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Tópico: HELP - Projeção de Vendas

  1. #1
    World Class Avatar de rocksfeller
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    Question HELP - Projeção de Vendas

    E ae galera, blz?!

    Seguinte.. pretendo abrir um delivery de bebidas (cerveja basicamente) numa cidade do interior aonde ainda não tem esse tipo de serviço.

    Vou tirar umas férias e pretendo usar o tempo disponível pra colocar tudo no papel.

    Mas estou com uma dúvida inicial que não consegui achar uma boa resposta ainda e gostaria de saber se alguém pode me dar uma luz.

    Pra eu definir várias e várias coisas eu preciso ter idéia da projeção de vendas. Não tenho idéia se vou trabalhar com 100 ou 10k unidades mensais por exemplo.

    Quais as melhores/mais usadas técnicas para fazer essa projeção de vendas?

    Desde já agradeço a atenção de todos.
    Abs!
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
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  2. #2
    World Class Avatar de aerolitos
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    as vezes se vc procurar os vendedores das cervejas, ou os caras que entregam no caminhão ai na sua região, eles vao te falar mais ou menos o quanto os outros estabelicimentos compram, pelo menos vc vai ter uma ideia da proporção. sei lá, só achismo mesmo
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  3. #3
    World Class Avatar de rocksfeller
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    23/10/09
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    Acho que foge da idéia aerolitos.

    Vou vender no varejo e no sistema de delivery.. muda bastante a idéia.

    Mas valeu pela atenção!
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  4. #4
    World Class Avatar de rocksfeller
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    Crtz que tem alguém por aqui que entende sobre... plz!
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  5. #5
    Professional Avatar de akgaucho
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    E aí amigão. A forma mais std de projeção de vendas é a seguinte:
    Digamos que vc fez o dever de casa na hora de planejar seu negócio e já tens no papel qual será seu custo fixo e variável, certo?
    Digamos também que por vc ter escolhido este negócio, delivery de bebidas, vc já tem uma sólida noção de qual é a margem de lucro por unidade, certo?
    A partir daí vc descobre qual o ponto de equilíbrio do seu negócio, ou seja, quantas garrafas preciso vender pra ficar breakeven.
    Claro que vc vai projetar um volume pra ter lucro logo, e com o passar dos meses, vai entendendo melhor do negócio, da sazonalidade do mesmo, então vai colocando metas de crescimento com base neste monitoramento constante.
    Espero ter ajudado.
    abraço
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  6. #6
    Expert Avatar de Loggan
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    12/06/10
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    Citação Postado originalmente por akgaucho Ver Post
    E aí amigão. A forma mais std de projeção de vendas é a seguinte:
    Digamos que vc fez o dever de casa na hora de planejar seu negócio e já tens no papel qual será seu custo fixo e variável, certo?
    Digamos também que por vc ter escolhido este negócio, delivery de bebidas, vc já tem uma sólida noção de qual é a margem de lucro por unidade, certo?
    A partir daí vc descobre qual o ponto de equilíbrio do seu negócio, ou seja, quantas garrafas preciso vender pra ficar breakeven.
    Claro que vc vai projetar um volume pra ter lucro logo, e com o passar dos meses, vai entendendo melhor do negócio, da sazonalidade do mesmo, então vai colocando metas de crescimento com base neste monitoramento constante.
    Espero ter ajudado.
    abraço
    Mano, aí que eu vejo como o poker ajuda na vida. Eu tinha pensado maios ou menos isso sem entender patifas nenhuma sobre o assunto e ia dar meus 2 cents.

    BTW, ce tá falando de um ~achismo mesmo ou entende do assunto?
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  7. #7
    Professional Avatar de akgaucho
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    Citação Postado originalmente por Loggan Ver Post
    Citação Postado originalmente por akgaucho Ver Post
    E aí amigão. A forma mais std de projeção de vendas é a seguinte:
    Digamos que vc fez o dever de casa na hora de planejar seu negócio e já tens no papel qual será seu custo fixo e variável, certo?
    Digamos também que por vc ter escolhido este negócio, delivery de bebidas, vc já tem uma sólida noção de qual é a margem de lucro por unidade, certo?
    A partir daí vc descobre qual o ponto de equilíbrio do seu negócio, ou seja, quantas garrafas preciso vender pra ficar breakeven.
    Claro que vc vai projetar um volume pra ter lucro logo, e com o passar dos meses, vai entendendo melhor do negócio, da sazonalidade do mesmo, então vai colocando metas de crescimento com base neste monitoramento constante.
    Espero ter ajudado.
    abraço
    Mano, aí que eu vejo como o poker ajuda na vida. Eu tinha pensado maios ou menos isso sem entender patifas nenhuma sobre o assunto e ia dar meus 2 cents.

    BTW, ce tá falando de um ~achismo mesmo ou entende do assunto?
    Hehe, depende do que é entender do assunto, não sou formado em administração, mas já tive mais de 3 empresas ao longo de 13 anos de carreira.
    E sim, o poker torna estas e outras questões muito mais simples de se responder.
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  8. #8
    World Class Avatar de chumboryson
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    delivery de bebidas + vender sacos de gelos funfa ?
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  9. #9
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    A dica de ir a partir do ponto de equilíbrio é uma boa. Provavelmente ele não fez essa mensuração em um nível mais profundo do que é despesa fixa e variável, que não é uma tarefa fácil.

    Como também não sei se o OP fez ou entende do assunto vou tentar dar uma explicada melhor no que o amigo falou. Cada produto vai ter a sua Margem de Contribuição, que nada mais é do que quanto cada produto colabora para cobrir suas despesas fixas e gerar lucro.

    Esse é o método de custeio variável, que você vai ter que separar os custos e despesas variáveis (primeiro passo é saber o que é custo e despesa, obvio) e depois que achar a margem de contribuição você poderá saber o seu ponto de equilíbrio.

    Exemplo bem simples e valores random:
    Cerveja 600ml - Preço de venda $3,50
    Você compra por $2 e gasta 0,50 com a entrega
    e tem despesas fixas de aluguel e energia de 2k.

    Então:
    Receita 3.500,00 (mil cervejas)
    (-) CV (2.000) [custo das mil cervejas)
    (-) DV (500) [valor da entrega por unidade mas lógico que não é por unidade]
    = MC 1.000
    (-) DF (2.000)
    = Lucro/Preju (1.000)

    No nosso exemplo, você ta no preju de mil, pois a quantidade de mercadorias vendidas não conseguiu cobrir seus gastos fixos além dos variáveis que são diretamente ligados ao produto, para você conseguir ficar breakeven precisa vendar mais mil cervejas, pois a cada mil cervejas vc tem uma MC de $1.000.

    Não sei se isso vai te ajudar, enfm.. analise tudo direitinho, não esqueça de por todos os gastos que você vai ter com o negócio para avaliar se realmente está obtendo lucro ou se ta pagando pra trabalhar! GL
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  10. #10
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    Uma dica, que por sinal é bem simples de deduzir, já que o seu negócio parte da revenda de bebidas e não tem custos fixos muito elevados, você tem que investir em giro! As vezes é melhor baixar o preço de venda e girar mais do que ter um preço mais elevado mas que tenha pouca saida.
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