Clique Aqui Sugestoes @ Budismo, Cultura Oriental e etc

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 40

Tópico: Sugestoes @ Budismo, Cultura Oriental e etc

  1. #1
    Chip Leader Avatar de dk09
    Data de Ingresso
    23/05/08
    Posts
    1.368

    Sugestoes @ Budismo, Cultura Oriental e etc

    Seguinte galera,

    Sempre tive interesse nesse lance meio espiritual, budismo, meditacao e afins. Eu e uma migo tavamos falando sobre isso e a gente tava querendo abrir uma discussao, onde comecar e tals.

    Apesar do interesse, tenho pouquissima experiencia no assunto. Comecei a meditar meio marromeno, com aquele estilo Falun Dafa que eu tinha visto no well do Satori, mas nem fui muito a fundo tbm (mas parece ser muito bom, devo levar mas a serio).

    Quem tiver sugestoes, comentarios sobre por onde comecar e tals vai ser muito bem vindo.

    Valeu
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Expert Avatar de MatheusRamos
    Data de Ingresso
    15/09/07
    Localização
    Fortaleza
    Posts
    2.778
    Vc parece estar meio perdido.
    Eu não sou budista, pq não acredito em religião e não sei grandes coisas sobre isso.

    Mas medito todos os dias. É uma coisa bem acessível, e eu comecei bem novo, pra melhorar minha concentração durante jogos. São vários os benefícios da meditação e é uma coisa bem simples. Se vc quer experimentar o lado espiritual dela, não sei mta coisa.

    Eu medito sentado no chão, costa reta, sem apoiar a cabeça. É uma questão de se desligar do mundo exterior, esquecer do que está a sua volta, respirar fundo, e silenciar a mente. Vc costuma melhorar a capacidade de foco, concentração.
    Fora que traz uma paz interior que é bom sentir...

    Não entendo de meditação transcedental e chakras, não gosto de mantras..não acredito muito na coisa. Mas isso vai de cada um.

    Começar com uns 5/10 minutos por dia é uma boa. Você se acostuma e vai pegando o jeito.
    Última edição por MatheusRamos; 21-07-2010 às 03:31.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Administrador Avatar de RRiccio
    Data de Ingresso
    06/09/07
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    4.768
    Images
    9
    Começa lendo Autobiografia de um Iogue, acho que dá uma ótima overview do assunto e é bem tranquilo de ler.

    Depois você vai buscar mais informações sobre a meditação em si.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    World Class Avatar de damourax
    Data de Ingresso
    22/06/09
    Localização
    Macapá - AP
    Posts
    5.151
    Os livros do Krishnamurti são bem legais também, vale a pena dar uma olhada.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    World Class
    Data de Ingresso
    08/04/08
    Posts
    12.784
    Tem o form desse cara Padma Dorje (dorje) | Formspring

    Tem o Budismo - Dharmanet que IMO é o melhor site em portugues,

    Btw, começar a meditar sem o auxilio de um professor nem rola...

    Ahh tem os videos do Lama Padma Samtem que são A+ também
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Chip Leader Avatar de dk09
    Data de Ingresso
    23/05/08
    Posts
    1.368
    Citação Postado originalmente por MatheusRamos Ver Post
    Vc parece estar meio perdido.
    Eu não sou budista, pq não acredito em religião e não sei grandes coisas sobre isso.

    Mas medito todos os dias. É uma coisa bem acessível, e eu comecei bem novo, pra melhorar minha concentração durante jogos. São vários os benefícios da meditação e é uma coisa bem simples. Se vc quer experimentar o lado espiritual dela, não sei mta coisa.

    Eu medito sentado no chão, costa reta, sem apoiar a cabeça. É uma questão de se desligar do mundo exterior, esquecer do que está a sua volta, respirar fundo, e silenciar a mente. Vc costuma melhorar a capacidade de foco, concentração.
    Fora que traz uma paz interior que é bom sentir...

    Não entendo de meditação transcedental e chakras, não gosto de mantras..não acredito muito na coisa. Mas isso vai de cada um.

    Começar com uns 5/10 minutos por dia é uma boa. Você se acostuma e vai pegando o jeito.
    Po, na verdade to bem perdido sim, por isso criei o topico aqui hehe

    Enfim, a parte da meditacao eu citei pq parece ser uma pratica dessa "cultura" que oferece muitos beneficios de forma pratica e bem direta. Eu comecei a tentar todos os dias, como eu disse fazendo o exercio do estilo Falun Dafa que o Satori indicou no well dele (finalmente neh, pq eu jah tava adiando pra sempre fazer isso). Jah tava conseguindo entender melhor a parada e ateh perceber alguns beneficios, soh que aih fiz uma viagenzinha e quando voltei acabei deixando escapar da rotina, lol.

    Mas no que diz respeito a isso de meditacao, o negocio eh que eu soh li mais mesmo sobre os beneficios, o por que fazer e etc. Alem do obv de como praticar o tal estilo. Porem nao li nada sobre o significado, reviews sobre variacoes/outros estilos, nem esse "lado espiritual por tras" que vc disse tbm. Tipo esse estilo Falun Dafa parece que eh uma "doutrina" com ramos no budismo e taoismo, algo assim.

    A ideia do topico veio por que eu sempre tive muito interesse por essa "cultura" e pelo pouquissimo que eu sei, parece que tem muita coisa nessa linha que pode acrescentar muito a minha vida. E isso ao que parece sem precisar por exemplo, me converter ao budismo (ou algo do tipo) necessariamente.

    Aih conversando com um amigo que tbm frequenta aqui forum descobri que temos o mesmo tipo de interesse. Soh que a gente tava sem saber por onde comecar e pensamos em ver o que o pessoal aqui tinha a dizer sobre o assunto.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Chip Leader Avatar de dk09
    Data de Ingresso
    23/05/08
    Posts
    1.368
    Citação Postado originalmente por RRiccio Ver Post
    Começa lendo Autobiografia de um Iogue, acho que dá uma ótima overview do assunto e é bem tranquilo de ler.

    Depois você vai buscar mais informações sobre a meditação em si.
    Show valeu, uma overview sobre o assunto eh bem o que eu to procurando. Vo dar uma olhada.

    Citação Postado originalmente por damourax Ver Post
    Os livros do Krishnamurti são bem legais também, vale a pena dar uma olhada.
    Valeu, quem seria esse?

    Citação Postado originalmente por kako Ver Post
    Tem o form desse cara Padma Dorje (dorje) | Formspring

    Tem o Budismo - Dharmanet que IMO é o melhor site em portugues,

    Btw, começar a meditar sem o auxilio de um professor nem rola...

    Ahh tem os videos do Lama Padma Samtem que são A+ também
    Dei uma olhada nos foruns e parece ser legal pra pegar uma base do budismo, ty. Depois dou uma olhada nesse video tb.

    Pq vc diz que comecar a meditar sem um professor nao rola?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    World Class Avatar de damourax
    Data de Ingresso
    22/06/09
    Localização
    Macapá - AP
    Posts
    5.151
    Opa, conheci ele qdo tava na Sociedade Teosófica, no início da vida ele era mto ligado, depois abriu outra ordem mas deu gg e ficou só ensinando por aí.

    Instituição Cultural Krishnamurti | Desde 1935 divulgando oficialmente os ensinamentos no Brasil
    Jiddu Krishnamurti - Wikipédia, a enciclopédia livre

    Vale a pena ver uns vídeos dele no youtube também.
    Algumas obras deles são mais místicas que as outras, depende do que vc tá querendo especificamente. É um cara que tem umas idéias bem legais, inclusive é estudado em Pedagogia.

    Apesar de na wikipedia tá assim:
    " As suas palestras e escritos não se ligam a nenhuma religião específica, nem pertencem ao Oriente ou ao Ocidente, mas sim ao mundo na sua globalidade."
    Acho eu q é bem pro lado q vc tá querendo, de qq forma, vale mto³ a pena conhecer.

    Abs!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Moderador
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    10.382
    Images
    2
    Citação Postado originalmente por kako Ver Post
    Btw, começar a meditar sem o auxilio de um professor nem rola...
    Elaborate pls ...

    na verdade sempre ouvi o contrário, que prof de meditação é overated.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Chip Leader Avatar de rfma
    Data de Ingresso
    03/03/08
    Posts
    1.677
    Meditação é algo que trás inúmeros benefícios pra vida de qualquer um, como um todo. Você passa a ter mais tranquilidade, foco, auto-conhecimento. Isso tudo é muito importante pra que você chegue ao equilibro na vida como um todo, no que diz respeito à resolução de problemas, à energia pra enfretar o cotidiano.

    O budismo-zen, ou intuitivo, não se refere somente à meditação em si, mas na busca da iluminação na prática de cada ato. Os monges zen-budistas buscam a iluminação na simplicidade da vida diária, na clareza do pensamento, realizando um ato após o outro.

    Tem um conto zen, que diz o seguinte:

    O aluno pergunta pro mestre como ele conseguiria a iluminação se ele tem que limpar o chão, lavar louça, passar a roupa... O mestre responde: "Simplesmente, limpe, lave e passe."

    Mas a meditação, obviámente, é ferramenta importantíssima nesse processo e não precisa de professor, nem de crença em qualquer religião que seja, o necessário é que se consiga calar a mente, permanecendo o maior tempo possivel em posição imóvel, de preferencia em uma posição confortável, como sentado em uma poltrona, pra isso os budistas utilizam-se de técnicas onde se deixa a mente encurralada, como, por exemplo, de qual das minhas mãos vem os som provenientes das palmas?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados