Phil Hellmuth

Por: 08/01/2014

Phil Hellmuth é conhecido por dois aspectos: é tido como um dos melhores jogadores de torneios do mundo, e tem, sem sobra de dúvidas, o maior ego do poker, sendo notórios seus tilts históricos.

Batizado como Phillip Jerome Hellmuth J.r, ele é o mais velho de uma família de cinco filhos. Americano, nasceu em Madison, Wisconsin, em 1964. Seu pai era reitor de uma faculdade da região, e sua mãe escultora.

O poker chegou à sua vida através de sua vó, a quem Phil dedica um de seus livros. Mais tarde, já na faculdade, Phil descobriu uma mesa que ocorria com frequência na região, e virou regular do jogo.

hellmuthUma médium, que tinha a fama de ver anjos e auras ficou amiga da mãe de Phil, e previu seu sucesso aos 17 anos: “Essa senhora participou de uma conferência em Madison, e tornou-se amiga de minha mãe. Ela estava na nossa casa e ficamos empolgados com a possibilidade dela ler nossas mãos. Na minha vez ela ficou azulada, assustada, e disse que eu seria extremamente famoso. Não falou nada relativo à fama para meus irmãos”, comenta Phil.

Com uma adolescência difícil, a “previsão” da médium serviu como estímulo: “Eu era um perdedor na escola. Não tinha muito traquejo social, tinha muitas espinhas e não tinha amigos. Além disso, não tirava notas altas. Tinha uma média B, o que era bem comum, mas horrível na minha família, já que todos meus irmãos tiravam A. Sentia-me mal com isso. Eu sempre tive essa sensação de que tinha algum talento especial, e essa previsão impulsionou esse sentimento”. Seja como for, o chute ou previsão da médium mostrou-se acertada logo depois.

Phil ainda cursava a faculdade quando começou a ter sucesso nos jogos da região, e decidiu trancar sua matrícula para se dedicar exclusivamente ao poker. Sua história na WSOP começa em 1988, com a mesa final em um evento de Seven-Card Stud High-Low, no qual ele terminou em quinto lugar.

E no ano seguinte ocorreria sua maior glória: o título do Main Event da WSOP, ao derrotar no heads-up o lendário Johnny Chan, que lutava pelo tri-campeonato consecutivo. Além do prêmio de US$ 755 mil, Phil tonava-se o mais jovem vencedor do Main Event, aos 24 anos, uma marca que perduraria até 2008 com o título de Peter Eastgate.

Outro ano especial foi em 1993, com outro feito marcante. Foram três braceletes conquistados, em três dias seguidos. A esta altura, Phil Hellmuth já era visto como um dos melhores jogadores de torneios do mundo.

Nos anos 2000, com o boom do poker e sua internacionalização, e com a phil-hellmuth-13-291055presença de torneios de poker cada vez mais frequentes na TV, Phil Hellmuth ficou ainda mais conhecido. Seu comportamento arrogante e prepotente, e seus acessos de fúria ao ver sua mão derrotada, coube como uma luva  nessa nova era do poker. As pessoas passaram a assistir poker na televisão muito por conta de Phil Hellmuth, seja para dar risada dos seus acessos de tilt, torcer contra ou até a favor.

“É difícil controlar meu temperamento à mesa, parece ser o meu ‘calcanhar de Aquiles’*. As pessoas enxergam a minha personalidade como me veem na TV, e a TV adora meu calcanhar de Aquiles. Mas, se não fosse isso, talvez eu não fosse tão rico e famoso. Meu calcanhar de Aquiles é, no final das contas, meu aliado. Tenho muito orgulho da pessoa que sou”, diz Phil sobre o lado positivo e negativo de seus acessos de fúria.

Como uma imagem vale por mil palavras, a coleção de tilts de Phil Hellmuth é famosa na internet, e pode ser vista no vídeo abaixo.

De qualquer forma, com o recorde de 13 braceletes da WSOP conquistados e mais de US$ 17 milhões faturados durante a carreira, Phil Hellmuth faz parte do “Hall da Fama” do poker, é uma figura que não se deseja encontrar em um torneio de poker. Seja por sua notória habilidade no jogo, ou pela sua boca grande.

*A expressão “calcanhar de Aquiles” refere-se ao mito grego, no qual Aquiles seria invulnerável em todo seu corpo, exceto no seu calcanhar, sendo este o seu ponto fraco.

 

Phill Hellmuth escreveu o prefácio do livro Kill Phill, que você encontra na Loja MaisEV.


Veja mais:

Salas de Poker