Outro ponto que eu esqueci de mencionar é sobre produtividade. Um dos grandes problemas da economia brasileira é como a gente tem falhas na cadeia de produtividade. E acho que alguém ter que se deslocar por 2h pra ir e vir do trabalho todos os dias afeta muito isso. Cara chega puto no trabalho, cansado, dorme menos.Eu acho que não é tão fácil e bonito assim... Mas torço para que seja heheUé, a indústria automobilistica obviamente ia sofrer com o passe livre, as refinarias nem tanto pq muito transporte no Brasil é feito de caminhão, ia aumentar a quantidade de ônibus, e muito brasileiro ia continuar usando carro pq muita gente tem q ser deslocar entre cidades, etc.Mas me diz uma coisa... A política recente passou longe de desincentivar a compra e uso de automóveis. Pelo contrário... A ideia era incentivar o setor, pra fazer girar a economia. Qual seria o impacto do passe livre na industria automobilística, nas refinarias de petróleo, no plantio de cana de açucar? No PIB cuja previsão já é baixa? No desemprego?"Po kalil, mas melhorar a estrutura do transporte público é mais fácil do que parece, e quanto mais gente usando o transporte público mais fácil fica melhorar isso.O problema eh que desincentivando o uso de carro vc aumenta mto a quantidade de gente no transporte coletivo, e ai precisa de uma estrutura ainda melhor.Na real acho que reivindicar passe livre também não é uma utopia, talvez seja só um pouco cedo pra isso. To lendo aqui que o custo seria 6 bilhões por ano. Você consegue quase isso aumentando impostos sobre carro e gasolina.
O passe livre somado ao maior custo do uso do carro faria MUITA gente começar a andar de ônibus, e se isso viesse num momento em que a cidade tivesse mais corredores de ônibus, uma malha mais eficiente com mais concorrência das empresas baseadas em criterios de satisfação do usuário, com as linhas de metrô prontas é um preço que a cidade pode pagar pra ser uma cidade que usa menos carro e mais transporte público (vai ter menos trânsito, menos poluiçao, mais cobrança por cada vez mais melhorias no transporte público) enfim, acho que isso daqui uns 6 anos até faria sentido.
Fora os ganhos pra economia desse dinheiro todo sendo usado pela população pra consumir outras coisas.
Eu fiz um post ali pra tras mostrando as realidades de transporte em grandes cidades, como Sao Paulo. Vc ja viajou bastante e sabe disso. Eh mto dificil ter um sistema funcionando perfeitamente.
Tem tb a parte cultural. Todo mundo em SP eh mto acostumado a andar de carro (talvez pelo trasnporte publico ser ruim, mas nao da pra saber exatamente o quanto eh por isso). No ultimo ano que morei em SP, eu ia de onibus e metro e achava mto bom.
Eu nao acho utopia desde que se tenha um plano totalmente direcionado pra isso. Criando pegadio urbano e coisas do tipo, o que tb gera revolta de mta gente. Enfim, nao bastaria por tarifa zero e gg. Teria que ser toda uma troca de mentalidade e varias acoes em conjunto, o que, convenhamos, eh mto dificil de ser ver no pais.
Pelo motivo óbvio que um ônibus transporta 40 pessoas e um carro transporta 1,2 pessoas. Então quando você começa a colocar gente dentro de ônibus você diminui o trânsito (o que aumenta a velocidade média das vias), pode aumentar o número de carros (o que aumenta frequência do serviço), etc.
E vias SP já tá cheio, avenidas e viadutos não faltam aqui.
E óbvio que o transporte não vai ser perfeito, eu já peguei metrô em Pequim e Tokyo no horário de rush, e realmente é lotado, mas dá pra aguentar de boa e acaba valendo a pena considerando que vc chega em todo canto da cidade rápido, sem ter que dirigir e por um preço baixo. As pessoas aceitam isso, ainda mais pq a opção mesmo nessas cidades é pegar trânsito dentro dos carros nesse horário, as pessoas vão sempre preferir 20 minutos apertadas do que 1 hora no trânsito.
E muita gente que eu conheço em SP usa ônibus onde ônibus funciona, tipo gente que mora perto da Paulista e trabalha na Faria Lima, tem corredor, vc pega ônibus sem ter que andar muito, vai lendo um livro ou lendo no IPAD, não gasta estacionamento, etc.
Acho que a nossa geração não tem esse negócio cultural da aversão ao transporte público, o que acontece é que o transporte é tão ruim que ai acaba compensando ficar no trânsito ao invés de ficar igual uma sardinha dentro de um ônibus quente, lotado, que vc esperou 30 minutos pra conseguir pegar.
E imo nem precisa de pedágio urbano não."
Tipo, particularmente, tô me lixando pra esses setores, preferia o transporte público gratuito... Mas acho que quem toma as decisões colocaria isso também na balança...
Acho que qualquer perda pra PIB, aumento de desemprego seria compensado pelo ganho de qualidade de vida, redução dos custos do SUS com problemas respiratórios, aumento do poder de consumo da população, o cara que ficar 1h30 dentro de onibus por dia ao invés de 3h30 pode investir essas 2h em curso, consumo, educação pros filhos pq fica mais tempo em casa, enfim, acho que na balança é muito bom pro país isso.
As vezes o cara deixa de fazer uma faculdade ou algum curso que transformaria ele num funcionário mais produtivo pq é inviável acordar as 5h30 pra chegar no trabalho as 8h, sair as 18h, ir pra faculdade pra chegar lá as 19h30 e sair de lá as 23h todos os dias.
Enfim, é o tipo de coisa que é dificil colocar no papel, mas quando vc resolve o problema dos transportes começa a aparecer.