Clique Aqui Para onde vão as memórias?

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 9 de 9
Like Tree4Likes
  • 2 Post By topchami
  • 1 Post By flush79
  • 1 Post By topchami

Tópico: Para onde vão as memórias?

  1. #1
    Expert Avatar de topchami
    Data de Ingresso
    21/08/08
    Localização
    hora do recreio
    Posts
    3.551

    Para onde vão as memórias?

    "Em que medida os objetos cotidianos podem contar a história de uma pessoa? Com quantas coisas guardadas, abandonadas ou esquecidas nos armários e gavetas se reinventa uma vida?"

    Com este questionamento, Maria Esther Maciel abriu o texto O Inventário dos Dias: notas poéticas de Leonilson, que integra o catálogo da exposição que o artista fez ano passado na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Virou também meu ponto de partida para tentar escrever sobre uma dor na tentativa de convertê-la em algum conforto. Afinal, pensei eu, as memórias de uma pessoa querida que parte devem ir para algum lugar. Um lugar simples e bonito como um bordado feito por Leonilson, o tal artista que costumava arquivar lembranças.

    Antes de falar sobre a obra desse cearense, me explico: tenho duas melhores amigas que são irmãs. Na semana passada, elas perderam o pai. Não demorei a pensar em como seria reconstruir a vida diante de um machucado assim tão grande. Foi então que me lembrei de uma história da minha família que talvez servisse para todas as famílias, especialmente a delas. Minha mãe perdeu o pai dela um mês antes de eu nascer, de modo que nunca o conheci. Porém, por estranho que possa parecer, meu avô sempre fez parte do meu imaginário – o que, de certa forma, me dá a nítida impressão de conhecê-lo mais do que muitas pessoas com quem eu convivi. O segredo disso, hoje eu avalio, está na forma delicada como minha mãe sempre tratou a memória dele. Ela criou um manto de histórias que foi costurado com fotos, roupas, objetos e cartas. Um inventário, no sentido mais interessante da palavra.

    Foi no texto de Maria Esther sobre Leonilson que descobri um sentido que eu jamais tinha atribuído a inventário. Mais do que uma lista de bens deixados por alguém, a autora vê uma afinidade da palavra com invento e invenção. Um inventário de memórias, assim como o feito por minha mãe para manter meu avô um pouco mais próximo de mim e do meu irmão, nos deu um arsenal de referências afetivas. E criamos, a partir daí, nossas próprias histórias sobre ele – uma maneira pessoal de imaginá-lo. Muitas vezes me peguei pensando em como seria minha vida se eu tivesse convivido com ele. Mas, de certa forma, eu sei bem. Sempre tive cuidado com essas lembranças da minha mãe e, portanto, de certa forma meu avô também existiu para mim.

    "Por isso fiquei feliz em lembrar da obra do artista Leonilson. Ao arrecadar pequenos fragmentos do cotidiano, ele compunha uma autobiografia diária e um painel de todo o tempo que dedicou a observar o mundo. Juntava anotações em diários, tíquetes de cinema, bilhetes, o que fosse – e assim catalogava o viver. As coisas prosaicas foram se convertendo em palavra, em bordado, em poesia. E criaram o que alguns autores chamaram de uma cartografia do afeto."

    Leonilson fazia esse movimento para constituir as lembranças da própria vida, com o desejo de arquivar seus percursos e deslocamentos – era um processo artístico. Tecia, costurava tecidos, desenhava com linha. O mesmo acontece (ainda que sem uma obra de arte como resultado) quando tomamos essa iniciativa de juntar as lembranças de outra pessoa. Seus objetos remetem não apenas ao que realmente vivemos com ela, mas também às histórias que gostaríamos de ter vivido. E assim, entre memórias verdadeiras e inventadas, o espaço dos vazios e das dores vai ficando um pouquinho menor: os machucados se acomodam.

