Pois bem, estou planejando fazer um mini torneio de buraco entre alguns amigos e familiares. Gostaria de sugestões quanto a estrutura.
Como vcs fariam?
Até agora pensei em fazer tipo:
a) Chaveamento simples (Tênis / HU Matchs);
b) Chaveamento com MD3 (Melhor de três)
c) Estilo os torneios de cs antigos que rolavam - Grupos Upper e Lower (Btw alguem tem algum link onde possa encontrar exatamente como era a estrutura desses torneios?);
d) Revezamento de duplas - Cada jogador joga com uma pessoa diferente, formando-se sempre novas duplas (Campeão Geral).
Alguem tem alguma sugestão. Shipo +Rep valeu.
A seguir as regras que vou utilizar. Adaptei de um site que vi na net:
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REGULAMENTO DE BURACO
1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos.
2-Será cobrado uma taxa de R$30,00 por dupla. Tal valor será destinado para compra de bebidas/Petiscos.
3-As súmulas de anotações de pontos das partidas deverão ser preenchidas e assinadas por representantes de cada dupla e obrigatoriamente entregues ao árbitro do torneio ou partida.
4-Será desclassificada a dupla que se recusar a obedecer as regra e normas deste regulamento.
5-Fica expressamente proibidos as palestras ou apartes de assistentes ou jogadores que possam perturbar ou inferir nos jogos em curso, inclusive “pitacos”, sob pena de advertência, ressalvando o direito do árbitro de solicitar a retirada do recinto dos infratores.
6-Qualquer dúvida ou divergência entre os jogadores será resolvido pelo árbitro que terá autonomia de decisão, inclusive para os casos omissos, anotando qualquer irregularidade e/ou decisão no verso da súmula.
7-Para o jogo propriamente dito, serão observados as regras deste regulamento.
8- Quanto aos posicionamentos das duplas na mesa ficará à critério dos participantes não havendo acordo o árbitro fará o sorteio. Fica determinado que as duplas quando posicionadas na mesa, não poderão inverter a posição, o árbitro de partidas poderá autorizar a inversão de posição desde que haja concordância das duplas participantes.
REGRAS
Os jogadores obedecerão as seguintes regras:
1º- Cada partida será disputada em melhor de 03 (três) quedas.
2º- Será vencedora da queda a dupla que obtiver maior número de pontos, obtendo no mínimo 2.000 pontos = vulnerável com 1000 pontos.
3º- A contagem dos pontos da partida serão:
A- Vitória de 2 x 0, a dupla marcará 03 pontos
B- Vitória de 2 x 1 a dupla marcará 02 pontos
C- Vitória por w. 0, dupla marcará 03 pontos, computando 4.000 pontos para a vencedora, para efeito de desempate o w.o será considerado como vitória de 2x
4º- os pontos do baralho serão contados a partir da seguinte tabela:
A- Canastra Real (Limpa) 200 Pontos
B- Canastra Suja 100 Pontos
C- As 15 Pontos
D- Coringa, Carta nº 2 10 Pontos
E- Carta nº 8 ao Rei (inclusive) 10 Pontos
F- Carta nº 3 ou 7 (inclusive) 05 Pontos
G- Batida da partida 100 Pontos
Obs.: O coringão (Joker) não entra no jogo.
5º- CANASTRAS
“REAL” – Considera-se canastra “REAL” aquela que tiver no mínimo 07 (sete) cartas em seqüência e do mesmo naipe. O acréscimo de mais cartas não alterará o valor nominal da canastra.
“SUJA” – É aquela que tiver no mínimo 07 (sete) cartas em seqüência sendo uma delas substituída pelo coringa
6º Os jogadores deverão manter as mão sobre a mesa.
7º Para definir quem iniciará o jogo, distribuindo as cartas, será através de sorteio, onde o representante da dupla que pegar a carta mais alta iniciará distribuindo as cartas. A partir daí o baralho será distribuído rodando pela direita.
8º O jogador que der as cartas ou o morto não poderá olhar o fundo do baralho, sob pena de ser multado em 100 pontos negativos.
9º O jogador “distribuidor de cartas” deverá tomar o cuidado de não virá-las ou distribui-las, caso isso aconteça, a dupla adversária poderá exigir que esta carta seja trocada por outra, mesmo que a carta virada seja destinada ao parceiro do distribuidor;
10º Antes de o adversário jogar, o jogador que levar a mão ao morto deverá obrigatoriamente comprar, e se levar a mão ao lixo deverá obrigatoriamente tirar, não podendo mudar de alternativa.
