Brincadeiras a parte, se vc concorda que o preço é custo+lucro e quem paga o preço é o consumidor, vc concorda que o custo é repassado para ele.
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Brincadeiras a parte, se vc concorda que o preço é custo+lucro e quem paga o preço é o consumidor, vc concorda que o custo é repassado para ele.
Sobre o @ekalil virando libertario, o ultimo post me lembrou isso aqui:
https://scontent.faqa1-1.fna.fbcdn.n...7b&oe=5894CA30
O ônus da prova é de quem quer intervir. Aguardando as provas,
Como falei, vc quer discutir economia como se fosse ciencia exata. Eh assim que funciona a sua cabeca por (imagino eu) ser um cara logico e racional.
Nao existe um consenso de se, quanto e como o estado deve intervir no mercado. Eu, particularmente, acho que gera mais mal do que bem. Se eu te provar isso por A mais B devo ganhar o nobel de economia.
No caso especifico, eh so imaginar como funciona a cabeca de um dono de restaurante. No cenario atual ele tem um produto chamado cafe, com custo X e receita Y. Com a nova lei, todas as condicoes mantidas, ele vai ter um custo maior que X (ja que tem que fazer cafe pra um numero maior de pessoas) e receita zero.
Como todo restaurante tem que oferecer isso, nao traz nenhum ganho de mercado pra ele.
Suas opcoes sao:
1- Repassar o aumento de custo e reducao de receita pro resto de seus produtos
2- Aceitar a reducao da margem de lucro
3- Achar alguma solucao meio termo, tipo reduzir a qualidade do cafe oferecido de graca.
As opcoes 1 e 3 prejudicam o consumidor. A opcao 2 prejudica o dono do restaurante. Eu acho que nao precisa ser nenhum genio pra imaginar que as opcoes 1 e 3 seram escolhidas pela maioria dos donos de restaurante. Mas eh so minha opiniao, nao tenho dados e nem como te provar isso.
edit: na verdade a opcao 3 nao necessariamente prejudica o consumidor. Vai depender do que o cara decidir fazer.
Também dá pra considerar a opção 4 que é oferecer algo parecido com café de graça e incrementar o cardápio com um carta de cafés elaborados além de, em conjunto com os demais donos de restaurante, iniciar uma campanha sutil mas lentamente eficiente associando o consumo de cafés especiais a uma imagem de sucesso, respeito além de te garantia de conquista das mais belas mulheres.
Isso estaria dentro da opcao 3. So que isso deveria ser opcao do dono de restaurante, nao?
Vcs nao gostam de ter opcoes? Nao eh legal qdo vc ta quebrado e pode ir fazer algo que custa pouco e oferece menos conforto ou ir em algo mais bacana quando ta a fim de ter uma experiencia legal e disposto a gastar mais? Imagino que todo mundo goste.
Esse tipo de intervencao reduz as opcoes pro consumidor.