Bom, pessoas, como alguns sabem, eu tive a ideia de jogar RPG com meus alunos na escola que eu dava aula... Mas eu saí de lá, em busca de um novo caminho profissional. E eu tinha comprado todos os conteúdos necessários para jogar, e estou com eles em casa. O @Preacher sugeriu que eu fizesse um play by forum, e eu curti a ideia. Vou fazer uma aventura teste, para ver como rola, com 5 a 6 pessoas. Se ela der certo, vou continuar para uma campanha maior, usando as aventuras que eu já tinha me planejado a usar com meus alunos. Quem se interessa?
Se você não sabe como jogar RPG de fórum, vou colocar em spoiler as informações básicas. (tiradas de um fórum de RPG)
"Maneiras de se jogar RPG existem aos montes. Quase todo jogador já deve ter experimentado pelo menos duas formas diferentes de se fazer isso. São cartões (RPG Cards), tabuleiros, mundos virtuais, ou o bom e velho “RPG de Mesa”, entre tantos outros. Entretanto, mais do que batalhas e comparações entre dados, há algo que nunca muda de um formato para o outro de jogo: há uma história a ser contada.
Contar histórias é a raiz do RPG e é por isso que funciona tão bem quando falamos da modalidade por Fórum, ou Play-by-Forum (PbF).
O RPG via Fórum é semelhante a escrever uma história, um livro ou um conto. Assim como as pessoas fazem em seus blogs, no fórum basta você descrever cuidadosamente o que seu Personagem vai realizar. Geralmente o cenário todo, com seus detalhes mais relevantes, é descrito pelo Narrador... aí cabe ao jogador apenas realizar a ação. Veja:
Narrador: O personagem está no chão de um quarto pequeno, com paredes de concreto rústicas que, assim como o teto, não possuem pintura. O chão é frio tem uma tonalidade esverdeada, como se tivesse sido encerado havia pouco tempo. O pouco que será visível ali dentro era graças a uma pequena janela. A abertura ficava na parte mais alta do cômodo, do lado oposto à porta, que estava entreaberta. Pela fresta entrava uma fraca luz amarelada...
Ciente dos detalhes relevantes da cena caberá ao jogador interpretar, quando for a sua vez, e realizar a ação. Por exemplo:
Jogador: Lentamente o personagem se levanta, sentindo o chão frio na palma de suas mãos e joelhos. Um pouco de fraqueza indica que algo aconteceu anteriormente, mas as lembranças parecem lhe escapar. Com muito cuidado ele se levanta sorrateiramente e caminha até a porta. Entretanto, antes de abrir, tenta ouvir alguma coisa que venha do lado de fora ou espirar pela abertura.
A melhor parte do RPG PbF é a possibilidade de se descrever ações e locais com riqueza de detalhes, dando maior dramaticidade à cena. Como o jogo acontece por “posts”, o jogador possui mais tempo para analisar a cena, os obstáculos e as facilidades, reler os livros do sistema, regras, rever sua ficha... e enfim... pensar! E depois, descrever em detalhes os sentimentos e ações do personagem, dando VIDA a ele finalmente.
DESIGN DO TEXTO
Enquanto estiver jogando, ou seja, postando mensagens em áreas de jogo, utilize as formatações do texto para diferenciar o que é narrativa, do que é fala e pensamento de seu personagem. Geralmente utiliza-se o texto sem formatação ao descrever detalhes da cena, texto em negrito para caracterizar a fala do personagem e texto em itálico para definir pensamentos. Veja:
Exemplo de Cena escreveu:Mikael entrou na sala com uma expressão pouco comum para sua postura, fechando a porta em seguida. Ele sorria. Em um homem como ele, aquele tipo de atitude era tão rara quanto boas notícias em um campo de guerra. Sr. Jorhel, absorto na leitura de inúmeros papéis, ignorou-o como sempre fazia.
- Sr. Jorhel, a Srta. Madagg o aguarda no hall. – anunciou Mikael, alargando ainda mais seu sorriso, que agora assumia dimensões diabólicas.
Pela primeira vez Jorhel sentiu medo. Aquela mulher sinistra e misteriosa em sua residência só poderia significar uma coisa: problemas. Sua mente trabalhava nas hipóteses e no que deveria fazer – Não posso deixar que ela me veja... preciso encontrar uma forma de despista-la... – pensou, enquanto uma idéia lhe veio de súbito – Mikael, diga a Srta. Madagg que se confundiu e que não estou em casa. Se ela mencionar que pretende aguardar, diga que viajei e voltarei em alguns dias!
Mikael sorriu mais abertamente. Parecia sentir prazer no que estava prestes à dizer: - Tarde demais, Sr. Jorhel. Ela está esperando do outro lado da porta... convidei-a para me acompanhar até aqui.
Outro ponto importante, é que se evite colocar cores nos textos.
IMAGENS
Evite o uso de imagens em suas postagens, a menos que seja estritamente necessário.
Imagens decorativas, como Avatares ou pequenos banners são permitidos esporadicamente. Estas imagens devem ser utilizadas apenas em situações em que se queira reforçar a imagem do personagem, funcionando como uma espécie de “propaganda”. Entretanto, seu uso excessivo é condenável, já que “pesa” no carregamento da página e polui visualmente toda a crônica.
NARRATIVA
Durante as narrativas do jogo é importante que os papéis do Jogador e Narrador fiquem bem definidos. Para isso, o bom senso é que estabelece o limite ou o ponto em que o narrador e jogador podem invadir na Narrativa.
Cabe ao Narrador, por exemplo, descrever a cena com riqueza de detalhes, pontuando o que for mais importante para a Crônica, simulando a atenção que dispensamos às coisas quando as percebemos com nossos sentidos. Para isso, é comum que se utilize o campo de visão e audição do personagem como limite. Ou seja, o Narrador descreve apenas o que o personagem pode ver/ouvir, e cabe a ao jogador decidir o que fazer em seguida. Também não é de “bom tom” que o Narrador interfira nas ações do jogador, determinando suas falas, gestos ou pensamentos. O personagem é uma ferramenta do Jogador, e cabe a ele decidir o que este pensa, fala ou faz.
Entretanto, em alguns casos específicos o narrador pode (e deve) intervir. Principalmente nos casos em que se faz necessária a implantação de alguma informação. Diversas situações podem colaborar por uma narrativa mais invasiva por parte do Mestre. Caso o jogador não tenha chegado à conclusão que o Narrador esperava (ou precisava), ao ver determinados fatos, ele pode narrar que o jogador “percebeu a ligação entre as coisas”, ou se valer de outros artifícios para deixar as coisas mais explícitas.
Outro exemplo comum é quando a cena exige que o personagem expresse algumas fraquezas (como o medo, fome, dor, inferioridade, humildade etc), mas o jogador a recusa. A paixão que o jogador desenvolve pelo seu personagem, às vezes, colabora para que o mesmo não queira demonstrar estas fraquezas. Nestes casos, para garantir o desenvolvimento da Crônica, e a boa interpretação da cena, o Narrador deve informar que o personagem de fato “sentiu medo”, “teve que fugir” ou não pode fazer determinado movimento “por causa da dor”. Elementos que fogem do controle do jogador também podem ser colocadas pelo narrador, como por exemplo, algumas características fisiológicas (sede, fome, frio etc).
No caso do jogador, pede-se que o mesmo não interfira na narrativa da Crônica. Entende-se por isso, que ao postar uma mensagem no fórum, narrando as atitudes do personagem, o jogador não deve trazer para a cena aquilo que não foi previamente mencionado. Veja o exemplo:
Exemplo de Cena escreveu:Narrador: Norah recebeu um pequeno pacote de papelão, com não mais do que 10 cm³. Ao abri-lo, encontrou um estojo ainda menor, cuidadosamente depositado sobre jornais amassados, provavelmente para que não chacoalhasse no transporte. Tratava-se de um estojo de camurça negra, com um pequeno fecho dourado.
