Clique Aqui [TUTORIAL] Torrent – configurando o roteador e dicas gerais pra um melhor aproveitame

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 2 de 2

Tópico: [TUTORIAL] Torrent – configurando o roteador e dicas gerais pra um melhor aproveitame

  1. #1
    MBM
    MBM está desconectado
    Chip Leader Avatar de MBM
    Data de Ingresso
    19/02/08
    Posts
    1.256

    [TUTORIAL] Torrent – configurando o roteador e dicas gerais pra um melhor aproveitame

    Esse tutorial tem como objetivo reunir em um lugar só toda a informação necessária pra configuração de roteadores com o propósito de facilitar a troca de arquivos via torrent, assim como oferecer outras dicas e sugestões aos usuários desse protocolo.

    O tutorial serve para qualquer cliente, porém as instruções detalhadas se aplicam apenas ao uTorrent. Se você usa outros clientes há grandes chances dos procedimentos serem muito parecidos.

    Configurando um IP estático:

    Entre no menu iniciar, clique em executar e digite cmd.exe (se vc usa Vista digite no campo de pesquisa). Em seguida digite ipconfig /all. Deixe essa janela aberta e entre no painel de controle. Abra o “Network and Sharing Center” (Vista) ou equivalente no XP. Clique em “View Status” e em seguida em “Properties”. Em seguida selecione o “Internet Protocol Version 4 (TCP/IPv4)” e clique em “Properties” novamente. Agora vc deve ver que seu computador está configurado pra pegar um endereço de IP e DNS automaticamente toda vez que se conectar, como na foto:



    Marque a bolinha para configurar manualmente e digite nos seguintes campos:
    IP Adress: o que vc está vendo no cmd em IPv4 Adress
    Subnet Mask: o que está como Subnet Mask no cmd
    Default Gateway: o que está como Default Gateway no cmd
    Preferred DNS Server: o primeiro número que consta no DNS Servers do cmd
    Alternate DNS Server: o segundo número;

    Pronto. Deixe o cmd aberto pois ainda precisaremos dele.

    Direcionando as portas no roteador:

    Se sua conexão passa por um roteador você precisará direcionar as portas de entrada e saída de dados para facilitar o download e upload. Para ver se está tudo ok clique em “Options > Speed Guide > Test if port is forwarded properly”.

    Para direcionar as portas, se você sabe ler inglês, acesse:
    PortForward.com - Free Help Setting up Your Router or Firewall
    em seguida selecione o modelo do seu roteador e o software que você usa para baixar torrents.

    Caso não saiba inglês, o primeiro passo é saber qual porta o seu cliente está usando. No uTorrent, entre em “Options > Preferences > Connection” e copie o número que preenche o campo “Port used for incoming connections”. Desmarque a caixa “Randomize port each start” caso esta encontre-se marcada.

    Feito isso acesse o menu iniciar, clique em executar e digite cmd. Tecle enter (se vc usa Vista digite no campo de pesquisa). No prompt de comando digite ipconfig /all. Abra seu navegador e digite o número que estava no campo “Default Gateway”. Tecle enter. Você vai ver a página de configuração do roteador. Para modificar as configurações você vai precisar fazer login. Este é geralmente admin/admin, root/root, admin/password sem nada ou root/password sem nada. Caso nenhuma dessas opções funcione procure o manual do seu roteador, use o Google ou acesse o link do site portforward acima.

    Já logado procure pela opção “Port-Forwarding”, “Direcionamento de portas”, “Virtual Server” ou similar. Em seguida preencha os campos com os seguintes dados:
    Nome: o que vc quiser
    Private IP: o seu IPv4 Adress
    Protocol Type: aqui você tem as opções TCP e UDP. Faça primeiro com TCP, depois repita o processo mudando para UDP.
    Private Port: a porta que o seu cliente usa para se conectar
    Public Port: o mesmo número acima
    Schedule: always

    Nota: as opções podem diferir dependendo do modelo do seu roteador. Em caso de dúvidas poste aqui ou acesse portforward.com.

    Pronto. Com isso você vai ganhar prioridade nas filas de espera para baixar e subir arquivos, melhorando sua experiência com o protocolo torrent. Para checar o funcionamento reinicie sua conexão e acesse “Options > Speed Guide > Test if port is forwarded properly” no uTorrent.

    Outras dicas:

    - Fazer upload aumenta sua velocidade de download do mesmo arquivo. Isso mesmo, devido a natureza do protocolo quem está fazendo upload ganha prioridade nas filas. Essa prioridade aumenta quanto mais rápido vc está upando.

    - Limite a velocidade da sua conexão para navegar melhor enquanto baixa/sobe. No utorrent essa opção fica em “Options > Preferences > Bandwidth”. Eu recomendo deixar 20% da conexão para navegação, porém esse número varia de acordo com a sua velocidade e a qualidade do serviço. Para saber qual a velocidade real do seu acesso entre em Numion - YourSpeed and SiteSpeed

    - Em trackers privados os arquivos costumam vir dividos em pequenas partes. Baixe apenas algumas e faça upload para melhorar seu ratio. Dê preferência a episódios novos de séries famosas ou jogos. Quanto mais novo o arquivo melhores as suas chances. Os filmes geralmente vem com uma demonstração da qualidade chamada “Sample”. Muita gente faz download desse sample antes de baixar o filme, portanto é uma boa oportunidade de melhorar seu ratio.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por MBM; 07-11-2009 às 11:12.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Chip Leader Avatar de laminhas
    Data de Ingresso
    04/10/07
    Posts
    1.516
    Boa MBM!!
    Nice post!

    +rep
    edit: preciso propagar =(
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados