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Tópico: Estejam em paz e mantenham a calma

  1. #2931
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    Excertos do livro EU SOU AQUILO
    de Sri Nisargadatta Maharaj


    O mundo existe somente como
    um sonho em minha Consciência


    O que quer que tenha uma forma se constitui tão somente
    de limitações imaginadas em minha consciência.


    Por si mesmo nada tem existência. Tudo precisa de sua própria ausência.
    Ser, é ser distinguível, estar aqui e não lá, é ser agora e não depois, ser assim e não
    assado. Como a água é moldada pelo contêiner, assim também todas as coisas são
    determinadas por suas condições (Gunas) (15).
    Puro Ser, preenchendo tudo e além de tudo, não é a existência, a qual é
    limitada. Toda limitação é imaginária, somente o ilimitado é real. (355).


    O mundo não é senão, um show, um faz de conta.
    O mundo é somente um show, cheio de glitter e vazio. Ele é, e ao mesmo
    tempo não é. Ele está lá pelo tempo que eu queira vê-lo e tomar parte nele. Quando eu
    deixo de me importar, ele se dissolve. Ele não tem qualquer causa e não serve a
    qualquer propósito. Ele só acontece quando estamos mentalmente-ausentes. Ele se
    parece exatamente com o que é, mas não há qualquer profundidade nele, qualquer
    sentido. Somente o sobre-observador é real, chame-o Eu ou Atma. Para o Ser, o
    mundo não é mais que um show colorido, o qual ele curte “infinitamente” enquanto
    dure, e o esquece quando ele se vai. O que quer que aconteça no palco o faz encolher-
    se aterrorizado ou rolar no chão de rir, e ainda assim todo o tempo ele está atento de
    que tudo é apenas um show. Sem desejo ou medo, ele o aprecia tal qual ele se
    apresenta. (178-9)


    O universo é um palco sobre o qual um drama mundial está sendo
    representado. A qualidade da performance é tudo o que importa; não o que o ator diga
    ou faça, mas como ele o faz e diz. Desportistas parecem fazer um tremendo esforço:
    ainda assim seu único e inconfundível motivo, são jogar e mostrar (95)
    Tudo acontece como é necessário, e ainda assim nada acontece. Eu faço o
    que parece ser o necessário, mas ao mesmo tempo eu sei que nada é necessário, que a
    vida em si mesma é uma fantasia.(191)


    Você me vê aparentemente funcionando. Na realidade, eu somente olho. O
    que quer que seja feito, é feito no palco. Contentamento e tristeza, vida e morte, eles
    todos são reais para o homem delimitado; para mim, eles estão todos no show, tão
    irreais quanto ao show em si mesmo. Eu posso perceber o mundo como você, mas
    você acredita estar nele, enquanto eu o vejo como uma gota iridescente na vasta
    extensão da consciência.(179)


    Tudo o que vive, trabalha para perpetuar e expandir a consciência. Este é
    todo o significado e propósito do mundo. Ë a verdadeira essência do Yoga - sempre
    elevando o nível de consciência, descoberta de novas dimensões, com suas
    propriedades, qualidades e poderes. Neste sentido, o universo inteiro se torna uma
    escola de Yoga. (275)


    De uma lâmpada de ouro, você pode fazer muitos ornamentos – cada um
    permanecerá como ouro. Similarmente, em qualquer que seja o papel que eu possa
    estar desempenhando e qualquer função que eu possa representar – eu permaneço o
    que sou: o “Eu sou” imovível, imperturbável, independente. O que voe chama de
    universo, natureza, é minha criatividade espontânea. O que quer que aconteça,
    acontece. Mas minha natureza é tal que tudo termina em contentamento. (138)


    O Mundo que eu percebo é inteiramente privado, um sonho.


