Clique Aqui Violência no Rio - blog do Noblat

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 62

Tópico: Violência no Rio - blog do Noblat

  1. #1
    Chip Leader Avatar de Marcus
    Data de Ingresso
    21/11/07
    Posts
    2.312

    Violência no Rio - blog do Noblat

    “Que semana infernal essa, não?” – perguntei por telefone a uma amiga que mora no Jardim Botânico, bairro de classe média alta do Rio. “Exagero. Circulei livremente e não ouvi um único tiro”, respondeu.

    Do bairro de Vila Isabel, outro amigo me disse: “Fora a queda do helicóptero da polícia não aconteceu nada de extraordinário”. Provoquei: E a morte do cara do Afro Reggae? “Todo dia morre gente”.

    Eu estava no Rio quando foi assassinada em 22 de novembro de 2006 a socialite Ana Cristina Giannini Johannpeter.

    Ela dirigia sua caminhonete blindada Mercedes-Benz, modelo ML 500, e parou diante do sinal fechado na esquina da Rua General San Martin com Avenida Afrânio de Melo Franco, no Leblon, a cerca de 150 metros da 14ª Delegacia de Polícia. Cristina então baixou o vidro para fumar.

    Dois bandidos, que passavam por ali em uma bicicleta, encostaram-se ao carro e um deles apontou para Cristina um revólver calibre 38, ameaçando-a: “Eu não quero o carro. Só as suas coisas. Eu vou atirar!"

    Cristina entregou a bolsa, o celular, e ao se preparar para tirar o relógio do pulso, tirou sem querer o pé do freio. Como o carro era hidramático, movimentou-se sozinho. O bandido atirou na cabeça de Cristina.

    Na companhia de amigos, fiz uma ronda por bares e restaurantes do Leblon na noite do dia seguinte. O assassinato de Cristina era o assunto na maioria deles.Mas para meu espanto, ouvi repetidas censuras ao comportamento da morta.

    Como uma milionária era capaz de dirigir o próprio carro? Como não havia seguranças ao seu lado? Por que baixou o vidro para fumar? Como pôde ser tão descuidada a ponto de tirar o pé do freio?

    A sociedade carioca está sedada pela violência que, no período de apenas uma semana, fez 46 mortos, vítimas da guerra entre facções rivais do tráfico e as forças da segurança.

    No primeiro quadrimestre deste ano foram mortas 2.237 pessoas no Rio – 9,4% a mais que no primeiro quadrimestre de 2008.

    Em agosto último, o número de mortos em confronto com a polícia foi 150% maior do que em agosto do ano passado.

    O número de favelas no Rio cresceu de 750, em 2004, para 1.020 neste ano. Cerca de quinhentas são controladas pelo tráfico. A venda de cocaína rende algo como R$ 300 milhões por ano aos bandidos.

    Quem sustenta o tráfico é quem tem dinheiro. E quem tem dinheiro mora no asfalto.

    A violência é o pedágio que os cariocas pagam aparentemente conformados para que uma parte deles possa continuar se drogando.

    O noticiário costuma informar: “A polícia invadiu o morro tal”. Como se os morros fossem territórios independentes da cidade, dotados de governos próprios que mantêm relações econômicas com outros países do continente, a exemplo da Bolívia, Paraguai e Colômbia.

    E de certa forma é o que eles são. Nessas áreas de escandalosa exclusão social, a presença do Estado brasileiro é rarefeita ou inexistente.

    Compete à Polícia Federal combater o narcotráfico. Quantas vezes este ano ela foi vista escalando morros?

    Compete ao governo federal vigiar as fronteiras do país. É ridículo o número de policiais ocupados com a tarefa. Faltam equipamentos e gente para fiscalizar o desembarque de cargas nos portos.

    Até agosto, para modernizar sua polícia, o Rio só havia recebido R$ 12 milhões dos quase R$ 100 milhões prometidos pelo governo federal.

    Adiantaria ter recebido mais do que isso?

    Em 2009, estão previstos investimentos de R$ 421 milhões na segurança pública do Rio. Só foram liquidados R$ 102 milhões até agora – 24,2% do total.

    Em três anos de governo Sérgio Cabral, o total de investimentos em segurança está orçado em R$ 804.818,00. De fato, não mais do que 40% dessa grana já foram aplicadas.

