Citação:
Postado originalmente por
tiagaosouza
Citação:
Postado originalmente por
PebaVermelho
Citação:
Postado originalmente por
ekalil
Citação:
Postado originalmente por
PebaVermelho
Como é que o Brasil se beneficia com o porto?
Pergunta honesta, tô por fora mesmo.
Cara, eu já escrevi um bocado sobre o porto, é só dar um search. Btw, o Porto de Mariel foi defendido pelos próprios empresários brasileiro. Por aí já se tira.
Responde ai peba, procurei e não achei. Sucintamente mesmo. A única lógica que eu vejo o BR faturando seria como sócio, mas em nenhum lugar que eu li (inclusive veículos financiados pelo governo) não vi nada sobre isso.
O negócio é vantajoso pro Brasil desde o início. Em primeiro lugar o Brasil não deu um porto de presente, ele financiou a construção e o BNDES vai receber a grana de volta com juros. Além disso, quem forrou com a construção foram empresas brasileiras, pois o acordo entre os países prevê que quase toda a grana gasta para a construção do porto deveria ser destinada a contração de serviços e bens brasileiros, o que também significa que boa parte dos impostos foi recolhida para os cofres do governo.
Mas o melhor de tudo é a questão estratégica. Na região de Mariel foi criada uma Zona Econômica de Desenvolvimento, mais ou menos nos moldes chineses, e lá será permitida a instalação de empresas com capital 100% estrangeiro. É óbvio que o Brasil terá prioridade sobre todo mundo, provavelmente ao lado dos americanos, que certamente fizeram acordos pra selar a reaproximação com Cuba e terão bom acesso a essa zona.
Mariel fica no quintal dos Estados Unidos, o que significa que as empresas brasileiras terão mão de obra cubana (leia-se baratíssima e qualificada) para exportar pro maior mercado consumidor do mundo da posição logística mais privilegiada possível.
E isso não é uma realidade distante, já tem empresa brasileira se preparando pra instalar fábrica lá em breve.
Sem contar nos dividendos para a política externa, com a ampliação da liderança regional do Brasil.
#VoltaLula