Jogador: Depois de passar pelo espanto de receber um pacote inesperado, e pelo surto de curiosidade ao abrir a caixa de papelão, Norah não resistiu, e abriu a caixinha negra também. Ela ficou maravilhada com o pequeno anel de brilhantes que encontrou.
Note que na cena acima não foi mencionado, em momento algum, o que havia dentro da pequena caixinha de camurça negra. O suposto “anel de brilhantes” foi uma criação do jogador, sem saber o que o Narrador estava guardando para aquele objeto. Em casos como estes, o Mestre pode (e deve) desconsiderar o post, e exigir uma nova ação por parte do jogador.
Fora essas recomendação, lembre-se que ações do tipo:
Exemplo (péssimo) de Cena escreveu:Abro a geladeira e pego o leite
São para chats de RPG, não jogos de interpretação. Uma cena como a da frase acima ficaria muito mais intensa se fosse narrada de outra forma, como por exemplo:
Exemplo (razoável) de Cena escreveu:Sentindo o fundo do estômago roncar, já que se passava certo tempo desde sua última refeição, ele foi até a cozinha. Num movimento quase instintivo, caminhou em direção à geladeira e abriu a porta, sentindo o ar gelado lhe batendo na face. Não demorou muito e sua fome lhe indicou um caminho aceitável: o leite. Sem pensar muito, ele pegou a caixinha já aberta, enquanto lambia os lábios em aprovação...
Por fim, um fator importante, é que o jogador sempre deixe claro o que está fazendo com seu personagem. É necessário que este procure descrever a cena com o máximo de detalhes possíveis, como por exemplo, o uso de algum artifício (como poderes, habilidades especiais etc), a intenção de ocultar alguma coisa dos outros personagens, etc.
Também pede-se que evite mensagens “OFF Game” durante as postagens. É muito comum que se utilize a inscrição “OFF” antes de algum comentário, dentro da narrativa, para caracterizar uma informação que o jogador deseja incluir, mas que não faz parte da ação. Exemplo:
Exemplo de Cena escreveu:Antonine caminhou em silêncio até a beirada do penhasco. Lá de cima, visualizou toda a cidade, com suas luzes acesas, formando um verdadeiro mar iluminado. Embora não quisesse fazer aquilo, ele precisava, então executou. Com um cântico lânguido ele induzia ordens sonambúlicas à mente de todas as crianças menores de 10 anos da cidade, convidando-as a seguir em direção ao Rio Daniev.
OFF: Narrador, Antonine está utilizando seu dom de “Encantador de Ratos” nas crianças da cidade.
POSTANDO
Enfim, não existe uma fórmula mágica para se fazer um bom post, no final das contas. Mas há algumas orientações que podem ser úteis:
Conheça seu personagem – Isso mesmo! Você precisa visualizar o personagem como um “ser existente” também, não uma “coisa” que você inventou... quanto mais você se aprofundar na historia, nos anseios, na personalidade etc, mais fácil será para interpretar seu personagem. Ter uma ficha completa do seu personagem é o ideal!
Analise a personalidade – Cada personagem tem uma personalidade. Por isso, é bom explorá-la. Tente incorporar isso nas interpretações. Procure dar uma personalidade única, alguma coisa marcante no seu personagem uma característica com a qual todos vão poder reconhecê-lo.
Evite erros de português – Numa interpretação, o português correto é muito importante. Procure usar um português claro, fácil de ser interpretado. Isso facilitará suas futuras ações e as de quem esta interpretando com você.
Se você não é nenhum “ás” da gramática (como nós), procure escrever seus posts num destes programas processadores de texto comuns. Eles certamente possuem ferramentas de correção ortográfica que o auxiliarão!
Descreva suas ações, falas e pensamentos – E necessário que sejam diferenciadas as ações, das falas e dos pensamentos, conforme abordado acima...
Faça posts coerentes – Procure seguir a mesma linha de raciocínio durante todo o post. Se o tópico se inicia numa arena, o personagem continua lá até que ele se retire... e isso deve ser descrito. Ele não pode ir de um local a outro sem nenhuma explicação.
