Filmes de Poker: A Mesa do Diabo (The Cincinnati Kid, 1965)

Por: 11/04/2014

Poucos filmes de poker realmente têm o jogo como tema, por isso, para quase todos os jogadores, Cartas na Mesa (Rounders) é o que melhor se encaixa no assunto. Para todos os outros, o melhor filme a retratar o poker é A Mesa do Diabo (The Cincinnati Kid), de 1965.

Na trama, Eric “The Kid” Stoner (Steven McQueen) é um jovem considerado por muitos como a mais nova promessa do poker, sendo quase insuperável na modalidade 5 card stud.

Mas para ser o maioral, ele precisa derrotar o verdadeiro melhor jogador, o veterano Lancey Howard (Edward G. Robinson), um homem já com seus 60 anos que conquistou respeito nos círculos de jogadores por ter derrotado todos que enfrentou.

Mesmo sendo um filme de praticamente 50 anos atrás, a história de A Mesa do Diabo é conhecida de todos os que acompanham os jogos high stakes do Full Tilt.

Como não lembrar dos anos de 2008 e 2009, quando o mais novo fenômeno do poker online, Viktor “Isildur1” Blom surgiu derrotando todos que encontrava em seu caminho, até chegar ao grande nome da época, Tom “durrrr” Dwan?

Comprovando o ditado “a vida imita a arte”, Blom colocou suas habilidades à prova contra Tom Dwan e assim como em A Mesa do Diabo, a disputa entre os dois foi a grande atração dos amantes do poker.

Além de sua excelente produção e atuações, um dos maiores méritos de A Mesa do Diabo é dar ao poker o respeito que merece. Em nenhum momento é tratado como jogo de azar, pois o roteiro deixa óbvio que apenas os jogadores mais habilidosos podem vencer. E isso é demonstrado de uma maneira simples mas eficaz, através dos comentários dos jogadores que observam a épica partida entre The Kid e Lancey Howard.

Da mesma forma, os jogadores não são tratados como trapaceiros inveterados como em Jogo de Emoções, mas como homens talentosos e respeitados.

Na vida real, Viktor Blom acabou derrotado em seu primeiro embate contra o então maioral Tom Dwan. Se você quiser saber se isso também aconteceu no filme, terá que assistir A Mesa do Diabo.

A Mesa do Diabo

                                                                         Os railbirds do poker nos anos 1960

 

A Loja MaisEV tem tudo o que você precisa para melhorar seu poker!

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker