Desenvolvendo Habilidades – Parte 3: Variância e Confiança

Por: 03/09/2013

Neste artigo continuaremos falando sobre as habilidades que devemos trabalhar para ter sucesso no poker. Se você ainda não leu as duas primeiras partes, confira abaixo:

Desenvolvendo Habilidades – Parte 1: Controle do Tilt

Desenvolvendo Habilidades – Parte 2: Emoções

Variância e Confiança

Primeiro vamos falar sobre o conceito de Variância. Se você não tem ideia do que seja ou só lembra meio por cima, deve ser porque não era muito fã de matemática, hehehe. Na Estatística ou na Probabilidade, a Variância é uma medida de dispersão, e indica quão longe em geral os seus valores se encontram da média ou do valor esperado.  Eu estudei essa matéria na faculdade de Ciências Contábeis, e na época foi puxado =] ).

Então em torneios o desvio padrão é expresso em %, como por exemplo o  ROI (Retorno Sobre Investimento). Para verificar um desvio sobre uma determinada amostragem, pegamos nossos dados em comparação com os dados médios de outros sobre essa mesma amostra. Assim quanto maior  o tamanho da amostra mais corretamente podemos analisar os desvios.

Exemplo: O ROI médio dos jogadores de Sitn Go 180man no mês de dezembro de 2012 numa amostragem de 1000 torneios jogados é X%. Qual seu ROI nesse jogo, nesse período e nessa amostra?

Agora com base no ano todo de 2012 e 12.000 jogos? Com certeza esses números refletem mais a realidade, pois no longo prazo a variância é corrigida e estabilizada.

Assim, períodos break-even, grandes resultados ou downswings são diluídos num total que demonstre mais precisamente qual é o seu ganho médio real no jogo.

Obviamente em torneios as fichas que você ganha não representam o dinheiro que está ganhando. A variância em diferentes estágios do torneio irá afetar seu ROI em alguns casos mais que outros. Se você tem se saído muito bem nas FTs e chegou no top 3 varias vezes, seu lucro será maior do que se chegasse em muito mais mesas finais que por algum fator você tivesse caído em 9º, 8º e 7º lugares, pois a diferença do pagamento é muito alta.

Hoje em dia é muito comum ver acordo nas mesas finais entre os regulares, e isso é feito principalmente para amenizar um pouco a ação dessa variância.

Como a variância afeta sua confiança

Quando você está (provavelmente) se baseando pelo resultado:

Ganhou dinheiro = jogou bem

Está break-even = jogando ok

Perdeu dinheiro = jogou mal

Essas igualdades não são necessariamente corretas, os humanos tendem a ver tudo como uma causa e efeito por vários fatores, inclusive psicológicos. Se você faz um grande 4-bet bluff na bolha da mesa final do Sunday Million contra um jogador agressivo e consegue muitas fichas, fica sentindo muito bem e acredita que destruiu o oponente. Mas se essa mesma jogada infelizmente acha o vilão no topo do range e você cai na bolha, você fica se julgando como um idiota que jogou fora sua grande chance.

Isso acontece porque é difícil analisar friamente a jogada quando se está afetado pelo resultado. Temos que evitar o excesso ou a falta de confiança, a autoanálise é a chave para reconhecer onde seu nível de confiança está afetando sua jogada:

Faça autocríticas construtivas, analise seus dados no geral e não somente sobre uma única mão, revise centenas de torneios;

  • – Observe seus próprios erros independente do resultado da jogada, há muitas mãos que você ganhou, porém jogou errado, sim você também tem sorte;
  • – Procure uma opinião de terceiros sobre seu jogo, quem vê de fora percebe muito rapidamente se alguma jogada foi afetada por excesso ou falta de confiança;
  • – Fique feliz quando você joga bem, não somente quando você ganha dinheiro.  Se ainda não forrou, mas está jogando bem, então isso será recompensado em breve.

Espero vocês na quarta parte desse artigo onde falaremos sobre Motivação.

Você pode acompanhar minha rotina no twitter: @vinnycout e em meu blog: www.vinnycout.com

Agora também pode acompanhar meu Facebook: www.facebook.com/vinnycoutpoker

 

VinnyCout é jogador profissional de poker online, grinder de SnG e MTT.


Veja mais:

Salas de Poker