Inovação é permitida – A partir do momento que você tem certo domínio sobre seu personagem, você pode inovar na interpretação. Sua imaginação e o limite, desde que a essência dos personagens seja mantida.
Procure sempre finalizar a ação – Evite entrar numa ação se não souber o que está acontecendo, detalhadamente. Procure colocar um começo, meio e fim em suas ações.
Não traga desentendimentos para a interpretação – Se você não gosta de algum usuário, resolva isso antes da interpretação. Se isso não for possível, não leve a desavença para a interpretação. Naquele momento, vocês são os personagens e não os players. Os mesmo vale para o inverso – seus personagens podem até ser inimigos mortais, mas vocês são amigos jogando um jogo.
Não tenha medo de errar – Muita gente tem medo de interpretar porque tem medo de errar. Não se preocupe com isso. Todos erramos. Ninguém é perfeito. Em pouco tempo, você estará tão familiarizado com o jogo, que fará seus posts com tranqüilidade e brilhantismo, sem perceber.
"
É grande pra caramba, mas vale à pena ler para entender.
O Sistema a ser usado é o Tormenta, que é uma variação do D20, que é uma variação do D&D 3.5. É um RPG brasileiro, situado num cenário que eu conheço muito bem. Mas eu não recomendo que ninguém vá muito atrás do cenário em si, para dar ainda mais o clima de "novo" a quem for jogar.
Quanto às regras, depois eu mando por MP para quem for jogar as regras mais básicas, as necessárias para se jogar. Qualquer coisa mais complicada poderá ser perguntada neste tópico.
A rolagem de dados vai ser no sistema que mais funciona, de todos os que eu já vi. Eu, como DM, vou rolar todos os dados e informar os resultados.
Preciso que quem esteja a fim de jogar que se comprometa a entrar aqui pelo menos uma vez por dia, durante os dias que determinarmos que vai ter jogo (prefiro de segunda à sexta, com descanso no fds, mas isso será entre o grupo).
Este tópico tem o nome de OOtC, porque também será usado para conversas "Off Of the Character", ou "fora do personagem". No tópico que será criado depois, ele será ItC, In the Character, que é justamente para evitar conversas extras que poluem o texto e atrapalham o jogo. No outro tópico, os personagens falam. Aqui, os jogadores falam.
Mesmo que nós criemos uma campanha grande, que é meu desejo, cada aventura vai ter seu tópico, pra não ficar grande demais.
E a criação do personagem vai ser simples também. Vou mandar a todos as raças, classes e todas as informações necessárias, depois que cada um escolher, eu rolo os dados, passo os resultados, e o jogador decide como vai distribuir os pontos.
Enfim, é isso.
Quem estiver interessado, responde aqui mesmo. Vou fazer a aventura com os seis primeiros que se comprometerem aqui.
14-11-2013, 01:13
Seadoba
Eu quero participar
14-11-2013, 01:16
luigibr
Legal. Um envolvido. Se o @Preacher quiser participar desta rodada de teste, como a ideia foi dele, é ele + @Seadoba + 4.
14-11-2013, 07:18
TiagoM
Ta loco, sou viciado em rpg! To dentro com ctz.
14-11-2013, 08:24
fbomfa
Nunca joguei rpg, tenho maior vontade. Tô dentro.
14-11-2013, 08:50
ColinsFil
To dentro!!! Faz muito tempo que não jogo!!
14-11-2013, 08:51
Preacher
Citação:
Postado originalmente por luigibr
Legal. Um envolvido. Se o @Preacher quiser participar desta rodada de teste, como a ideia foi dele, é ele + @Seadoba + 4.
Tô dentro. E quando acabar essa aventura talvez eu até faça uma pequena que tenho aqui.
14-11-2013, 08:55
DiegoSestito
To dentro se ainda tiver vaga.
14-11-2013, 09:15
TURCI
Dentro
14-11-2013, 09:26
_CJ_550
pow luigi,faz uma campanha pra 8 aí,vi o topico lá e fiquei afinzão de jogar,estou dentro se rolar vaga.