Como revisar mãos usando o ICMIZER

Por: 10/11/2020

Confira este guia e aprenda a configurar e revisar mãos usando o ICMIZER para tomar a melhor decisão em torneios

Como revisar mãos no icmizerJogadores de sit and go e torneios já sabem que o ICMIZER é um software essencial para revisar mãos e incrementar seu jogo.

Lançado em 2011, o ICMIZER trouxe várias funções inéditas nos aplicativos da época, como a editar ranges sem qualquer tipo de limitação, podendo incluir qualquer valor.

O processo para revisar mãos no ICMIZER consiste em 2 fáceis passos:

  1. 1 – Configurar o histórico de mãos. Isso inclui configurar todas as informações que podem ser comumente encontradas em históricos de mãos: blinds, número de jogadores, ações pré-flop deles, etc. Você pode configurar isso manualmente ou carregar o histórico da mão ou de todo um torneio a partir de um arquivo. Também nesse passo, você deve selecionar corretamente o torneio e métodos de cálculo como o modelo FGS, o número de jogadores restantes no MTT ou os bounties em torneios Bounty.
  2. 2 – Quando terminar o passo um, simplesmente pressione o botão ICMIZE e deixe o ICMIZER trabalhar. Ele vai calcular a estratégia pré-flop otimizada para todos os jogadores como uma solução de equilíbrio de Nash usando um preciso algoritmo CRF+ e mostrar a tabela otimizada de push/fold para essa situação do torneio. Isso incluirá a jogada pré-flop otimizada para cada uma das 169 mãos iniciais pré-flop em potencial.

Também no passo 2, você pode mexer em todos os ranges para ver como a estratégia pré-flop otimizada muda para qualquer um dos jogadores ou usar ferramentas adicionais de análise como a função de Tabelas.

Perceba que esse primeiro passo é fácil e bem direto. Por causa disso, a primeira sessão de review de mão cobre tudo em detalhes. Então, quando revisarmos outros históricos de mãos vamos assumir que você consegue completar o primeiro passo e focar no segundo passo e sua interpretação dos resultados calculados.

Mão #1: Como jogar contra um reraise all-in do BB versus nosso raise no BTN

Classic 9-max Sit’n’Go, 50/30/20 pagamento

60/120-15 blinds, 6 jogadores

 

UTG: 4.075

MP: 1.837

CO: 1.105

Herói (BTN): 3.748

SB: 1.060

BB: 1.675

 

Pré-flop: Herói está no BTN com KQo

3 folds, Hero aumenta para 240, SB fold, BB aumenta para 1,675 e está all-in, Herói ?

Primeiro, você precisa configurar o torneio correto e os dados de cálculo. Clique o botão Tournament Selector.❶ O pop-up do seletor de torneios irá aparecer. No seletor de torneios escolha o modo ICM %EV e marque a caixa de seleção FGS e configure seu valor (depth) como 3 o que é o recomendado para 6 jogadores.

Certifique-se de escolher o torneio certo, que tem o modelo de premiação correto, que é usado para os cálculos e os resultados de range são totalmente dependentes dele. No nosso caso, o torneio é o PokerStars SNG 9-max Turbo (o torneio especificou os prêmios e o nível padrão de blinds)❹.

Em ICM %EV o ICMIZER levará em consideração a estrutura de pagamento do seu torneio e os resultados serão mostrados como o percentual do total de premiação do torneio.

Ligar o FGS diz ao ICMIZER para usar o avançado modelo Future Game Simulations para os cálculos. FGS é o modelo mais avançado para torneios de poker, o que comparado com o ICM é o modelo para próxima geração de precisão e complexidade.

mão-icmizer-1

Se você não conseguir encontrar o torneio em nossa lista pré-definida, precisará criar um novo torneio usando o botão verde Create New e a opção Create Tournament. Isso é importante para a maioria dos MTTs e torneios ao vivo porque nós simplesmente não podemos ter tudo o que está disponível nessa lista.

criar-torneio-icmizer

 

Clique o botão Tournament Selector.❶ novamente para esconder o menu seletor de torneios. Deve ficar parecido com isso:

mão-icmizer-2

Podemos ver a versão resumida de tudo o que selecionamos no passo anterior, mostrado no botão seletor de torneios.

Em seguida, coloque o número de jogadores no torneio como no menu drop down de seleção de jogadores e o nível de blinds 60/125-15 no menu drop down de seleção de blinds. Note que se você precisa adicionar um blind que não está na lista, pode clicar no botão verde Create new e inserir um nível de blind personalizado para qualquer torneio.

mão-icmizer-3

Agora insira a posição do Herói para BTN clicando no botão correspondente position radio e preencha todos os stacks.

mão-icmizer-4

 

Agora precisamos inserir o tamanho correto de raise para o Herói. Para isso clique o botão action editor próximo ao Herói, coloque o tamanho do raise em 240 clicando no botão Raise 240.

mão-icmizer-5

Agora edite a ação do jogador no BB. Para isso clique o botão action editor próximo ao BB, coloque a ação como all-in clicando no botão All-in.

mão-icmizer-6

Mude a mão do Herói clicando nas cartas e selecionando KQo.

mão-icmizer-7

Agora terminamos de configurar a mão. Todas as configurações acima exceto as do Seletor de Torneios podem ser feitas automaticamente com os botões Paste hand history ou Load hands/tournament. O ICMIZER suporta hand history de muitas salas de poker e em vários formatos.

Agora clique no botão ICMIZE. Depois do cálculo, você verá a tabela otimizada de push/fold para essa situação de torneio.

mão-icmizer-8

Vemos que o range de call otimizado do Herói contra o jogador all-in no BB é  calculado em 19% e seu lucro com KQo contra o range de 33% de push do BB é +0.54% da premiação.
O range otimizado de open raise do Herói é calculado como 43%.

mão-icmizer-9

Os valores na tabela pushfold e representam a diferença entre EvPush e EvFold. O cálculo do ICMIZER é conclusivo e inclui os blinds pagos pelos jogadores e o efeito de remoção de carta. Você não precisa pensar em mais nada, o ICMIZER já fez tudo e entregou o resultado final.

Se você escolher o modo ICM $EV, os resultados são mostrados em dólares, ICM %EV – como uma porcentagem da premiação, Chip EV –  como fichas, Chip BB EV – como big blinds.

Para ver os detalhes de cálculo para KQo, clique no botão KQo detailed result. A janela destacada que aparecerá mostra todos os cálculos em detalhes.

mão-icmizer-10

mão-icmizer-11

Na janela em destaque podemos ver:

EvPush (25.24%) é a equidade de all-in do Herói mostrada como uma porcentagem da premiação do torneio. No nosso caso, o ICMIZER analisou três resultados possíveis: O Herói vence (HERO (BTN) wins), o jogador no BB vence (BB wins), e um empate (BB e HERO (BTN) tie). O ICMIZER também calculou a probabilidade de cada resultado (Probability).

EvPush (24.70%) é a equidade de fold do Herói mostrada como uma porcentagem da premiação do torneio. Nesse caso, o cálculo de EvFold é simples – BB ganha o pote.

O lucro de call do Herói com KQo. O valor “+0.54%” é calculado pela fórmula (EvPush – EvFold). A cor verde significa que ir all-in com essa mão é mais lucrativo do que foldar porque o EvPush é maior que o EvFold.

Hero bust probability se ele for all-in. Já que o stack do Herói é maior que o stack do BB, probabilidade de ser eliminado é 0%.

mão-icmizer-12

Nesse ponto, podemos criar tabelas para os ranges do oponente.

Clique na aba Hand EV Chart ou no botão Charts que nos ajudará a ver quão amplo deve ser o range do jogador no BB para o all-in ser lucrativo para nós.

mão-icmizer-13

Vemos a seguinte tabela, que demonstra como a lucratividade do com com nosso KQo muda dependendo do range do oponente.

Se clicarmos em um ponto da tabela podemos ver a informação detalhada.

Podemos ver que o range de push do BB for maior que cerca de 30% das mãos, é lucrativo pagarmos. Em geral, jogadores de stakes menores não vão all-in com essa agressividade, então provavelmente temos que largar nossas mãos.

Se quisermos ver como deveríamos jogar com outra mão, digamos AJo, podemos clicar na representação abaixo da tabela e escolher a mão no pop-up da ferramenta de seleção de mãos.

mão-icmizer-14

Depois de mudar a mão do Herói, clique novamente no botão Charts.

AJo é uma mão mais forte, então a tabela parece diferente. Nós precisamos foldar apenas quando nosso oponente está indo all-in com um range tão conservador quanto 14% das melhores mãos. Mas é mais provável que o façam com mais que isso, então podemos pagar com AJo.

mão-icmizer-15

Mão #2: Como pagar contra o push do BTN 3-handed com um short curto

Classic 9-max Sit’n’Go, 50/30/20 pagamento

300/600-50 blinds, 3 jogadores

 

BTN: 4.820

Herói (SB): 2.530

BB: 6.150

 

Pré-flop: Herói é SB com KQs

BTN aumenta para 4.820 e está all-in, Herói?

Configure essa mão no ICMIZER (passo 1) como explicamos na seção anterior. Nesse histórico de mão, o FGS precisa ser 5 porque é o valor recomendado para 3 jogadores.
Vamos focar em ter e interpretar os resultados agora.

Primeiro, clique em ICMIZE para encontrar o range ótimo de call para o Herói no SB contra o range ótimo de push do BTN e ver como é a estratégia otimizada contra um oponente que também joga de forma ótima.

mão-icmizer-16

Podemos ver que ele paga com 55+, A5s, A8o+, KTs+,KJo+,QJs.

mão-icmizer-17

O fator chave que afeta nossa decisão aqui é o range de push do BTN.

Vamos usar o Hand EV Chart para ver quão conservador o oponente no botão tem que ser para o KQs se tornar um fold. Para isso clique no botão Charts e então clique em BTN push range para criar uma tabela.

mão-icmizer-18

Então se assumirmos que o range de all-in do BTN é menor do que 30% das mãos nessa situação, nós devemos foldar KQs.❸ Mas isso só é aplicável se os ranges do BB forem os mesmos (17% para BB Overcall e 19% para BB Call).

Mão #3: Como defender jogando do Big Bilnd contra raise do SB 3-handed

Classic 9-max Sit’n’Go, 50/30/20 pagamento

100/200-25 blinds, 3 jogadores

 

BTN: 7.240

SB: 2.945

Herói (BB): 3.315

 

Pré-flop: Heroí é BB com A2o

BTN folds, SB aumenta para 400, Herói?

Configure essa mão no ICMIZER (passo 1) como explicamos na seção anterior. Assim como no exemplo anterior, o FGS precisa ser 5 porque esta é a recomendação para 3 jogadores.

Vamos focar em ter e interpretar os resultados agora.

Primeiro, clique em ICMIZE para encontrar o range ótimo de call para o Herói no BB contra o range ótimo de push do SB e ver como é a estratégia otimizada contra um oponente que também joga de forma ótima.

mão-icmizer-19

Vemos que o range otimizado de push do Herói é calculado como 54% e nosso lucro com o push de A2o é 0.73% da premiação.

mão-icmizer-20

Vejamos como fica nossa mão contra vários ranges potenciais de call do SB na Hand EV Chart. Para isso clique no botão Charts e então clique em SB push range para criar uma tabela.

mão-icmizer-21

Como podemos ver todos os ranges de call do SB são lucrativos para nós e, quanto mais conservador for o range de call do SB, mais lucrativa será a mão do Herói.

Agora vamos ver a Hand EV Chart com Q2s na mão do Herói.

mão-icmizer-22

Com Q2s temos uma tabela bem diferente com a previsão de lucratividade começando em torno de 32% como range de call do SB.

Conclusão

Nesse artigo, aprendemos como configurar e revisar mãos no ICMIZER e como tomar decisões otimizadas baseadas no range dos nossos oponentes de uma forma básica.

Lembre-se, quase ninguém joga de acordo com o equilíbrio de Nash. Em stakes menores, os jogadores se desviam dos ranges de Nash, ou seja, são mais conservadores ou vão all-in com range maior do que o equilíbrio de Nash recomenda em alguns casos ou range menor que o equilíbrio de Nash em outros casos.

 

Este artigo foi publicado originalmente no site oficial do ICMIZER. O ICMIZER está disponível na Loja MaisEV com planos mensal, trimestral, semestral e anual.

Para comprar ou vender créditos de poker, sem burocracia e com segurança. Acesse a ROYALpag.com. Receba em 5 minutos.

Danilo Telles

Danilo Telles

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker