André Akkari Ensinará Poker na Universidade de Campinas

Por: 29/05/2013

Jogador profissional, empresário e agora professor universitário. Esse é o currículo de André Akkari, que ensinará poker no curso de Ciências do Esporte, na Universidade de Campinas.

A novidade foi anunciada pelo próprio Akkari, ontem no Twitter.


A disciplina se chamará Fundamentos do Poker, e é iniciativa de Cristiano Torezzan, professor assistente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, e além de Akkari também terá Igor “Federal” Trafane como professor convidado.

As aulas terão início já no segundo semestre de 2013, com o objetivo de “compreender o poker como um jogo de estratégia baseado em tomadas de decisão e estudo de padrões comportamentais; estudar os principais fundamentos matemáticos que estão na base das decisões no jogo de poker e suas aplicações em situações cotidianas fora do jogo; e discutir o desenvolvimento do poker como esporte no Brasil e no mundo,” segundo a página oficial do curso.

Além dos métodos de avaliação tradicionais, os alunos do curso também deverão participar de torneios em um home game no PokerStars, necessitando de 10 pontos no ranking interno para serem aprovados.

Veja abaixo a ementa da disciplina:

  • Básico: modalidades de poker e seus mitos. Regras do Poker Texas Hold’em e desenvolvimento do jogo como esporte.
  • Fundamentos matemáticos do poker: probabilidades, valor esperado, odds, odds implícitos, noções de toria de jogos, equilíbrio de Nash no poker, variância, gerenciamento de risco e modelos de tomada de decisão.
  • Fundamentos estratégicos do poker: posição, classificação de mãos, análise do flop, evolução.
  • Aspectos avançados: poker profissional, gerenciamento de bankroll, metagame, volume x roi, análise de mãos.
Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker