As Vantagens da Agressão

Por: 28/04/2009

Estou em LP com KQ. Ele aumenta para 300, com 2900 para trás e eu faço 750. Ele paga. Flop é AJx. Ele dá check e eu aposto 800 no pote de 1650. Ele vai all-in e eu largo. Ele mostra AK. Então, eu reaumentei com uma mão dominada, perdi metade do meu stack e depois pensei na boa jogada que eu fiz.

No pré-flop estou arriscando 750 para ganhar 450. Acredito que ele raramente desiste. Ao mesmo tempo, ele provavelmente não tem AA e minha interpretação do que vi foi que ele provavelmente não irá all-in com menos que AA/KK e talvez, só talvez, QQ/AK. Eu ainda posso foldar pré-flop. Ele paga, o que quer dizer que ele tem AT/AJ ou maior, 99 + e KQ. Na pior das hipóteses há duas cartas no baralho que podem me fazer perder meu stack (se ele tiver AQ/AK).

Se ele tiver duas cartas altas eu ganharei o pote 70% das vezes quando eu apostar no flop. Se ele tiver um par como JJ ou menor, eu ganharei o pote frequentemente, quando ele der check fold para uma overcard (independente se eu a tiver ou não). Ele tem AK e isso é o 30% de vezes que ele acerta (mas não é nenhuma das 2 cartas que me destroem).

Ahh, os benefícios da agressão, lindamente justaposto contra os perigos de jogar de maneira tão previsível que seu range fica aparente. Incidentalmente, 76s é provavelmente melhor para essa jogada do que KQ, mas LAGs não sabem escolher.

Se você tiver dúvidas sobre os termos utilizados neste artigo, veja nosso dicionário de termos de poker.

Este artigo foi originalmente postado no fórum estadunidense Two Plus Two e traduzido pela equipe do site Teorias do Poker.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais: