@Alvinho
mas vc entrou na discussão falando q eu tava viajando quando disse q o jogo é noob friendly e tem curva rápida de aprendizado... qualquer um começa a jogar LoL e Dota rapidinho, aprende as manhãs com 1-2 heróis e pronto, já consegue jogar e ganhar alguns jogos tb... RTS até vc "entender" a raça demora...
Óbvio que pra masterizar o jogo é difícil, ainda + em jogo em time q necessita entrosamento... é Óbvio que tem muitas skill em DOTA/LoL. Mas quando digo q é noob friendly tb é que dota/lol além de ser rápido pra começar a jogar é voltado ao jogo não competitivo. 99%+ dos jogadores tão lá jogando em times random, 4-fun, sem preocupação com ranking (só ganhar ptos pra ter acesso a + heróis e outras porcarias como é no lol) etc... Starcraft foi feito de forma voltada pra competição, não tem esquema de canais, vc vai procurar jogo vc já vai direto pra ladder etc... hj a blizzard ta tentando inclusive a deixar o SC + casual pq viu q foi um erro apostar nisso, a maioria dos jogadores não tem interesse em bitolar competitivamente e SC2 foi feito voltado pro público hardcore.
Ser noob friendly não é um defeito do jogo. Eu não gosto tanto dos mobas pq curto a complexidade de decision making e estratégia dos RTSs, mas não quer dizer q o jogo seja ruim. E comercialmente falando é uma qualidade ser noob friendly e não um defeito.