Modalidades Pouco Exploradas: Dicas Para Iniciantes em Omaha Hi/Lo

Por: 09/06/2011

Ou seja o “hold´em” é uma estrutura de jogo usada para um dos tipos do jogo, o Texas. É a estrutura do jogo igualmente usada para o Omaha, que na verdade seria “Omaha Hold´em” mas é chamado apenas Omaha, dividido em Omaha hi (high) ou Omaha Hi-lo (high-low).

Apesar de pertencerem à mesma “categoria”, as diferenças para ser vencedor neles é imensa, e este é o principal erro dos jogadores principiantes que tentam jogar tais modalidades de forma igual ou muito parecida, o que pode causar verdadeiros desastres!

Nos jogos de Omaha, para se atingir o objetivo do lucro, é necessário enfrentar mais situações limítrofes (mais riscos) e, consequentemente, maior variância.

Trata-se de explorar pequenas vantagens (edge), e se envolver em “spots” nos quais a relação entre as mãos muitas vezes gira em torno de 55%/45% ou 60%/40%.

Obviamente, o que pode parecer irrisório no curto prazo representa uma larga vantagem no longo prazo e, portanto, deve ser aproveitada. Jogadores excepcionais aumentam suas margens de favoritismo valendo-se de pequenos detalhes, como por exemplo: conseguindo cartas grátis no turn, protegendo ou não seus big blinds, não tendo medo de apostar por valor no river (onde jogadores mais temerosos optariam pelo check), dando check em jogos fortes no turn para induzir blefes no river, quando jogando em posição, etc.

Mas o foco deste artigo é especificamente a modalidade Omaha Hi/Lo, então vamos a ela.

O Omaha Hi/Lo usa o sistema ‘Ace to Five’ ou ‘California’ para classificar as mãos baixas. Se não houver nenhuma mão baixa qualificada, a mão alta ganha o pote inteiro.

Os straights e os flushes não contam contra uma mão, e os Ases são sempre baixos, por isso a melhor mão possível é uma “wheel”: 5, 4, 3, 2, A. Para ajudar a compreender as classificações das mãos baixas, os seguintes exemplos que qualificam mãos baixas são classificados a partir da menos potente (a nº 1 raramente ganhará a metade mais baixa do pote) até a mais potente (nº 10, the nuts):

1. 8, 7, 6, 5, 4

2. 8, 7, 6, 5, 3

3. 8, 6, 4, 2, A

4. 8, 4, 3, 2, A

5. 7, 6, 5, 4, 2

6. 7, 6, 5, 2, A

7. 7, 5, 4, 3, 2

8. 6, 5, 4, 3, 2

9. 6, 4, 3, 2, A

10. 5, 4, 3, 2, A

Tenha em conta que a mão mais baixa é sempre qualificada da sua carta mais alta para baixo. Ou seja, a mão nº 9 é conhecida como ‘Six-low’ porque a sua carta mais alta é um Seis. A mão nº 5 é um ‘Seven-low’, e a Mão nº 1 é um ‘Eight-low’.  No gíria do poker, distinguem-se as mão baixas próximas indo mais abaixo nas suas colocações, portanto a mão nº 9 seria chamada ‘Six-Four low’ que bate a mão nº 8, um “Six-Five low”.

Lembre-se também que os straights e os flushes não contam contra a sua mão baixa (como em jogos como 2-7 triplo draw), por isso fazer uma mão qualificada baixa que também seja um straight ou um flush é uma mão muito potente, que venceria tanto a metade hi como a parte low do pote. A isso se chama um ‘scoop’.

Deixo aqui algumas dicas e outros erros comuns de jogadores que estão começando nesse jogo e devem ser evitados:

1- Omaha hi-lo é um jogo no qual, mais do que em outras modalidades você, precisa sempre buscar o jogo máximo possível (NUTS), pois, caso esteja perseguindo com frequência os segundos ou terceiros melhores jogos (flush com K high ou Q high, por exemplo) certamente irá perder muito dinheiro no longo prazo na medida em que seus adversários estarão “drawing” apenas para o A high flush, por exemplo.

Por isso mãos double suited ganham muita equidade se comparadas com mãos offsuited e, dessa forma, dê preferência a mãos com Ax suited que buscarão o possível flush com A pré-flop. Uma dica: NÃO PAGUE por pedidas no flop que não sejam draws para o jogo máximo (flush draw nuts, straight máximo, ou a melhor pedida para ganhar o low no turn e river).

Na prática uma mão que aparentemente seria boa, como A2K9, perde muito do seu valor por não contar com nada suited e não ter também grande perspectivas de ganhar a metade do Hi pot.

2- Supervalorização do A2xx

Muitos jogadores olham suas cartas e, ao ver A-2, eles imediatamente agradecem e saem aplicando um raise pré-flop. Por muitas razões isso é bem errado, pois:

– para uma mão ser qualificada para o low, é preciso de mais 3 cartas no board abaixo do 8.

– se, além das 3 cartas menores que 8, vierem no board mais um A ou 2, a sua mão será “counterfeited” e você não mais terá o “nut low”.

– E o principal motivo é que, em muitos casos, nos quais você tiver A2J10 e realmente conseguir o nut low após o river por ex. no board (357K9), além de não ter nada para concorrer ao pote Hi, poderá ser “quarted” (quando você só leva 25% das fichas ao perder o pot hi e dividir o low pot), quando outro oponente também tiver A2 em sua mão.

A lição que fica: não se empolgue com qualquer mão que contenha A-2, ao menos que venha acompanhada de mais duas cartas que lhe garantam levar também o pot Hi assim como: AA2Q (caso trinque o A ou seu AA seja suficiente após o river) ou AKQ2 (com straight máximos) ou mesmo mãos double suited que te possibilitem puxar o pot Hi com flush como : A2K3.

3- jogue com mãos que te possibilitem o SCOOPING

Scooping é a palavra que define as vezes em que você ganha as duas metades do pot (Hi e Low), logo as mãos ideais são as que possibilitam sua disputa pelo pot Low E pot Hi. Exemplo :

– AA2x , A23K (DS) , KKA3(DS) , AKJ2 (DS) , A244 , A288 .

– Surpreso ao ver A288 nesse range de mãos boas? Sim, é isso mesmo! Apesar desse 88 não ajudar muito para o ganho do pot low exceto em raras ocasiões, quando confrontar mãos como A244 ou A256, o seu A288 tem muita vantagem na disputa pelo pot Hi em diversos flops como: 8 7 2, 7 7 3 ou 10 8 3. Sendo assim, você já terá uma mão MAIS SÓLIDA EM COMPARAÇÃO AS CITADAS ANTES para concorrer ao High pot.

4- Cautela com mãos boas para High

Mãos do tipo KKQ10, AAKJ, J1098 e QJ109 são jogáveis quando estiver num pot sem raises e que não tomem uma proporção que te deixe pot-commited. Note que esse é um perigo grande em mãos como:

Você tem KK JA e o flop traz: K 85 (ou similares). Nesse caso, é importante notar que, apesar de você ter a trinca máxima, deve jogar de forma cautelosa pois o board trouxe uma pedida de flush que não serve para você, pedida de sequências caso um 6 ou 7 apareça até o river e, o que é pior, muitas cartas que possibilitam a divisão do pot entre Hi e Lo (7,6,4,3,2,A) no turn ou river.

Assim, sua mão é EXTREMAMENTE VULNERÁVEL e deve ser FOLDADA caso se depare com muita ação demonstrada por raises e reraises!


Veja mais:

Salas de Poker