    Vez por outra, sob o impacto de algum episódio mais brutal, contingentes cada vez menores de cariocas vão às ruas pedir paz.

    O poder público responde com invasões temporárias e parciais de morros, a morte de bandidos ou de meros suspeitos, a apreensão de armas e o afastamento de policiais corruptos.

    Quando um capitão libera um assassino em troca de uma jaqueta e de um par de tênis é porque a instituição à qual pertence apodreceu.

    O problema do Rio não é de paz – é de guerra. Não é de conciliação, mas de enfrentamento.

    A situação de insurgência só se agravou com o descaso dos governos e a arraigada cultura local de simpatia ou de tolerância com a malandragem e o banditismo.

    O Estado brasileiro carece de um plano consistente, amplo e ambicioso para salvar o Rio. E o que é pior: os cariocas parecem não se importar muito com isso.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Banido
    Data de Ingresso
    12/03/09
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Posts
    2.750
    Excelente texto. Como não posso dar +REP pro autor, vai pro OP mesmo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    World Class Avatar de chumboryson
    Data de Ingresso
    27/08/08
    Localização
    A, A
    Posts
    9.359
    Images
    1
    Quando um capitão libera um assassino em troca de uma jaqueta e de um par de tênis é porque a instituição à qual pertence apodreceu.
    o passarinho do bico verde falou que essa historia ai da morte do cara do afroreggae ta mal contada rs , realmente tipo aqui no rio sempre quando sai uma patrulha com oficial dentro , nunca sai com um cabo , sai o capitao com mais de 5 10 viaturas escoltando hahaha , e po ali so tinha o capitao e o cabo ? q isso rs rs ta estranho mesmo , o que o cara ia fazer fora do batalhao numa madrugada ? ta meio estranha essa historia mesmo , o cara tinha influencia , tinha conhecimento tanto de bandidos quanto de policias entao poderia ser uma queima de arquivo mesmo =)

    O problema do Rio não é de paz – é de guerra. Não é de conciliação, mas de enfrentamento.
    po , nao tem como diz algo que aconteceu no brasil que o povo foi e enfrentou algo ? é cada um por si mano rs , ngm quer meter o seu na reta pra salvar o proximo rs
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    é o que eu falo pros donks do rio, nego acha que a situação ta normal, que é exagero da mídia, porque já virou standard pra eles esse tipo de coisa. é surreal conversar com alguém do rio, os caras falam coisas tipo "a, só fui assaltado 5x, mas nada fora do normal não" ou "la de casa só da pra escutar tiro de longe, nunca rolou bala perdida no meu ap"
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Chip Leader Avatar de Marcus
    Data de Ingresso
    21/11/07
    Posts
    2.312
    É o que eu acho também, nego perdeu a noção da realidade. O engraçado é você ter que fazer campanha para as pessoas se tocarem do que está rolando na cara delas. Eu mesmo já cogitei blindar o meu carro. Isso é normal em qualquer metrópole do mundo?

    ua
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    World Class Avatar de andredepaula
    Data de Ingresso
    16/04/08
    Posts
    6.430
    Qual seria a solução pro Rio?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Table Captain
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Localização
    Itajaí, SC
    Posts
    961
    [paulista]Uma bomba atômica[/paulista]
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Expert Avatar de tluiz
    Data de Ingresso
    29/12/08
    Posts
    2.642
    Citação Postado originalmente por andredepaula Ver Post
    Qual seria a solução pro Rio?
    “AINDA NÃO HÁ DADOS SUFICIENTES PARA UMA RESPOSTA SIGNIFICATIVA.”
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    World Class Avatar de chumboryson
    Data de Ingresso
    27/08/08
    Localização
    A, A
    Posts
    9.359
    Images
    1
    soluçao pro rio ? rs rs


    soluçao pro brasil , joga uma bomba em tudo so deixa o donnald no acre shipando almondegas .

    10k professores + 50k alunos . o resto pode bombardear tudo
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Chip Leader Avatar de ruddy
    Data de Ingresso
    14/11/07
    Posts
    1.026
    entendi, o problema é o RJ po.. pq não explicaram antes?!
    em SP e MG é tudo tranquilo e não tem violência nenhuma, inclusive ouvi dizer q o PCC ta deixando de lado as atividades e as ruas vão ficar mais seguras e talz...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados