O Conceito de Reverse Implied Odds

Por: 04/09/2010

Segundo o livro Teoria do Poker, pg. 59, por David Sklansky:

“Em resumo, você está numa situação de RIO quando tem pouco a ganhar e muito a perder. Você não está certo de onde está na mão, tem pouca chance de melhorar, um call pode te comprometer na mão e seu oponente controla o fluxo da mão.”

Como reconheer e evitar situações de RIO?

Às vezes é difícil evitar e reconhecer imediatamente situações de Reverse Implied Odds. Elas frequentemente começam com um call nas primeiras rodadas, normalmente com uma mão dominada. Se você vê que estará normalmente pagando ao invés de apostando, está é uma boa indicação de que está em uma situação de RIO. Quando tomar decisões em rodadas iniciais, você precisa pensar sobre se estará ou não em uma situação de Reverse Implied Odds.

Full Tilt Poker
No Limit Holdem Ring game
Blinds: $.25/$.50

Stack sizes:
UTG: $45.55
UTG+1: $20.87
Hero: $65.50
Button: $15.50
SB: $47.75
BB: $35.85


Pre-flop: (6 players) Hero is CO with A J

UTG raises to $2.5, 1 folds, Hero calls $2.5 , 3 folds.

Flop: A 7 2 ($5.50, 2 players)

UTG Bets $4, Hero calls $4.

Aqui nós temos o começo de uma situação de RIO. A força da mão do Hero é relativamente desconhecida. Ele pagou uma aposta em posição com uma mão dominada, viu o flop e acertou. O vilão aposta e o hero apenas paga.

Turn: 3

UTG bets $10, Hero ?

Aqui é onde a verdadeira Reverse Implied Odds começa. Neste ponto o Hero ainda não tem idéia da força relativa da sua mão, seu oponente ainda pode desistir no river se estiver derrotado, ele tem pouca chance de melhorar e se isso acontecer ele ainda pode ser derrotado, e um call aqui te compromete no river.


Artigo originalmente publicado no forum norte-americano Two Plus Two.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker