Phil Ivey

Por: 02/10/2013

Se no futebol há Pelé, no basquete Michael Jordan, e no boxe Muhhamed Ali, o grande nome do poker é Phil Ivey.

Nascido em fevereiro de 1976, na Califórnia, Ivey mudou-se com a família logo aos três meses de idade para New Jersey. Aos 17 anos, enquanto trabalhava em uma empresa de telemarketing, pegava o ônibus para Atlantic City nos finais de semana e utilizava uma identidade falsa para entrar nos cassinos e jogar poker.

Seu primeiro bracelete foi conquistado na WSOP do ano 2000. Desde então ele faturou outros oito, sendo três deles em 2002, empatando o recorde de braceletes conquistados em uma única edição da WSOP. Suas vitórias foram em todas as variantes do poker, exceto a mais popular, o No-Limit Hold’em – o que não significa que o jogo também não seja uma especialidade de Ivey, já que ele  tem 9 mesas finais de etapas WPT no currículo, e um título conquistado, justamente de No-Limit Hold’em.

Phil Ivey também é muito respeitado nos jogos online. Jogador frequente dos “nosebleeds” do Full Tilt, Ivey travou batalhas épicas contra Tom “durrr” Dwan, Patrik Antonious, Gus Hansen e Viktor “Isildur1” Blom. Até 2011, Ivey havia faturado quase US$ 20 milhões nos highstakes online, sendo o maior vencedor até hoje nos jogos virtuais.

Ele também frequenta os jogos mais caros de Las Vegas, e junto a outros jogadores fez parte da “Corporação”, que no início dos anos 2000 enfrentou o banqueiro Andy Beal. Durante três dias, Ivey faturou mais de US$ 16 milhões, sendo um dos responsáveis pela vitória do grupo de profissionais contra o banqueiro.

Em 2011, ele negou-se a participar do WSOP como forma de protesto por conta da recente Black Friday que congelou saldos de jogadores, principalmente no Full Tilt Poker, sala em que era um dos principais embaixadores.

Atualmente, Phil Ivey é visto com frequência jogando os high stakes do Full Tilt com o screenname de “Polarizing”, e mais raramente também pode ser visto no PokerStars sob o nick de “RaiseOnce”.

Famoso por seu olhar congelado, sem emoções em uma mesa de poker, Ivey tornou-se um meme famoso quando em uma mão jogada no programa televisivo Ful Tilt Poker After Dark, Jennifer Tilly perde uma boa oportunidade de extrair valor com um full house contra Patrik Antonious. Seu olhar incrédulo varreu a internet, e ainda hoje é usado para demonstrar surpresa.

Com 37 anos, é seguro afirmar que o lugar de Phil Ivey no Hall da Fama do Poker é somente uma questão de tempo até ele completar 40 anos, idade mínima para ser agraciado com o reconhecimento. Também é seguro afirmar que a reação de Ivey deverá ser aquela a que já estamos acostumados: sem euforia, com um olhar fixo e aparentemente desinteressado.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker