Clique Aqui Probleminha - Excel

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Probleminha - Excel

  1. #1
    Chip Leader Avatar de giraudo
    Data de Ingresso
    29/12/07
    Posts
    2.051

    Probleminha - Excel

    To precisando de uma fórmula de excel, que faça um cálculo pra mim. A tabela é a seguinte:



    preciso da fórmula que eu vou inserir em B8 e B9 e me retornar a soma de todos os valores no ano correspondente. Por exemplo, o resultado de B8 é 30, pois temos dois valores (10 + 20) no ano de 2010.

    Uma coisa importante é que essas linhas em branco existem e nao podem ser retiradas, pois este é um modelo que eu to criando que corresponde a uma operação. Eu não posso ficar alterando essa formula para cada operacao, e vao ter operacoes que vao usar 20 linhas e outras que vao usar 40. Portanto as celulas em branco sempre vao estar aí.

    Alguem consegue me ajudar?
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    com VBA acho que fica fácil... manja alguma coisa?!

    numa fórmula de cabeça não sei se rola.. acho q dá.. pq no excel jah vi cada coisa.. kkk vou tentar montar alguma formula aqui enqto o trampo tah susse.. vamo ve se sai alguam coisa.. rs
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Expert Avatar de tangzin
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Localização
    Joinville - SC
    Posts
    4.138
    Images
    2
    esquece, viajei
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    kraio.. entrei seco ver a solução achando q jah tinham fechado.. kkkk

    então.. não manjo dessa merda de excel.. sei q dah pra fazer várias coisas.. suhaUHSuAUHs
    numa macro (com vba) como disse acho q seria fácil.. mas ficaria algo como ter q atualizar com um comando qdo quisesse atualizar os resultados..

    não to conseguindo pensar num jeito dele validar os anos em cascata.. célula por célula do range que vc quer somar.. pq tipo.. fazer com uma é ez neh:

    =SE(ANO(A2)=A8;B2;0)

    se ano da data (01/01/2010 A2) for igual a q vc digitou (A8), então pega o valor dela (B2) senão joga 0

    com isso eu poderia somar todos os resultados,,,, BUTTTTTT,,,, nao sei (por enqto) como fazer essa validação em cascata pra tds célular q seria algo do tipo SOMA(SE(ANO(A1:A99)=2010);A1:A99;0))

    mas ele dá erro de valor pq não vai entender q é pra validar célula a célula do range.. a função ANO() espera um valor e não uma matriz... dae fodeu. :S

    mas daqui a pouco aparece um expert da parada e dá uma força.. pq ter como fazer tem q ter.. rs
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    uma solução paliativa (heheh) seria criar algumas colunas a mais depois desses valores com os anos (se forem poucos os usados) e colocar um SE(ano(data)=2010;B1(q eh a coluna do valor);0) isso pra coluna 2010.. dae faz uma coluna pra 2011 e assim por diante.. e lá embaixo é só somar..

    uhsAUHSuhAUHs
    q merda...
    mas cabeça de programador sempre começa pelo caminho mais fácil.. rsrsrs

    depois penso mais nessa história..
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Table Captain Avatar de EVILSICK
    Data de Ingresso
    06/12/08
    Posts
    505
    Giraudo,

    em E1 ponha : =SE(A1<>"";ANO(A1);"") e copie pras células abaixo.
    em B8 ponha : =SOMASE($D$1:$D$3;$A$8;$B$1:$B$3)
    em B9 ponha : =SOMASE($D$1:$D$3;$A$9;$B$1:$B$3)


    quanto as linhas adicionais intermediárias fica fácil se você as adicionar entre a1 e a3, ou seja nem antes da primeira nem depois da última.


    Penso que essa é a forma mais prática e fácil, se quiser, zere a largura da coluna E e essa ficará oculta.

    abraço.
    Última edição por EVILSICK; 13-08-2010 às 15:00.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Professional Avatar de R_invoke_BR
    Data de Ingresso
    15/12/09
    Posts
    333
    Fala giraudo, tudo certo?

    Cara, tem um jeito bem simples:

    Você acidiona uma coluna a esquerda das datas e ua a fórmula =ANO().
    Depois, vc soma através de um =SOMASE()




    A lógica da fórmula somase é a seguinte:
    - Primeiro você define o intervalo de busca (D8 a D15), depois vc dfine o indexador (nessa caso, o ano de 2008 que está na célula E16, e por fim, o intervalo de soma (F8 a F15).
    - Os $ servem para você travar os intervalos, podendo arrastar a fórmula sem alterar o resultado.
    - Para separar cada critério, vc usa ponto e vírgula ( ; )
    - Criando o intervalo uma linha acima e outra abaixo dos dados já existentes, você poderá incluir ou excluir linhas dentro desse range, sem alterar o resultado.

    Espero ter ajudado!

    Abraços,
    R.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Chip Leader Avatar de giraudo
    Data de Ingresso
    29/12/07
    Posts
    2.051
    Valeu a todos pelas respostas. O problema é que eu não posso adicionar linhas ou colunas, pois é um modelo com 50 colunas e 200 linhas, e abaixo de cada coluna eu tenho que fazer essa soma, se eu adicionar essas colunas vai ferrar minha vida. Eu achei uma resposta, mas surgiu um outro problema, lol. A fórmula é a seguinte:

    {=SUM(IF(YEAR(A1:A5)=A6;B1:B5))}

    Essas chaves na verdade é porque a fórmula é array, voce entra ela apertando Ctrl+Shift+Enter ao inves de só enter. Aí ela trabalha em forma de matriz. Mas o buraco agora é mais embaixo, porque nessas células em branco (coluna A) eu tenho IFs que retornam blank ("") se a condição não for satisfeita, elas não são vazias de tudo. O problema é que eu descobri que esse "" é diferente da célula ser totalmente vazia, sem nenhuma formula. E essa conta que eu fiz não funciona com esses ""...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Chip Leader Avatar de giraudo
    Data de Ingresso
    29/12/07
    Posts
    2.051
    descobri a solucao. Eu tenho nessas celulas em branco uma formula IF do tipo:

    IF(condição;valor_satisfeito;"")

    Aí quando essa fórmula array lê esse "" ela se confunde e retorna #value!, pois é diferente de uma célula empty. A solução foi eu trocar as fórmulas IF por:

    IF(condição;valor_satisfeito;0).

    Com 0s funciona!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados