Clique Aqui Livros off-poker, o que você está lendo? - Página 74

Lista de Usuários Marcados

Página 74 de 127 PrimeiroPrimeiro ... 2464727374757684124 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 731 a 740 de 1261
Like Tree375Likes

Tópico: Livros off-poker, o que você está lendo?

  1. #731
    Table Captain
    Data de Ingresso
    23/01/09
    Posts
    526
    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post
    O guia do mochileiro das galáxias (série) é legal ou é overrated?
    o primeiro e o segundo são bem legais, os outros nem precisa ler, só se voce gostar bastante da série
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #732
    Expert Avatar de Andre Castro
    Data de Ingresso
    15/06/09
    Posts
    4.627
    Eu acho a serie toda top, só o quinto que piora um pouco
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #733
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por DragonRib Ver Post
    Citação Postado originalmente por Joshuard Ver Post
    Citação Postado originalmente por Joshuard Ver Post
    Lendo Journey to Toixtlan - The lessons of Don Juan, do Carlos Castaneda. Eh o primeiro livro que eu leio em ingles.
    So far so good.
    Bah o livro ta mudando a minha vida. Deveria ter lido ha muito tempo....
    Elabora pls ?
    Imo não é pra tanto não. O livro é legal pq te apresenta a um sistema de crenças indígenas muito complexo e coeso. As idéias deles sobre como o universo e nossa interação com ele funcionam são, em muitos sentidos, bem mais interessantes do que os que a gente vê nos sistemas de crenças mais comuns na nossa sociedade atual.

    Anyway bem óbvio que grande parte é apenas ficção. O próprio "Don Juan" que é o Xamã que guia o autor nas suas descobertas e aventuras já se sabe que não existiu de verdade. Ele apenas compilou informações sobre a cultura e superstições dos feiticeiros indígenas (vivendo entre eles), experimentou um monte de dorgas sagradas e depois escreveu esses livros misturando experiências reais, conhecimentos teóricos, alucinações induzidas e, bastante, liberdade poética.

    Recomendei pra o Gonira em outro tópico a algum tempo atrás, algumas impressões que ele tirou das experiências dele com sálvia são bem similares a certos pontos das crenças do xamãs (só que as crenças xamãnicas ainda conseguem ser mais complexas e viajantes ^^).
    Joshua likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #734
    Chip Leader Avatar de EduAmendola
    Data de Ingresso
    20/07/08
    Posts
    1.287
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Citação Postado originalmente por DragonRib Ver Post
    Citação Postado originalmente por Joshuard Ver Post
    Citação Postado originalmente por Joshuard Ver Post
    Lendo Journey to Toixtlan - The lessons of Don Juan, do Carlos Castaneda. Eh o primeiro livro que eu leio em ingles.
    So far so good.
    Bah o livro ta mudando a minha vida. Deveria ter lido ha muito tempo....
    Elabora pls ?
    Imo não é pra tanto não. O livro é legal pq te apresenta a um sistema de crenças indígenas muito complexo e coeso. As idéias deles sobre como o universo e nossa interação com ele funcionam são, em muitos sentidos, bem mais interessantes do que os que a gente vê nos sistemas de crenças mais comuns na nossa sociedade atual.

    Anyway bem óbvio que grande parte é apenas ficção. O próprio "Don Juan" que é o Xamã que guia o autor nas suas descobertas e aventuras já se sabe que não existiu de verdade. Ele apenas compilou informações sobre a cultura e superstições dos feiticeiros indígenas (vivendo entre eles), experimentou um monte de dorgas sagradas e depois escreveu esses livros misturando experiências reais, conhecimentos teóricos, alucinações induzidas e, bastante, liberdade poética.

    Recomendei pra o Gonira em outro tópico a algum tempo atrás, algumas impressões que ele tirou das experiências dele com sálvia são bem similares a certos pontos das crenças do xamãs (só que as crenças xamãnicas ainda conseguem ser mais complexas e viajantes ^^).
    Eu acho que este é o tipo de livro que depende muito do quão aberto e quão "sensível" o leitor está para absorver tais idéias.

    Eu tive experiencias com Salvia, Mescalina, Amanita Muscaria, Psilocibe Cubensis, Ayahuasca, dentre outras, e eu diria que ao menos 80% do que eu vivi e presenciei são exatamente o que ele retrata nos livros. E isso eh muito sick por si só.

    Mas claro que ele da uma exagerada uma vez ou outra. Tem algumas coisas que ele descreve nos livros que eu não acredito serem possíveis, mas quando vc se "desprende" do ceticismo e passa a entender isso tudo com outros olhos, não existem limites na sua mente para o que eh real e para o que não é.

    Sei que eh uma puta viagem isso tudo e que talvez alguns irão me trollar, mas nos próprios livros o Don Juan insiste muito nisso. O Castaneda eh o cético, o metódico, o pragmático, e o Don Juan bate muito nessa tecla, mostrando para ele que enquanto ele não se desprender disso ele nunca conseguirá viver as experiencias como deveria.

    Pra mim os 4 primeiros livros do Castaneda são A+. Mega-recomendados. São livros bastante "thought-provoking" para qualquer um.
    Bombado and Joshua like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #735
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Eu acho natural que as suas experiências sejam semelhantes aquelas que ele descreve, visto que vc usou as mesmas substâncias que ele, ou em alguns casos substâncias de ação similar. Não acho que isso seja sick e nem coincidência, é a ação do alucinógeno que é sempre parecida mesmo.

    E, na minha opinião, esse lance de ele se colocar sempre como cético diante das situações impossíveis que ele descreve/cria é apenas um embuste. É muito legal o livro ser narrado desse jeito pq confere um pouco de realismo as partes mais fantasiosas, mas é semelhante aquele jogo do "policial bom e policial mau" que a gente vê em filmes americanos. De uma lado ele tem um personagem fictício (Don Juan) que permite expressar opiniões mais místicas e do outro tem ele (como narrador) se fazendo de cético confuso diante do inexplicável. Imo é bem óbvio que o objetivo do formato é conduzir o leitor mais cético a se identificar com o autor e ser levado junto com ele a aceitar que tem algo sobrenatural rolando.

    Mas meh... Apesar de talvez parecer, eu não estou tentando diminuir o interesse de quem pretende ler. Eu tb acho os livros muito bons e recomendo muito a qualquer um (seja ou não fã de literatura esotérica). Não li todos, mas curti bastante todos os que li. Principalmente pq, ignorando as fantasias do autor, dá pra aprender sobre um sistema de crenças muito interessante e surpreendentemente inteligente.

    Curti especialmente o "Arte do Sonhar" pq trata de sonhos lúcidos e de indução natural de alucinações (coisas que eu não sabia serem praticadas por xamãs até ler esse livro). Ambos são temas com os quais eu tenho contato a bastante tempo e são abordados sob um ponto de vista diferenciado. Não concordo com as interpretações dadas as experiências e acho que do meio pra o fim o autor se perde demais no excesso de viajens e invencionices, mas anyway é A+.

    Livros excelentes tanto pra passar o tempo quanto pra te fazer pensar, e não é necessário acreditar em tudo o que o autor diz ter vivido e nem nas interpretações dele pra curtir.
    EduAmendola and Joshua like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #736
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    A propósito Edu, sabe indicar algum bom livro sobre xamãnismo ou crenças indígenas similares fora os do Castaneda? Nada muito esotérico de preferência, seria legal algo voltado pra pesquisa antropológica e tal, ou talvez algo sobre alucinógenos indígenas e suas funções (percebi que vc curte as plantinhas )

