Postado originalmente por
ekalil
Você mesmo citou as dificuldades de fazer um transporte público melhor, que tem muita coisa na mão do governo estadual (PSDB desde 1995, mais de 20 anos) mas ignora isso quando vai criticar. O Haddad fez o que dava pra fazer, é óbvio que não vai resolver tudo em 4 anos, mas tem que começar de algum lugar neh?
Eu nao ignoro nao. Pra comeco de conversa eu acho que a verba e responsabilidade deveria estar nas maos da prefeitura. De qualquer forma, eh uma vergonha o tempo que o governo estadual perdeu nao investindo no metro. Recentemente os investimentos aconteceram e a malha cresceu, mas com isso vieram outros problemas. Como agora tem mais integracao com trens e as linhas vao ate lugares mais perifericos, o uso aumentou mto e o metro ta operando no limite da capacidade e de numero de trens. Nao vejo uma solucao mto simples pra isso. Eh mta gente indo na mesma direcao nos mesmos horarios. Isso eh mais um complicador quando falamos das bicicletas de novo, ja que uma pessoa levando uma bicicleta no metro toma mto mais espaco.
O investimento tem que continuar acontecendo, cada vez mais linhas, mais estacoes, mais integracoes pra diluir o movimento em cada uma delas.
A critica ao Haddad eh que ele fez coisas certas de maneira errada ou exagerada. As unicas pessoas que realmente se beneficiaram com as ciclofaixas sao os ricos que moram em bairros nobres e perto do trabalho. Se vc mora a 25 km do seu trabalho e constroem uma ciclofaixa na sua rua vai adiantar alguma coisa? Se vc tem um comercio e, do dia pra noite, sem aviso, colocam uma ciclofaixa na frente do seu predio e nao se pode mais estacionar, vc vai ficar feliz?
Criticas similares valem para as faixas de onibus. Por tudo que li parece que sao mto uteis nas principais vias, mas desnecessarias em mtas outras.
Outra coisa bastante criticada foi a reducao de velocidade nas marginais. Nesse caso eu ja acho ignorancia da populacao, ja que os numeros mostram que o transito melhorou e o numero de acidentes caiu. Mas ate o Irineu que eh fanboy dele disse que irrita andar a 50 quando ta tudo livre. Uma ideia relativamente simples seria limitar a velocidade em horarios de pico e aumentar em horarios de pouco movimento. Desde que fosse bem sinalizado, nao vejo problemas.
Enfim, intencoes e ideias boas, mas que seja pela execucao ruim ou pela falta de dialogo/educacao da populacao foram bem impopulares e acabaram com as chances dele.