Estratégia Básica Para Rush Poker

Por: 15/09/2010

Para acelerar ainda mais o jogo, não é necessário esperar a ação chegar até o jogador para desistir de uma mão, bastando apenas apertar o botão “Quick Fold” para ser movido para outra mesa.

A maior diferença entre os jogos comuns é que por estar sempre mudando de mesa, você não tem muitas leituras do seu oponente, então é necessário diversos ajustes, vamos a eles:

1) SEJA EXPLORÁVEL. Esta é a chave para tudo. Da mesma forma que nós não temos grandes leituras dos oponentes, eles também não tem leituras nossas. Normalmente, até mesmo os fishes entendem rapidamente (pois só estão jogando uma mesa) se nós apostarmos 1/2 do pote em cada c-bet em que não acertarmos o flop e o pote em todas as c-bets que acertarmos . Não mais. Então jogue de maneira terrivelmente explorável onde você aposta muito com mãos fortes e pouco com seus blefes e mãos fracas.

No pré-flop, nós agora podemos fazer nossos steals do button 3bb, ou até mesmo 2.5bb quando temos mãos fracas como 68s e 4bb ou até mesmo maior quando temos mãos com um bom valor. Nossas c-bets deve ser quase o pote sempre que for por valor e consideravelmente menos quando forem blefes. Dar c-bets de 1/3 do pote com o board A83r, que é super “dry” não é problema nenhum quando temos 9Ts e apostar o pote quando temos AQ é ótimo.

2)ROUBAR BLINDS. O jogo fica MUITO tight. Já que qualquer um pode apenas clicar o botão de fold e ter uma nova mão, as pessoas, inclusive o fish, tem a tendência da foldar milhões de vezes. Esta é uma verdade pré-flop, mas também é uma verdade pós-flop. Isto tornou o jogo a epítome do weak tight e nós sabemos exatamente como combater isto: roubar muitos blinds. Podemos abrir muito nosso range de SB/BTN/CO e até mesmo midlle position. Enquanto muitos vêem uma mão como Kxs ou Q7o ou qualquer que seja como um fold instantâneo no BTN, nós devemos esperar e ver se chega em fold até nós para definitivamente roubar. A maior parte do tempo as pessoas no SB e BB não estão mais na mesa e foldaram instantaneamente 10 segundos atrás. Então roube ainda mais do que o normal. Da mesma maneira, esta mentalidade weak tight parece que se estende ao flop, pois cbets ganham um impulso adicional no valor, então você deve fazer muitas c-bets lights pequenas, em posição ou não.

3)VALOR. O que é interessante é que as pessoas que estão jogando agora mesmo, parecem estar cometendo a maioria de seus erros pós-flop. Se vê tão poucos flops que quando alguém finalmente acerta um par alto no flop, simplesmente não deixam passar. Eu fiquei completamente chocado pelo montante de call downs light que vi, com relação a um jogo normal de NL25 ou NL50. O resultado, eu creio, é que second barrels de fato ganham um pouco menos de valor do que em um jogo normal, mas este pouco valor a certa altura ganha mais valor. Desde que não nos preocupemos com o equilíbrio ou metagame ou qualquer que seja o valor em double barreling contra regulares, para “equilibrar” nosso jogo e tentar ajudar a chegar à ação mais tarde, está tudo acabado.

Assim como o jogo normal, a idéia básica é sempre ir atrás de valor, valor, valor. E por causa desta mentalidade passiva, os escapes do jogo e a habilidade de jogar de maneira explorável, podemos alcançar grande valor só com pote, pote, shove mão após mão, quando fazemos TPTK ou dois pares ou qualquer coisa dependente do board. Não hesite em ir atrás de valor, mesmo se for pouco.

4) LEITURA. Infelizmente nossa leitura é reduzida, mas nós podemos ainda assim conseguir muitas boas leituras. Primeiro e mais importante é tamanho do stack. Se as pessoas não estão entrando com stack completo, elas são fish, de um jeito ou de outro, é apenas um fato. Nós podemos presumir que eles são mais loose passive do que a média e devemos ir em busca de mais valor e menos blefes contra esses jogadores. Da mesma forma, se alguém tem um stack realmente grande, geralmente é um bom jogador. Normalmente um bom regular tem algumas mesas onde ele dobrou, algumas mesas onde ele perdeu dinheiro e está com buy-in máximo, portanto é difícil dizer pelo tamanho do stack se o cara é bom… ele pode ser e apenas não ter vencido nada ainda. Entretanto agora, por causa do jogo correr tão rápido, com tantas mãos, os bons jogadores aumentam seus stacks muito rápido. Essa é a mesma idéia de conhecer o tamanho de stack “médio” de um multitabler e usar isto como um indicador. Então grandes stacks – bom, stacks pequenos – mau.

Outras boas leituras são leituras do tamanho da aposta, tais como, pessoas dando limp pré-flop, ou dando raise não-padrão do tamanho do pote do flop padrão, como minibetting ou com miniraise ou qualquer outro. O timing conta, o nome conta, etc. Vocês já sabem tudo isso, mas a questão é que antes nosso HUD nos diria que o cara é fish e perguntaríamos como lidar com o que descobrimos. Agora estamos usando tells para determinar que o cara é um fish, mais provavelmente que se encaixa no perfil padrão de um fish como loose passive que supervaloriza par alto, e então tirar vantagem disso, baseado em suas indicações limitadas. No entanto, vocês sabem que, se temos um cara que não entra com buy-in máximo e dá limp, as chances dele ser um fish loose passive são tais que não precisamos de HUD para confirmar isto.

Além disso, quando for para roubar, devemos tomar o tempo necessário para olhar para os jogadores à nossa volta, especificamente o tamanho do stack. Se tivermos dois short nos blinds, não queremos aumentar com 46s. Se tivermos dois fullstacks provavelmente devemos. Leve o tempo necessário para avaliar a situação, espere chegar em fold até você com aquelas mãos lixo, e tome a decisão de roubar ou não que será mais lucrativa do que apertar o botão de FOLD e esperar para ver AA na próxima mão.

Artigo originalmente publicado no fórum norte-americano Two Plus Two.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker