"
REGULAMENTO DE BURACO
1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos.
2-Será cobrado uma taxa de R$30,00 por dupla. Tal valor será destinado para compra de bebidas/Petiscos.
3-As súmulas de anotações de pontos das partidas deverão ser preenchidas e assinadas por representantes de cada dupla e obrigatoriamente entregues ao árbitro do torneio ou partida.
4-Será desclassificada a dupla que se recusar a obedecer as regra e normas deste regulamento.
5-Fica expressamente proibidos as palestras ou apartes de assistentes ou jogadores que possam perturbar ou inferir nos jogos em curso, inclusive “pitacos”, sob pena de advertência, ressalvando o direito do árbitro de solicitar a retirada do recinto dos infratores.
6-Qualquer dúvida ou divergência entre os jogadores será resolvido pelo árbitro que terá autonomia de decisão, inclusive para os casos omissos, anotando qualquer irregularidade e/ou decisão no verso da súmula.
7-Para o jogo propriamente dito, serão observados as regras deste regulamento.
8- Quanto aos posicionamentos das duplas na mesa ficará à critério dos participantes não havendo acordo o árbitro fará o sorteio. Fica determinado que as duplas quando posicionadas na mesa, não poderão inverter a posição, o árbitro de partidas poderá autorizar a inversão de posição desde que haja concordância das duplas participantes.
REGRAS
Os jogadores obedecerão as seguintes regras:
1º- Cada partida será disputada em melhor de 03 (três) quedas.
2º- Será vencedora da queda a dupla que obtiver maior número de pontos, obtendo no mínimo 2.000 pontos = vulnerável com 1000 pontos.
3º- A contagem dos pontos da partida serão:
A- Vitória de 2 x 0, a dupla marcará 03 pontos
B- Vitória de 2 x 1 a dupla marcará 02 pontos
C- Vitória por w. 0, dupla marcará 03 pontos, computando 4.000 pontos para a vencedora, para efeito de desempate o w.o será considerado como vitória de 2x
4º- os pontos do baralho serão contados a partir da seguinte tabela:
A- Canastra Real (Limpa) 200 Pontos
B- Canastra Suja 100 Pontos
C- As 15 Pontos
D- Coringa, Carta nº 2 10 Pontos
E- Carta nº 8 ao Rei (inclusive) 10 Pontos
F- Carta nº 3 ou 7 (inclusive) 05 Pontos
G- Batida da partida 100 Pontos
Obs.: O coringão (Joker) não entra no jogo.
5º- CANASTRAS
“REAL” – Considera-se canastra “REAL” aquela que tiver no mínimo 07 (sete) cartas em seqüência e do mesmo naipe. O acréscimo de mais cartas não alterará o valor nominal da canastra.
“SUJA” – É aquela que tiver no mínimo 07 (sete) cartas em seqüência sendo uma delas substituída pelo coringa
6º Os jogadores deverão manter as mão sobre a mesa.
7º Para definir quem iniciará o jogo, distribuindo as cartas, será através de sorteio, onde o representante da dupla que pegar a carta mais alta iniciará distribuindo as cartas. A partir daí o baralho será distribuído rodando pela direita.
8º O jogador que der as cartas ou o morto não poderá olhar o fundo do baralho, sob pena de ser multado em 100 pontos negativos.
9º O jogador “distribuidor de cartas” deverá tomar o cuidado de não virá-las ou distribui-las, caso isso aconteça, a dupla adversária poderá exigir que esta carta seja trocada por outra, mesmo que a carta virada seja destinada ao parceiro do distribuidor;
10º Antes de o adversário jogar, o jogador que levar a mão ao morto deverá obrigatoriamente comprar, e se levar a mão ao lixo deverá obrigatoriamente tirar, não podendo mudar de alternativa.
11º Qualquer carta comprada não poderá ser mostrada a ninguém, caso isso aconteça (mesmo de forma acidental) à mesma terá que ser descartada ou descida.
12º O jogador não poderá empurrar o lixo do monte para o lado do parceiro, induzindo-o a trocar ou comprar carta do baralho.
13º Durante a partida não serão permitidos comentários a respeito do jogo, sob pena de advertência e perda de 100 pontos em caso de reincidência.
14º Qualquer comentário será permitido após o ENCERRAMENTO de cada rodada e não durante a partida, não sendo válido o pretexto de que “a jogada já passou”.
15º A batida final só será possível quando a dupla tenha pelo menos uma “canastra real”.
16º Para pegar o morto não se farás necessário Ter qualquer tipo de canastra real ou suja.
17º A dupla que não pegar o morto perderá o equivalente a uma canastra suja ou seja 100 pontos.
18º Acabando as cartas a serem compradas será colocado um dos mortos na mesa, para dar seqüência do jogo. Se necessário outro morto também irá para a mesa.
19º A batida final valerá 100 pontos.
20º Acabando as cartas da mesa o último comprador se não bater, descarta uma carta e o próximo joga com o lixo. Como foi com lixo não haverá batida de mão.
21º Será feito o arredondamento (para cima) de pontos no final de cada contagem com múltiplos de 5 .
22º A dupla que atingir 1.000 pontos só poderá iniciar a descida de cartas com no mínimo 75 pontos de acordo com a valorização das cartas (Vulnerável).
23º Na descida das cartas caso haja algum engano com relação à soma dos pontos 75, observado pela dupla adversária antes da primeira comprada a dupla que estiver descendo será penalizada e o valor da descida passará para 90, 120,150 respectivamente.
24º Uma carta colocada na mesa não poderá em hipótese alguma retornar a mão.
25º Em quaisquer circunstâncias as cartas que sobrarem nas mãos deverão ser pagas.
26º O jogo poderá ser batido com as cartas de lixo.
26º Será permitido apanhar o lixo independente de fazer jogo ou não.
"