Analisando Edges em Sit & Go

Por: 10/11/2012

Antes de compartilhar minhas opiniões sobre este assunto, eu gostaria de dar um aviso rápido de que estas são apenas minhas opiniões e não estou de forma alguma dizendo como você deve jogar. Em nenhum momento você deve tratar essas opiniões como “a verdadeira resposta.” Assim, sem mais slowroll, eu gostaria de explicar minhas opiniões sobre este tema, bem como responder a uma pergunta que nunca foi abordada antes. Uma vantagem é realmente uma vantagem?

Vamos analisar um cenário comum de midle game no Sit & Go Wizard. 8-handed em 75/150 chega em fold nós no SB com stacks médios ao redor da mesa. Você tem 1500 e o BB tem 1500. Nessa mão, vamos assumir alguns fatores como sendo verdadeiros. Nós sabemos de antemão que o BB irá pagar com precisamente 20% do range (33 + A4 + + A2s KQ, Kts +), e você só pode ir all-in ou fold. Você tem 32o. Qual é sua jogada?

sng wiz

Agora vamos dar uma olhada nessa mesma situação, mas agora você é o BB que está enfrentando um shove. Vamos supor que você sabe de certeza que o SB vai all-in com 100% de suas mãos. Com o que você paga? Para o nosso exemplo, você recebe T7s. Qual é sua jogada?

sng wiz

Eu escolhi deletar alguns números porque sinceramente esta é a única coisa que muitas pessoas veem quando olham o Wizard. Push. Fold. EZ GAME. Mas você realmente sabe no que está se metendo? Vamos examinar se um edge é realmente um edge. Será que x = x?

Com 32o você empurra e o T7s paga. O edge de ambos está abaixo.

sng wiz

Humm, a mesma vantagem. Interessante. Engraçado, um edge de 0.12 tem um significado importante em $16. Cada edge de 0.12 que você ganha vai aumentar o seu ROI em 1%. ($135 do prizepool x 0.12% do total de prêmios = 16.2 centavos). Assim, se em cada jogo você encontrar 0.48 a mais de edge, seu ROI deve aumentar em 4%. Mais fácil falar do que fazer, obviamente. Você teria que aumentar seu edge em 0.48 em média para CADA jogo. Enfim, o que eu quero perguntar é se realmente é 0.12 é igual a 0.12? Parece uma pergunta boba para ser honesto. É uma garota gostosa é realmente uma gostosa? Bem, ela é até você descobrir algum segredo, coisas estranhas que ela possa ter. Aqui está o que as pessoas não veem no Wizard.

Chance de sobrevivência . Cada edge tem uma chance diferente de sobrevivência. Se você shovar 32o, com que frequência você continuará no jogo? 80% do tempo o BB dá fold e dos 20% de vezes que você for pago, vai ganhar 27,8%.

Poker Stove

Isso significa que você ainda vai estar no jogo cerca de 85,54% do tempo. Vou arredondar para 85%. Se você pagar com T7s, quantas vezes você vence um range de 100%?

Poker Stove

Vamos arredondar para 51%. Um edge de 0.12 claramente não é a mesma coisa se ​​em uma hora você sobrevive 85% do tempo e em outra apenas 51%. Algumas pessoas podem dizer que isso é compensado pelo tamanho do stack, porque quando você ganhar com T7s sempre tem 3.000 fichas, que é obviamente melhor do que 1650 (80% das vezes) quando você vai all-in do SB e o BB fold. De fato, o stack médio empurrando de shove x call é 1487 x 1519 respectivamente. Você pode trabalhar com isso, se quiser. Pagar vale 32 fichas a mais, em média. No entanto, você ficará no jogo 34% menos vezes.

Algumas pessoas podem estranhar: “Mas 3000 fichas é muito melhor do que 1650”. Sim, é verdade. Mas se você ficar com 0 fichas 49% das vezes, então isso é muito ruim. “Mas 3000 fichas podem fazer coisas que 1650 não podem”. Isso também é verdade. Mas o que acontece quando você dobrar? Você volta a foldar porque ainda tem 7 pessoas.

Alguns jogadores de SNG ficam obcecados em aproveitar o edge +EV, mas ignoram as consequências (ou seja – oscilações loucas de aceitar qualquer 51/49). Eles não estão pensando em todos os edges futuros em que não estarão mais no jogo para poder ganhar. O objetivo do jogo é maximizar a sua eqüidade GERAL e não em cada mão.

Vamos dar uma olhada no que o SNG Wizard está deixando escapar. Quem está indo all-in contra você? Eu diria que ele teria que ser um bom jogador para saber que está empurrando com um range amplo o suficiente para pensar em algo que não seja o call. O que torna ainda mais óbvio pagar porque você elimina sua única concorrência real na mesa e, provavelmente, terá pontos menos situações de blind vs blind empurrado em cima de você mais tarde no jogo. Vamos dizer que o SB é o Spacegravy. Como nocauteá-lo 51% das vezes vai mudar o rumo do jogo? Mas espere, quem são os outros jogadores na mesa? Ninguém pergunta essas coisas! Para o Wiz, eles são apenas “zé ninguéms” UTG e UTG +1 sem implicações futuras. Mas na vida real são pessoas reais com ranges reais e verdadeiros estilos de jogo que precisam ser observados.

Como pode 0.12 ser 0.12 em um jogo com 8 Spacegravys? Esse jogo vai ser muito diferente do que um com você, Spacegravy e 7 fishes cujos gráficos do Sharkscope parecem com rampas e escadas sem degraus. Por que arriscar um 51/49, se metade da mesa paga com o segundo par no flop? Um edge de 0.12 nem sempre é 0,12. Uma vantagem nem sempre é o que parece ser. O SNG Wiz é um foto de uma única mão e não é inteligente o suficiente para entender o futuro. O único elemento que pode fazer isso é você. Se você estiver jogando contra 8 Spacegravys, com certeza vá em frente, pague, porque eu duvido que você vai conseguir qualquer spot bom depois. Mas, com 7 fishes, você seria tolo de desistir de todos os rendimentos futuros. Em suma, não há razão para se aproveitar de  vantagem que você possa obter, porque cada edge não é criado igualmente.

Pense no que você está fazendo quando você aproveitar um edge. Se você tivesse que escolher entre push/fold/call nessas mãos, deve sempre optar por empurrar porque gera menos swings. Não variância. Swings. Variância significa desvio da média, e não acertar um 2 outter no river. Eu sempre escolheria o shove ao invés do call em early game porque eu gosto de estar por perto para pegar o dinheiro quando estou na bolha, 3 handed, e heads-up com adversários mais fracos.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker