Como Entender e Dominar HUSNG, ou Heads-Up Sit and Go

Por: 01/08/2016

Por Upswing Poker

O que são Heads-Up Sit & Go’s, ou HUSNG? 

husng

Um Heads-Up Sit & Go – normalmente abreviado como HUSNG – é um formato de poker com dois jogadores em que o vencedor leva tudo, onde os blinds aumentam progressivamente e termina quando um jogador tem todas as fichas na mesa.

Tais jogos HUSNG podem ser jogados em três diferentes velocidades, cada uma com sua própria dinâmica:

Regular (75 big blinds, níveis de seis minutos): É o maior dos três devido aos stacks relativamente deep.

– Turbo é ligeiramente mais rápido com blinds mudando a cada três minutos.

– Hyper-turbo (25 big blinds, níveis de dois minutos) é um jogo muito mais rápido por causa dos stacks iniciais consideravelmente menores.

 

Diferente Níveis de Blinds Exigem Estratégias Diferentes

Para poder dominar um HUSNG, é crucial entender que a estratégia mais efetiva vai mudar dependendo da quantidade de big blinds (BB) que você tem.

Essa quantia pode ser categorizada em quatro diferentes níveis:

– 50+ BB

– 23-50 BB

– 11-23 BB

– 0-11 BB

Abaixo detalharemos as estratégias para esses estágios de um HUSNG, com várias tabelas que o ajudarão com os conceitos discutidos.

A seção referente a 50+BB terá uma tabela de mãos iniciais pré-flop que ilustra com quais mãos você deve abrir no button. Quando tiver com stack menor (0-23 BBB), será mais vantajoso utilizar as tabelas de push/fold, que são ranges matematicamente provados que não podem ser explorados

Se adequar a estes ranges de short stack garante que você não estará foldando demais ou shovando demais e assim você fará decisões mais lucrativas contra todos os oponentes (embora seja necessário notar que se seu oponente estiver cometendo grandes erros, a estratégia mais lucrativa será se desviar dessas tabelas de push/fold e explorá-lo de acordo.)

50+ BB

Nos estágios iniciais de um HUSNG, quando os stacks estão deep, você geralmente deve evitar potes muito grandes a menos que tenha uma mão forte. Isso porque não há necessidade de arriscar todo o seu stack em uma situação marginal quando você tem oportunidade de esperar por algo melhor considerando que os blinds são relativamente baixos.

Isso não quer dizer que você sempre deve foldar contra uma aposta a menos que você tenha a melhor mão. Boa parte de uma estratégia bem sucedida de HUSNG é ler corretamente seu oponente e se adaptar às suas ações. Por exemplo, se você perceber que o outro jogador está constantemente roubando potes de você, considere abrir seu range de call/raise para não ser tão explorado por ele.

Outro elemento chave de jogar com deep stack é aumentar do button com um range mais amplo – pelo menos 75% das mãos. Faça isso tanto para roubar o dinheiro morto que já está no pote e também para usar da vantagem da sua posição.

A tabela abaixo ilustra o que é um range de 75%  pré-flop.

husng tabela 1

Começar com um raise de 2.5x o big blind é um bom ponto de partida. Se seu oponente joga muito solto contra seus raises, diminua seu range e/ou aposte mais alto. Se seu oponente joga muito tight contra seus raises, aumente seu range e/ou diminua suas apostas para um min raise.

Você também deve apostar no flop com frequência quando ele der check (ou seja, faça uma c-bet ou continuation bet), já que seu oponente só vai acertar o board 35% das vezes e por isso desistirá frequentemente.

Lembre-se de ajustar seu jogo de acordo. Por exemplo, se seu oponente está abrindo com um range alto no botão, você pode fazer reraise (3-bet) para o punir por ser muito loose. Similarmente, se ele nunca folda para suas c-bets no flop, considere dar check behind com maior frequência quando você errar o board.

23-50 BB

Nesse estágio, os stacks ainda são deeps o suficiente para abrir e pagar com um range grande. Você deve agir de acordo com qualquer informação que ganhou da estratégia de seu oponente nas fases iniciais do jogo; se eles são notavelmente loose agressive, você deve diminuir seu range e vice-versa.

Há algumas diferenças chave quando mudar seu jogo de 50+ BB para 23-50 BB. Dado os stacks efetivos menores aqui, você deve diminuir o tamanho de seus raises pré-flop. Manter a relação do stack com o pote (stack to pot ratio, SPR) maior permitirá que você tenha mais vantagem sobre seu oponente.

Jogar com um range menor do small blind é apropriado com esse stack, assim como dar limp com algumas mãos.

11-23 BB

Nesse ponto, stacks são significativamente menores que antes e isso resulta em várias mudanças na estratégia. Quando estiver no botão, você deve  mixar seu jogo com min raises e limps.

Você ainda pode abrir com um range ligeiramente amplo já que roubar blinds é muito lucrativo aqui, mas esteja atento ao seu oponente e se ajuste apropriadamente. Se seu oponente faz 3-bet shove com muita frequência, faça mais limps e diminua seu range de raise.

Quando estiver no big blind, você deve usar os seguintes ranges de 3-Bet com stacks de 11-16 BB.

husng tabela 2

0-11 BB

Quando estiver nesse estágio, você deve ir all-in, foldar e ocasionalmente dar limp. Os stacks efetivos muito pequenos justificam estas opções.

Felizmente, esta parte do jogo já foi efetivamente resolvida e as tabelas abaixo vão garantir que você esteja da maneira mais otimizada possível. A primeira tabela ilustra os ranges corretos de shove no botão. A segunda mostra as mãos apropriadas para pagar um all-in no big blind.

husng tabela 3

Como essa tabela indica, seu range de call deve ser menor que seu range de shove. Apesar de estes ranges geralmente pareçam extremamente amplos, já foram testados repetidamente. Implementá-los no seu jogo fará maravilhas pela sua win rate!

 

Este artigo foi traduzido com autorização do site Upswingpoker, a escola de poker dos profissionais Doug “WCGRider” Polk , Ryan Fee e Matt Colletta. CLIQUE AQUI para conhecer os planos de aula e as dicas gratuitas.


Veja mais:

Salas de Poker