11º Qualquer carta comprada não poderá ser mostrada a ninguém, caso isso aconteça (mesmo de forma acidental) à mesma terá que ser descartada ou descida.
12º O jogador não poderá empurrar o lixo do monte para o lado do parceiro, induzindo-o a trocar ou comprar carta do baralho.
13º Durante a partida não serão permitidos comentários a respeito do jogo, sob pena de advertência e perda de 100 pontos em caso de reincidência.
14º Qualquer comentário será permitido após o ENCERRAMENTO de cada rodada e não durante a partida, não sendo válido o pretexto de que “a jogada já passou”.
15º A batida final só será possível quando a dupla tenha pelo menos uma “canastra real”.
16º Para pegar o morto não se farás necessário Ter qualquer tipo de canastra real ou suja.
17º A dupla que não pegar o morto perderá o equivalente a uma canastra suja ou seja 100 pontos.
18º Acabando as cartas a serem compradas será colocado um dos mortos na mesa, para dar seqüência do jogo. Se necessário outro morto também irá para a mesa.
19º A batida final valerá 100 pontos.
20º Acabando as cartas da mesa o último comprador se não bater, descarta uma carta e o próximo joga com o lixo. Como foi com lixo não haverá batida de mão.
21º Será feito o arredondamento (para cima) de pontos no final de cada contagem com múltiplos de 5 .
22º A dupla que atingir 1.000 pontos só poderá iniciar a descida de cartas com no mínimo 75 pontos de acordo com a valorização das cartas (Vulnerável).
23º Na descida das cartas caso haja algum engano com relação à soma dos pontos 75, observado pela dupla adversária antes da primeira comprada a dupla que estiver descendo será penalizada e o valor da descida passará para 90, 120,150 respectivamente.
24º Uma carta colocada na mesa não poderá em hipótese alguma retornar a mão.
25º Em quaisquer circunstâncias as cartas que sobrarem nas mãos deverão ser pagas.
26º O jogo poderá ser batido com as cartas de lixo.
26º Será permitido apanhar o lixo independente de fazer jogo ou não.
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Obs.: A Regra nº 03 não está definida (Dependo da estrutura para tal).
10-10-2012, 18:01
Alvinho
quantas pessoas vão jogar? já tem gente que é reg e joga direto com a mesma dupla?
10-10-2012, 18:09
Spankkaa
Citação:
Postado originalmente por Alvinho
quantas pessoas vão jogar? já tem gente que é reg e joga direto com a mesma dupla?
Opa foi mal...esqueci desse detalhe importante.
Só família mesmo, tios e amigos. Deve dar algo entre 8 a 12 duplas no máx.
Em se tratando de buraco, só tem shark no field hehehe.
Quanto às duplas eu acho melhor ser definido antes, mas tem gente que prefere sortear na hora. Ainda não decidi, mas acho que vai ser como to querendo ( no caso de chaveamento e afins).
10-10-2012, 20:58
Um2ois
camp de tranca aqui do buteco,rola chaveamento simples com duplas pre definidas,e melhor de 3 só na final.
11-10-2012, 00:27
Slodera
Buraco melhor de 3 seria oq? 3 partidas de 2k points?
Imo tem que ser dupla fixa. Aliás qual o prazo desse donkamenrs?? Pq 10 duplas vai demorar umas 16 horas isso ae
11-10-2012, 00:46
nikleonel
É aberto thiago ? Me pega esse joguinho, (eu e eric)
11-10-2012, 08:08
Spankkaa
Citação:
Postado originalmente por Slodera
Buraco melhor de 3 seria oq? 3 partidas de 2k points?
Imo tem que ser dupla fixa. Aliás qual o prazo desse donkamenrs?? Pq 10 duplas vai demorar umas 16 horas isso ae
Isso, 3 partidas de 2k points.
Se tiver mta gente, pode rolar dia 1A e 1B hahahahaha.
Gostei da ideia de fazer md3 só na FT
11-10-2012, 08:10
Spankkaa
Citação:
Postado originalmente por nikleonel
É aberto thiago ? Me pega esse joguinho, (eu e eric)
Pode vir de boa! Ta call? Tenho que definir a data e tal.