    "Sobre o peso dos meus amores
    Eu vejo a distância
    Eu vejo os atalhos
    Eu vejo os perigos
    Eu vejo os outros gritando
    Eu vejo um
    Eu vejo o outro
    Não sei qual amo mais
    Sob o peso dos meus amores"

    Acho que logo que algo tão triste acontece a sensação é de, nas palavras de Leonilson, se estar sob o peso de um amor. É o tempo e o manejo das lembranças que faz com que aos poucos o “sob” vire “sobre”. Viver sobre o peso de um amor – de pai ou de mãe ou de irmão ou de amigo ou de namorado ou de quem quer que seja – é fazer desse sentimento um suporte. Ou, quem sabe, um tecido todo bordado com as miudezas do cotidiano, as pequenas alegrias, os segredos: esse amor fica sobre tudo, e assim a realidade se torna mais confortável. Acho que aconteceu assim com a minha mãe. E é assim que eu tenho certeza de que acontecerá com as minhas amigas, assim que a tristeza se distrair. E quem não se distrai?

    TLR
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    rmpv11 and NIRVANA like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Expert Avatar de Nacht
    Data de Ingresso
    09/02/10
    Posts
    3.571
    Legalzinha a ideia do artista, mas não muito inovadora né?

    Sei lá... parece que já vi esse filme antes.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Chip Leader Avatar de caofa
    Data de Ingresso
    18/04/11
    Posts
    1.018
    inovador é conhecer uma pessoa sem nunca ter estado fisicamente junto a ela
    coisas que só a internet e os relatos de topchami podem oferecer!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Chip Leader Avatar de flush79
    Data de Ingresso
    04/05/10
    Localização
    São Paulo
    Posts
    2.367
    Eu quero saber é como o cérebro humano faz pra guardar nossas memórias e depois reconstruí-las. Por exemplo, como o cérebro "transforma" quimicamente uma sensação visual (um por do sol que a gente viu, por exemplo), armazena isso quimicamente e depois recupera em forma de imagem novamente quando nos "lembramos" no futuro desse por do sol.

    Isso aí me tilta pra saber como seria.
    Bombado likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Chip Leader Avatar de caofa
    Data de Ingresso
    18/04/11
    Posts
    1.018
    fácil, do mesmo jeito que ele constrói memórias que nunca existiram
    do mesmo jeito que você lembra dos fatos acontecidos em uma noite bizarramente estranha da sua infância
    quando na verdade foi apenas um sonho em uma noite conturbada de sono em sua adolescência
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Chip Leader Avatar de Amorim88NuTs
    Data de Ingresso
    03/12/09
    Localização
    Salvador
    Posts
    1.079
    1111111111
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Expert Avatar de topchami
    Data de Ingresso
    21/08/08
    Localização
    hora do recreio
    Posts
    3.551
    agora que eu vi que colei esse texto no maisev hahahahah
    isso foi minha mana que escreveu para um dos tantos sites que os chamis bombardeam com poesia e afeto:

    Para onde vão as memórias? Leonilson e a cartografia do afeto

    a diferença eh que por ela ser inteligente, consegue canalizar seus pensamentos de forma clara e faz os outros refletirem
    enquanto 'Abel' fica apenas em casa fazendo merda e pedindo auxilio-reclusão pros seus coroas, que ele trata como deuses de outro mundo, por aguentarem o anti-cristo

    bom fim de semana caso eu nao passe por aqui e fique soh na weed/hash
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Expert
    Data de Ingresso
    09/05/09
    Posts
    3.415

    yoshua

    na hora de abandonar o yoshi foi muito bonito... nem olhou pra trás...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Expert Avatar de topchami
    Data de Ingresso
    21/08/08
    Localização
    hora do recreio
    Posts
    3.551
    huauhauhuhaauh que paulada na mente! tu acha mesmo que eu abandonei sem olhar pra tras?

    pergunta pros teus 2 amigos ISR quem que trouxe a cannabis medicinal dentro de uma mala passando pelo aeroporto de frankfurt a beira da morte depois de 3 meses em tel aviv comendo pita e humus pois ganhava soh 40 shekels por dia para ser uma das mentes mais brilhantes do século 21

    e meu prêmio em troca disso? esquizofrenia e lembranças do mar morto que não me deixam descansar ateh voltar pro 3º templo, mas antes vai o obama na frente

    yesh atid
    andrevadiu2 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados