Liberte Sua Mente

Por: 23/11/2010

E o que isso tem a ver com poker? O poker se assemelha à vida em diversos aspectos, entre eles a necessidade que o ser humano tem de possuir verdades absolutas. Um exemplo disso é a tríade futebol, política e religião. A maioria das pessoas não aceita em hipótese alguma que seu time, sua religião e sua escolha política estejam erradas e em situações extremas, chega a agressão pra defender suas idéias.

O poker não é diferente. Desde que comecei a entender de poker, existe uma maneira certa de jogar e ela não é a mesma desde então. Já se usou min raise, já se condenou min raise, voltou a se usar min raise. A única semelhança é que quem não se adapta a essa maneira certa é donkey. Como tal merece ser condenado a perder $$ e ter o adesivo de burro colado na testa, mesmo quando esse jogador é claramente vencedor no longo prazo.

Uma maneira é certa de jogar até que alguém demonstre que existe outra maneira melhor e assim sucessivamente. Mais especificamente em torneios, passamos por uma fase pré harrington, onde era comum se aumentar até 5x pré flop. Uma fase harrington onde a sobrevivência no torneio era levada mais em consideração e havia mais jogo pós flop e uma fase pós harrington que é a atual, onde o jogo, principalmente em late game é jogado quase que pré flop apenas e constantemente se utiliza min raise ou min 3bet.

O que é interessante notar é que, principalmente na fase harrington e na fase pós harrington, qualquer jogada que fuja do padrão era de logo condenado e qualquer jogador que desse min raise no harrington ou der 3x nessa fase atual, era taxado de donkey, mesmo sendo vencedor.

Eu dei toda essa volta pra chegar na atual verdade absoluta: não se pode abrir raise e depois dar fold com X big blinds. Essa jogada atualmente é passível de pena de morte e mesmo assim vejo jogadores que batem com tranquilidade o field que jogam utilizando essa jogada. Eu espero que você leitor não se junte ao coro de fanáticos e não critique antes de abrir sua mente (free your mind) e tentar entender o porque um jogador que é vencedor faz isso.

Eu ouvi absurdos sobre jogadores com resultados sólidos, do tipo; “Qualquer jogador mediano bate esse field de torneio” “Ah, ele é um donkey runnando hot” e coisas do tipo. Não se junte a esse coro, porque provavelmente em um futuro muito próximo esses jogadores estarão condenando quem abre raise com a intenção de pagar 3bet all in com 15bb´s. Esses jogadores são os mesmos que há 2 anos atrás condenavam quem dava min raise.

Free your mind e esteja um passo a frente dos seus adversários.

Um abraço e até o próximo artigo!

 


Veja mais:

Salas de Poker