Não Superestime Seus Implied Odds

Por: 21/10/2009

Stacks de 100BB em limite X

Você tem 6 7 no BB.

UTG abre para 5BB, Button e SB pagam, e você paga no BB.

Flop 2 8 K (20.5BB)

Chega em check até o UTG que aposta 20, e em fold até você. Você paga/ aumenta/ desiste?

Quando chega até você o pote é de 40.5BB e você tem que pagar 20BB. De acordo com os pot odds você deve desistir, tendo 2-1 em um tiro de 5-1. Mas muitos jogadores pagam e se justificam dizendo que tem implied odds para que seja lucrativo pagar.
Mas eles realmente pensam sobre isso? Quão grandes, exatamente, são seus implied odds? Essa é a parte complicada. Isso depende de muitas coisas, mas o mais importante são as tendências dos oponentes.

Vamos analisar.

Vamos considerar nesse exemplo que se acertarmos sempre teremos a melhor mão e nunca seremos derrotados – o que não é verdade, mas nós precisamos assumir isso para nesse exemplo.
Vamos acertar uma das nossas 9 outs, 9/47 vezes. Ou, aproximadamente 20% do tempo.

Então vamos dizer que 1 em cada 5 vezes que pagamos a aposta, ganhamos a mão.

Isso significa que 4 vezes perdemos 20BB e 1 vez ganhamos 40.5BB + implied odds…

Assim, nosso lucro …

x = valor de implied odds

P = .8 (-20) .2 (40,5 x)

x é um valor tão volátil (depende de muitos fatores) que devemos encontrar o ponto de equilíbrio para nos ajudar a descobrir o valor aproximado que precisamos, em média.

Assim, a solução para quando o lucro x = 0 (breakeven) …

0 = -16 .2 x 8,1
-. 2x = -7,9
x = 39,5

Assim, precisamos, em média, extrair exatamente 39.5BB do nosso adversário a cada vez que acertarmos.
Considerando os tamanhos do stack no nosso exemplo, o pote terá 60BB depois que você pagar e não haverá 75BB para trás em cada stack. Fora dos 75BB em seu stack, é preciso extrair quase 40BB APENAS PARA FICAR BREAK EVEN. Precisamos fazer isso toda vez que acertarmos (em média).

Será muito claro para o nosso adversário que uma FD está no nosso range, e que, se apostarmos quando acertamos, ele pode não pagar freqüência suficiente para que nosso call inicial seja rentável.

Contra muitos jogadores não-pensantes (e mesmo muitos jogadores que pensam) normalmente poderemos fazer isso porque o pote é grande. Mas e se o stacks efetivos forem menores? Mesmo um pouco? E se os stacks foram muito maiores? E se nós removemos nosso pressuposto que vamos ganhar sempre, e incluir a% das vezes que seremos derrotados ou já estamos trás quando acertamos a nossa mão?

Essa é uma situação marginal no flop. Se acertarmos nossa mão, precisamos extrair mais da metade de seu stack cada vez que acertamos ou pagar será ruim. Precisamos usar nosso julgamento para determinar isso, mas se superestimarmos nossos implied odds, podemos estar fazendo calls o tempo, sem nem sequer saber disso.

Às vezes é ok largar um flush draw. Não superestime o valor das suas implied odds.

Este artigo foi originalmente postado no fórum estadunidense Two Plus Two e traduzido pela equipe do site Teorias do Poker.

 

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker