

Luis Bertazini captura as emoções no LAPT Rio de Janeiro e nos eventos do BSOP
Luís Bertazini é um fotógrafo especializado em poker, conhecido por suas imagens icônicas do Brazilian Series of Poker e agora do Latin American Poker Tour.
Com um olhar afiado e anos de experiência, Bertazini captura momentos únicos dos jogadores em ação, revelando a tensão, a emoção e a estratégia por trás desse esporte mentalmente desafiador.
Nesta entrevista exclusiva, Luis Bertazini compartilha sua paixão pela fotografia de poker e nos conta como ele consegue criar imagens tão impactantes desse jogo fascinante.
Como você começou a fotografar poker?
Comecei a fotografar em 2009 com o BSOP, aí passei pelo circuito da Tower, pelo Master Minds, fui fotografando tudo. Mas antes eu não era fotógrafo, fiz um curso de um ano com um amigo e nesse tempo eu fiz batizado, casamento, e nesse meio tempo conheci o poker, poucos meses depois.
Qual foi a situação mais inusitada que você fotografou ou presenciou em um evento de poker?
Foi um pedido de casamento, do Carlos Mavca, na volta de um break. O salão todo parou pra ver ele ajoelhado pedindo a menina em casamento. E eles estão juntos até hoje, morando em Portugal.
E o que você mais gosta de fotografar no poker?
O que eu acho mais legal são as torcidas. Quando você tá numa mesa final e a torcida inteira lá atrás explode em uma mão, é a melhor sensação que tem, eu arrepio só de falar. Porque é a emoção dos caras, um momento único pra eles, parece até futebol.
Tem alguma torcida mais animada que a brasileira?
Com certeza não. Os argentinos são vibrantes no poker, mas na torcida são bastante comedidos, falam só um “vamo” mas sem muita comemoração. Os brasileiros cantam músicas, levam instrumento musical. Já teve mesa de BSOP que parecia carnaval.
Você procura alguma situação ou expressão específica quando vai fotografar um jogador?
Eu prefiro sempre que não esteja olhando pra foto, quanto mais espontâneo for o jogador, é melhor. Se ele percebe que está sendo fotografado, a foto sai diferente, ele estufa o peito, muda a postura, ajeita o ombro, o cabelo, o boné, aí a foto sai outra. A melhor parte da fotografia é a espontaneidade e em qualquer situação, jogando ou batendo papo na mesa.
Os organizadores dos eventos te passam alguma diretriz pras fotografias ou te deixam livre?
Como eu fotografo o BSOP há anos, já tenho um esquema definido, não precisa de um briefing. Mas como é o meu primeiro LAPT, o PokerStars me enviou uma foto pra demonstrar exatamente o que eles querem, o tipo de situação, de iluminação e etc.
E como o LAPT está voltando agora depois de anos fora do mercado, me pediram pra fazer muitas fotos do cenário, pra alimentar o marketing das próximas etapas.
Que tipo de jogador você mais gosta de fotografar, o recreativo ou o profissional?
O profissional com certeza, porque ele tá sempre focado na mesa. O recreativo termina uma mão e vai mexer no celular, fica distraído, o profissional não. Então a qualquer hora que você passar na mesa, consegue fotografá-lo.
Você fotografa outros eventos esportivos além do poker?
Já fiz futebol, motocross e até golfe. O poker é bastante parado, os jogadores ficam 12 horas sentados, mas o golfe é muito movimentado, você corre os 18 buracos duas vezes. Mas, ao mesmo tempo, é parado porque em cada buraco há vários jogadores, vai um por um até acabar e só depois vão pro próximo buraco.
O motocross é o mais dinâmico de todos, pra onde você olha tem alguma coisa diferente acontecendo, um motoqueiro saltando, outro caindo e um terceiro dando cambalhota.
Agora, outros tipos de evento, como casamento, eu só faço de jogador de poker. Eles me conhecem aqui e me contratam.
Qual evento de poker você mais gostou de fotografar?
Foi um Tower Torneos no Hard Rock Punta Cana. Além de ter sido um resort all inclusive cinco estrelas, eu consegui tirar fotos lindas lá. Tinha um rio com espelho d’agua maravilhoso, então eu pegava o Hard Rock refletindo todo na água, as fotos ficaram sensacionais.
O MaisEV agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias do mundo do poker (t.me/maisev).
Para comprar ou vender créditos de poker, sem burocracia e com segurança. Acesse a ROYALpag.com. Receba em 5 minutos.