    O mundo que você percebe é de fato um mundo pequeno. E ele é
    inteiramente privado. Tome-o como um sonho e acabe com ele. Não é a idéia de um
    mundo total uma parte de seu mundo pessoal? O universo não vem para dizer-; que
    você é parte dele. É você quem inventou uma totalidade para contê-lo como uma parte.
    Na verdade tudo o que você conhece é seu próprio mundo privado, não importa quão
    belamente você o tenha mobiliado com suas imaginações e expectativas. (23)


    Este mundo é pintado por você sobre a tela da consciência e é inteiramente
    seu próprio mundo privado. (200)


    Conhecer o filme como o jogo de luz sobre a tela, dá liberdade da idéia de
    que o filme é real. (338)


    Considere. O mundo no qual você vive, quem mais sabe sobre ele? Dentro
    da prisão de seu mundo aparece um homem que lhe diz que o mundo de dolorosas
    contradições, o qual você criou, não é nem contínuo nem permanente e está baseado
    em um mal-entendido. Ele peleja com você para que você o abandone. Você entra nele
    esquecendo do que você é, e você sairá dele conhecendo a si mesmo como você é. Não
    há qualquer realidade nele. Ele não perdura. (45)


    O mundo não tem qualquer existência separada de você. A cada momento
    ele não é senão um reflexo de você mesmo. Você o cria, você o destrói. Seu universo
    pessoal não existe por si mesmo. Essa é uma visão limitada e distorcida do real. (94)
    Você não é do mundo, você nem mesmo está no mundo. O mundo não é,
    você sozinho é. Você cria o mundo em sua imaginação como um sonho. Como você
    não pode separar o sonho de si mesmo, assim também você não pode ter um mundo
    exterior independente de sua existência. Você é independente, não o mundo. Não
    tenha medo de um mundo que você mesmo criou. (453)


    Busque e você descobrirá a Pessoa Universal, a qual é você mesmo e
    infinitamente mais. De qualquer modo, comece realizando que o mundo está em você,
    e não você nele. Seu corpo pessoal é uma parte na qual o todo está maravilhosamente
    refletido. Mas você tem também um corpo universal. Você nem mesmo pode dizer que
    não o conhece, porque você o vê e o experiencia todo o tempo. Somente você o chama
    de “o mundo” e está com medo dele. Ambos anatomia e astronomia descrevem você.
    Você conhece o mundo exatamente como você conhece seu corpo – através dos
    sentidos. É sua mente que separou o mundo de fora de sua pele do mundo de dentro e
    os colocou em oposição. (309-10)


    O mundo não é mais que o reflexo de minha imaginação. O que quer que eu
    queira ver, eu posso ver. Mas porque eu deveria inventar padrões de criação, evolução
    e destruição? Eu não preciso delas. O mundo está em mim, o mundo sou eu mesmo.
    Eu não tenho medo dele e nem qualquer desejo de trancá-lo em um filme mental. (28)


    Imagine-se em uma densa floresta cheia de tigres e você em uma forte cela
    de aço. Sabendo-se bem protegido pela cela, você assiste aos tigres sem medo. A
    seguir, você encontra os tigres na cela e você perambulando na floresta. Finalmente, a
    cela desaparece e você monta os tigres! (476-7)


    O que eu pareço ser para você existe apenas em sua mente. Eu sou um
    sonho que pode acordá-lo. Você terá de provar dele em seu próprio acordar. (181)


    Desista de tudo e você ganhará tudo. Então a vida torna-se aquilo que se supõem que
    ela seja: pura radiação de uma fonte inexaurível. Nessa luz o mundo aparece difuso
    como num sonho. (257)
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  2. #2932
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    Desejo e medo vêm da visão do mundo como separado de mim mesmo.
    Assim como você pensa ser do mesmo modo você pensa que o mundo seja.
    Se você imagina-se separado do mundo, o mundo aparecerá como separado de ti e
    você experimentará desejo e medo. Eu não vejo o mundo como separado de mim e
    assim não há nada para eu desejar ou temer. (123)


    Não há caos no mundo, exceto o caos que você cria em sua mente. Ele é
    autocriado no sentido de que em seu verdadeiro centro há uma idéia de si mesmo
    como algo diferente e separado das outras coisas. Na realidade você não é nem uma
    coisa nem separado. (121)


    Enquanto eu vir o sonho como real, eu sofrerei sendo escravo dele.
    Ambos sono e vigília são nomes errôneos. Nós estamos apenas sonhando.
    Só o gnani conhece a verdadeira vigília e o verdadeiro sono. Nós sonhamos que
    estamos acordados, nos sonhamos que estamos dormindo. Os três estados são somente
    variedades de estados de sono. Tratar tudo como um sonho libera. Quando voe
    empresta realidade aos sonhos você torna-se escravo deles. Por imaginar que você
    nasceu, assim e tal, você se torna escravo desse assim e tal. A essência da escravidão é
    imaginar a si mesmo como sendo um processo, que tem passado e futuro, que tem
    história. Na verdade nós não temos história, não somos um processo, não
    desenvolvemos, não decaímos; assim veja tudo como um sonho e permaneça fora
    dele.(189)


    Saber que você é um prisioneiro de sua mente, que você vive em um mundo
    imaginário, de sua própria criação é o lago da sabedoria. (426)


    A causa do sofrimento está na identificação do percebedor com o percebido.
    É dele que nasce o desejo, e com o desejo a ação cega, de resultados impensáveis.
    Olhe ao redor e você verá – o sofrimento é uma coisa feita pelo homem. (381)


    Ninguém sofre em um filme, somente a pessoa identifica-se com ele. Não se
    identifique com o mundo e você não sofrerá. (156)


    Enquanto ele dura, o sonho tem um ser temporal. É seu desejo de mantê-lo,
    que cria o problema. Deixe ir. Pare de imaginar que o sonho é seu. (257)


    Deixe o filme desenrolar-se até o verdadeiro fim. Você não pode ajudá-lo.
    Mas você pode reconhecer que o sonho é um sonho, e não carimbá-lo com o selo de
    realidade.(258)


    No presente você está perdido, e, portanto em perigo, pois para um perdido,
    a qualquer momento algo pode acontecer. É melhor acordar e ver sua situação real.
    Que você é, você sabe. O que você é, você não sabe. Descubra o que você é. (474)


    Minha intenção de acordá-lo é o link (entre nossos respectivos sonhos). Meu coração
    quer que você acorde. Eu vejo você sofrendo em seus sonhos e eu sei que você deve
    acordar para terminar seus pesadelos. Quando você vê seu sonho como sonho, você
    acorda. Mas em seu sonho eu não estou interessado. É bastante para mim saber que
    você deve acordar. Você não precisa trazer seu sonho para uma conclusão definida, ou
    torná-lo nobre, ou feliz, ou belo; tudo que você precisa é realizar que você está
    sonhando. Pare de imaginar, pare de acreditar. Veja as contradições, as
    incongruências, a falsidade e o sofrimento do ente humano, a necessidade de ir além.
    Em sonho você ama alguns e não outros. Acordado você descobre que é o próprio
    amor, que encampa e inclui tudo. O amor pessoal, não importa quão intenso e genuíno
    invariavelmente desaparece; o amor em liberdade é amor por tudo. (258)


    Este é o coração da questão: Enquanto você acredita que só o mundo
    externo é real, você permanece seu escravo. (424) simplesmente compreenda que o
    que você vê não é o que é. Aparências se dissolverão sob a investigação, e a realidade
    virá à superfície. Você não precisa queimar a casa para abandoná-lo. Basta sair.
    Somente quando você não pode ir e vir livremente que a casa torna-se uma prisão. Eu
    me movo para dentro e para fora da consciência fácil e naturalmente, e assim para mim
    o mundo é uma casa, não uma prisão. (479)


    Nada no sonho é feito por mim.
    Enquanto você acreditar que é um corpo, você encontrará (ascribe) causas
    para tudo. Eu não estou dizendo que as coisas não tem causas. Cada coisa tem causas
    inumeráveis. É como é, porque o mundo é como ele é. Cada causa em suas
    ramificações cobre o universo. Não há causas exceto sua ignorância de seu ser real, o
    qual é perfeito e além da causação. Pois o que quer que aconteça, todo o universo é
    responsável e você é a fonte do universo. (347)


    Tudo o que acontece é a causa de tudo o que acontece. As causas são
    inúmeras; a idéia de uma causa única é uma ilusão. (398)


    Porque você fala de ação? Você alguma vez está em ação? Algum poder
    desconhecido atua e você imagina que você está agindo. Você está meramente
    assistindo o que acontece, sem ser capaz de influenciá-lo de nenhuma forma. (238)


    Pare de imaginar a si mesmo como sendo ou fazendo isso ou aquilo, e a

    realização de que você é a fonte e o coração de tudo se derramará sobre ti. (3)


    O homem sábio não toma nada como sendo seu próprio. Quando em algum
    tempo ou lugar algum milagre é atribuído a alguém, ele não estabelecerá qualquer link
    causal entre eventos e pessoas, nem permitirá que qualquer conclusão seja tirada. Tudo
    acontece como acontece porque tinha de acontecer; tudo acontece como acontece
    porque o universo é como ele é. (270)


    Você se imagina sendo e fazendo tudo idêntico. Não é assim. A mente e o
    corpo movem-se e mudam e causam movimentos e mudanças em outras mentes e
    outros corpos, e isso é chamado de fazer, de ação. Eu vejo que é da natureza da ação


    criar outra ação, como fogo que continua queimando. Eu não ajo nem sou causa de
    outros agirem; eu estou constantemente alerta do que acontece.(398)


    Nada é feito por mim, tudo acontece simplesmente. Eu não espero, eu não
    planejo, eu simplesmente assisto os eventos acontecendo, sabendo-os irreais.(191)


    É como seu gravador. Ele grava, ele reproduz – tudo por si mesmo. Você
    somente ouve. Similarmente, eu assisto a tudo que acontece, inclusive meu conversar
    com você. Não sou eu quem conversa, as palavras aparecem em minha mente e então
    eu as escuto sendo ditas. (433)


    O que é feito é um fato, o fazedor é um mero conceito. Sua própria
    linguagem mostra que enquanto o feito é certo, o fazedor é dúbio; alternar
    responsabilidade é um jogo peculiarmente humano. Considerando a infindável lista de
    fatores requeridos para que algo aconteça, só se pode admitir que tudo é responsável
    por tudo, não importa quão remoto. O fazer é um mito nascido da ilusão do “eu” e do
    “meu”. Eu não sinto que eu esteja falando. Há fala acontecendo, isso é tudo. Você
    realmente fala? Você ouve a si mesmo falando e você diz: eu falo. Eu não tenho
    qualquer objeção às convenções de sua linguagem, mas elas distorcem e destroem a
    realidade. Um modo mais acurado de dizer seria: “Há fala, trabalho, ir e vir”. Para que
    qualquer coisa aconteça o universo inteiro deve coincidir. É um erro acreditar que
    qualquer coisa em particular possa causar um evento. Toda causa é universal. Eu estou
    totalmente alerta de que as coisas acontecem como elas tem de acontecer porque o
    mundo é como ele é. Para afetar o curso dos eventos, eu devo trazer um fator novo
    para o mundo e tal fator só pode ser eu mesmo, o poder do amor e da compreensão
    focalizado em mim. (389)
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  3. #2933
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  4. #2934
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  5. #2935
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  6. #2936
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  7. #2937
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    Eu não estou interessado
    Em nenhuma teoria
    Em nenhuma fantasia
    Nem no algo mais
    Nem em tinta pro meu rosto
    Ou oba oba, ou melodia
    Para acompanhar bocejos
    Sonhos matinais


    Eu não estou interessado
    Em nenhuma teoria
    Nem nessas coisas do oriente
    Romances astrais
    A minha alucinação
    É suportar o dia-a-dia
    E meu delírio
    É a experiência
    Com coisas reais


    Um preto, um pobre
    Uma estudante
    Uma mulher sozinha
    Blue jeans e motocicletas
    Pessoas cinzas normais
    Garotas dentro da noite
    Revólver: cheira cachorro
    Os humilhados do parque
    Com os seus jornais


    Carneiros, mesa, trabalho
    Meu corpo que cai do oitavo andar
    E a solidão das pessoas
    Dessas capitais
    A violência da noite
    O movimento do tráfego
    Um rapaz delicado e alegre
    Que canta e requebra
    É demais!


    Cravos, espinhas no rosto
    Rock, Hot Dog
    "Play it cool, Baby"
    Doze Jovens Coloridos
    Dois Policiais
    Cumprindo o seu duro dever
    E defendendo o seu amor
    E nossa vida
    Cumprindo o seu duro dever
    E defendendo o seu amor
    E nossa vida


    Mas eu não estou interessado
    Em nenhuma teoria
    Em nenhuma fantasia
    Nem no algo mais
    Longe o profeta do terror
    Que a laranja mecânica anuncia
    Amar e mudar as coisas
    Me interessa mais
    Amar e mudar as coisas
    Amar e mudar as coisas
    Me interessa mais


    Um preto, um pobre
    Uma estudante
    Uma mulher sozinha
    Blue jeans e motocicletas
    Pessoas cinzas normais
    Garotas dentro da noite
    Revólver: cheira cachorro
    Os humilhados do parque
    Com os seus jornais


    Carneiros, mesa, trabalho
    Meu corpo que cai do oitavo andar
    E a solidão das pessoas
    Dessas capitais
    A violência da noite
    O movimento do tráfego
    Um rapaz delicado e alegre
    Que canta e requebra
    É demais!


    Cravos, espinhas no rosto
    Rock, Hot Dog
    "Play it cool, Baby"
    Doze Jovens Coloridos
    Dois Policiais
    Cumprindo o seu duro dever
    E defendendo o seu amor
    E nossa vida
    Cumprindo o seu duro dever
    E defendendo o seu amor
    E nossa vida

    chumboryson and PebaVermelho like this.
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  8. #2938
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  9. #2939
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    hahahaha ainda mandou um belchior no final
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  10. #2940
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    Thelema é a filosofia ou religião (dependendo do ponto de vista) baseada nos dois preceitos fundamentais da chamada Lei de Thelema:

    • "Faze o que tu queres será o todo da Lei." (orig. "Do what thou wilt shall be the whole of the Law."[1])
    • "Amor é a lei, amor sob vontade." (orig. "Love is the law, love under will."[2])


    Não há um consenso sobre a tradução da Lei de Thelema para o idioma português. Além da tradução apresentada neste artigo existem outras versões como "Faze o que tu queres deverá ser o todo da Lei." (O.T.O. Portugal), "Faze o que tu queres pois é tudo da Lei." (Raul Seixas), "Fazei o que tu queres, há de ser o todo da Lei." (Marcelo Motta) e outras. Desde que seja mantido o estilo literário utilizado, não seja alterada a pontuação da frase e que se respeite o uso da maiúscula em "Lei" todas são consideradas válidas. A forma aqui colocada é a utilizada pela O.T.O. brasileira.

    Estes foram apresentados ao mundo, desta forma, no Livro da Lei (Liber AL vel Legis), escrito por Aleister Crowley nos dias 8, 9 e 10 de abril de 1904. Crowley desenvolveu o sistema thelêmico a partir de uma série de experiências metafísicas experimentadas por ele e sua então esposa,Rose Edith Kelly Crowley, no início de 1904. A partir dessas experiências ele alegava ter sido contactado por uma inteligência não-corpórea denominada Aiwass (a quem identificou mais tarde como seu Sagrado Anjo Guardião), que ditou a ele, entre o meio-dia e as 13 horas dos dias 8, 9 e 10 de abril daquele ano, o Livro da Lei (Liber AL vel Legis). Sabe-se, além disso, que pensadores anteriores a Crowley apresentaram traços da cosmovisão e sistema contidos no livro, de modo que o conhecimento thelêmico, embora coroado pelo Liber AL, não se restringe a ele.

    O livro contém tanto a frase "Faze o que tu queres será o todo da Lei" quanto o termo Thelema (do grego θέλημα, "vontade"), que Crowley tomou como nome do sistema filosófico, místico e religioso que veio a se desenvolver a partir do texto daquele livro, considerado sagrado pelos thelemitas, ou seja, aqueles que seguem a filosofia ou religião de Thelema[1]. O sistema thelêmico inclui uma série de referências de magia, ocultismo, misticismo e religião, tanto ocidentais quanto orientais, tais como a Cabala e a Yoga. Segundo Crowley, Thelema representaria um novo sistema ético e filosófico para a humanidade, caracterizando um Novo Aeon (Nova Era).


    É comum que a Lei de Thelema seja compreendida, à primeira leitura, como uma licença para que se executem todos os desejos e caprichos que uma pessoa tenha, sem que haja responsabilidade ou consequências por seus atos. Contudo, esta filosofia prega justamente o oposto, partindo da ideia de que cada ser humano, por possuir livre arbítrio, é inteiramente responsável por sua existência e por suas ações, sem ser absolvido ou culpado por nenhum Deus ou Diabo no que tange o destino de sua própria vida. A liberdade de todo Homem e toda Mulher é, portanto, cultuada, uma vez que, como consta no Liber AL, "Todo homem e toda mulher é uma estrela". O resultado disso é um profundo respeito a si próprio, a cada indivíduo e a cada forma de vida como sendo expressões particulares do Divino.


    Além disso, Thelema conclama cada um à descoberta e realização de sua Vontade (a inicial maiúscula sendo utilizada para diferenciar esta da vontade trivial, a expressãoVerdadeira Vontade também sendo utilizada para tanto, ainda que não apareça nos textos canônicos). Cada um de nós tem por obrigação descobrir e cumprir essa Verdadeira Vontade, deixando de lado todo capricho e distração que possa nos afastar deste objetivo máximo. Ao realizá-la, estamos nos integrando perfeitamente à nossa Natureza, que reflete a ordem do Universo. Portanto, realizar a Verdadeira Vontade é despertar para a Vontade do Universo.


    Em Thelema, considera-se a Divindade como algo imanente: isto é, que vive dentro de tudo. Logo, conhecer sua Vontade mais íntima também é conhecer a Vontade de seu deus Interno. Esse processo de descoberta da Vontade além dos desejos do Ego constitui um método de realização espiritual baseado principalmente no autoconhecimento. Infelizmente, os escritos de Crowley são usualmente mal interpretados e incrivelmente tomados no sentido oposto ao original, dando origem a comportamentos anti-sociais que nada têm a ver com Thelema.


    A nível social, Thelema pode ser entendida como a luta pela vivência da Liberdade de cada indivíduo, de modo que ele possa se realizar de acordo com sua órbita particular, isto é, dentro de suas vivências e escolhas específicas. Considerar a importância essencial do indivíduo para o mundo pode ser uma postura menos pragmática do que a tradição política adotada por sociedades opressoras e massificantes. No entanto, pelo que foi explicado anteriormente, está claro que a tirania e os regimes totalitários nada têm a ver com Thelema.
    Última edição por gabrielrgvas; 06-10-2016 às 07:28.
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