    Acho impressionante como os índios desenvolveram crenças complexas e interessantes, muito superiores em inteligência e coesão as religiões mais famosas de hoje tipo espiritismo, catolicismo, budismo e etc.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #737
    Chip Leader Avatar de EduAmendola
    Data de Ingresso
    20/07/08
    Posts
    1.287
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    A propósito Edu, sabe indicar algum bom livro sobre xamãnismo ou crenças indígenas similares fora os do Castaneda? Nada muito esotérico de preferência, seria legal algo voltado pra pesquisa antropológica e tal, ou talvez algo sobre alucinógenos indígenas e suas funções (percebi que vc curte as plantinhas )

    Acho impressionante como os índios desenvolveram crenças complexas e interessantes, muito superiores em inteligência e coesão as religiões mais famosas de hoje tipo espiritismo, catolicismo, budismo e etc.
    Eu não li muitos, mas os que eu li e indico são:

    - "O Guia da Floresta" de Alex Polari, eh mais baseado na doutrina do Santo Daime.
    - "O Vôo da Águia" de Léo Artése, para quem está começando a estudar Magia dentro do Xamanismo.
    - "Nossa Vida Como Gaia", de Joanna Macy e Molly Young Brown, esse eh mais famosinho, não foca muito em plantas mas eh bem didático. A base do livro eh o xamanismo puro.
    - "Xamanismo Origens e Mistérios" de Marie Antoniette Czaplicka. Este eh ideal para quem está iniciando no assunto porque abrange de uma forma geral todas as praticas do xamanismo. Plantas do poder, animais do poder, danças, etc. Eh nice, apesar de tambem ser um livro meio main-stream.
    - "O Reino dos Deuses" de Gofffrey Hodson. Este eh mais focado nos elementais da natureza, mas eh um puta livro. Meu favorito disparado. Não foca em plantas, mas sim nos elementais (agua, terra, ar e fogo). Eh a grande base do xamanismo.

    O foda eh que esses livros são meio dificeis de achar pra comprar, a maioria vc soh acha em sebo. Mas da pra achar pra baixar pdf tb.

    Ahh, e vale lembrar tambem que o livro "Diario de um mago" do Paulo Coelho foi baseado no livro "A Erva do Diabo" do Castaneda. Eh muito parecido o livro, soh que o Paulo Coelho não usou as plantas no livro. Ele eh um autor mega criticado e eh cliche todo mundo rir da sua cara se vc falar que lê Paulo Coelho, mas os livros dele tratam bastante sobre estes temas todos, mas escritos de uma forma inteligivel para o leigo.

    Enfim, nao sou expert no assunto, sou apenas um curioso. Se alguem puder indicar outros livros sobre o assunto será ótimo.
    zombie likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #738
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Pq vcs não estudam antropologia logo de uma vez? Peguem um roteiro de estudo das ciências sociais da Usp e estudem a bibliografia básica. Depois vcs começam aos poucos a estudar etnografia - que é pesquisa de campo, e será o local onde o antropólogo relativizará os seus próprios valores, de modo que possa tornar exótico o q lhe é familiar, e familiar o que é exótico.

    Do contrário, vocês estarão apenas viajando, e não conhecendo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #739
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    O lance é que eu não quero estudar antropologia em geral, quero só saber mais sobre uma sistema de crenças específico que me interessou. E mesmo assim meu interesse é bem leve, não é nem de longe meu objetivo me tornar expert nisso aí. Dentro desses critérios uma leitura casual me cai bem melhor.

    Se eu for querer estudar detalhadamente todo assunto que me deixa curioso vou ficar louco antes da hora. E olha que eu já acho que leio coisas demais.
    EduAmendola likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #740
    Chip Leader Avatar de EduAmendola
    Data de Ingresso
    20/07/08
    Posts
    1.287
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    o lance é que eu não quero estudar antropologia em geral, quero só saber mais sobre uma sistema de crenças específico que me interessou. E mesmo assim meu interesse é bem leve, não é nem de longe meu objetivo me tornar expert nisso aí. Dentro desses critérios uma leitura casual me cai bem melhor.

    Se eu for querer estudar detalhadamente todo assunto que me deixa curioso vou ficar louco antes da hora. :d e olha que eu já acho que leio coisas demais.
    this!!!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados