Reciprocidade: A Causa do Lucro no Poker – Parte 5: Tilt

Por: 13/07/2010

em home games que eram quase sempre loose e descuidados.

Tudo o que eu tinha que fazer para ganhar era jogar tight o que eu aprendi a fazer. O problema era, eu também aprendi a tiltar.

Eu era um grande tiltador. Eu conhecia todos os tipos de tilt. Eu podia tiltar estourado, tiltar lentamente, tiltar muito loose, tiltar muito tight, tiltar muito agressivo, tiltar muito passivo, tiltar jogando muito alto, tiltar jogando muito tempo, tiltar jogando cansado, tiltar autoritário, tiltar irritado, tiltar injustiçado, tiltar frustrado, tiltar desastrado, tiltar vingativo, tiltar sem dinheiro, tiltar com muito dinheiro, tiltar envergonhado, tiltar distraído, tiltar assustado, tiltar com inveja, tilt esta-é-a-pior-pizza-que-já-comi, tilt acabei-de-mostrar-um-blefe, e é claro, os clássicos: tilt preciso-ficar-even, e tenho-pouco-para-perder-esse-dinheiro, também conhecido como tilt de demolição.

Eu tiltava, e depois olhava para os meus tilts, e eu começava a ver ciclos, e ciclos dentro de ciclos, e em pouco tempo, eu comecei a ver todo o meu futuro no poker como um incessante flutuação entre tight e tilt. Eu imaginei que se um dia quebrasse no poker, não seria porque o meu melhor não era bom o suficiente para me manter vencendo. Seria porque o meu pior era ruim o suficiente para me afundar.

Um grande dia na minha carreira foi quando eu percebi que amanhã eu ainda seria um tiltador. Que não haveria solução rápida. Que qualquer melhorar que eu fizesse seria gradual. Eu percebi que eu se eu pudesse de alguma forma colocar períodos progressivamente maiores entre meus tilts, e que se eu de alguma forma pudesse progressivamente fazer com que eles não fossem tão ruins quanto os últimos, então eu teria algum vento sob minhas asas, e quando isso acontecesse, eu voaria indefinidamente. Menos freqüente, menos severo. É isso que eu vivia repetindo para mim mesmo.

Já são quinze anos e trinta mil horas de poker mais tarde. Nesse tempo eu me concentrei, e meus pensamentos…

Em Tilt

O tilt tem muitas causas e tipos, mas apenas um efeito. Ele nos faz jogar mal. Ele nos faz fazer coisas que não faríamos se tivéssemos no nosso melhor. E é assim que quero defini-lo, exatamente assim. O tilt é um desvio do nosso A-game e nossa A-mentalidade, não importa quão pequeno.

Há duas razões para definir o tilt desta maneira. Uma é a padronização. Todos os A-games são idênticos. Qualquer um que estão jogando seu A-game faz as melhores decisões que sabe fazer, e sua mente está o melhor que pode. Isso que é um A-game. É o nosso melhor. E todos nós o temos. Então definindo o tilt de cima para baixo, nós podemos desenhar uma linha para qualquer jogador que claramente divide o tilt do seu não-tilt.

A outra razão é que não estamos apenas jogando palavras aqui. Nós as estamos usando com pás para cavar por ouro. E ao usar a palavra tilt para focar no nosso melhor, ao invés do pior, nós acertamos um veio. O tilt é o não A-game. Tilt é qualquer coisa além do seu máximo. Tilt é o sub-otimizado. Definindo o tilt dessa forma, todos tiltam. É só uma maneira de com que freqüência, que durão, e quão mal.

E nós chegamos nas três dimensões do tilt. Freqüência, duração e profundidade. Com que freqüência você se desvia do seu A-game? Quanto tempo isso dura? E quão longe do seu A-game você vai? Reveja estas questões.

O tilt tem tudo a ver com você. Se você pensa que deveria ter parado de jogar mais cedo, ou se pensa que deveria ter jogado em limites diferentes, ou se pensa que fez um call ruim, então você tiltou. Só você tem como saber disso.

Reciprocidade de tilt é o seu desvio contra o desvio dos outros. Reciprocidade de tilt reconhece que qualquer redução, por menor que seja, em freqüências, durações e profundidades sempre terão um efeito favorável na diferença entre o seu tilt e o dos oponentes, dessa forma ganhando uma vantagem recíproca imediata. Para ganhar dinheiro com tilt, você não precisa nunca tiltar. Mas você precisa tiltar menos.

Quer mais Tommy? Seu livro, Elements of Poker, contém os melhores conselhos em seu estilo distinto. Compre no Amazon.com ou diretamente em seu website com dedicatórias personalizadas em TommyAngelo.com. Você também pode ler todos os artigos antigos de Tommy em seu blog.


Veja mais:

Salas de Poker