojan voltado para atividades bancárias que funcionou por apenas 14 minutos mas foi capaz de fazer um movimento financeiro na ordem de 200 milhões de dólares. Felizmente o código não funcionou plenamente devido a falhas estruturais.

Logo que terminasse sua função o programa executava um comando para limpar-se do sistema infectado e remover todos os traços de suas atividades.

Apesar do tom de humor do evento o assunto deve tratado com muita seriedade já que os prejuízos gerados são muito reais e nenhuma marca gostaria de ver seu nome atrelado a esse tipo de falha.

 

Curta a página do MaisEV no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

QUER VENCER NO POKER? A LOJA MAISEV TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA APRENDER!


Veja mais:

Salas de Poker